Encontrando os seus pedais
Uma grande paixão de todo guitarrista ou baixista são os pedais de efeito. Com essas latinhas é possível modificar substancialmente o som do seu instrumento, seja com um bom drive ou então um delay de fita. Existem muitos tipos de efeitos por aí, esses aqui são os principais:
Boost
O mais simples e um dos mais úteis para se ter na cadeia: o pedal de boost aumenta o sinal. Ótimo para aumentar o volume do instrumento ou empurrar um amplificador.
Os destaques ficam para o MXR Micro AMP, Xotic EP Booster, TC Electronic Spark Mini.
Overdrive
O overdrive é um pedal de ganho, que te dá uma saturação a mais no som do seu instrumento. Geralmente simulam o som de um amplificador valvulado saturando.
Os destaques são Ibanez Tube Screamer, Fulltone OCD, Electro-Harmonix Soul Food, Boss SD-1.
Distorção
Os pedais de distorção possuem mais ganho ainda do que os overdrives. A distorção possui um som mais agressivo, mais rasgado, geralmente usado no heavy metal e hard rock.
Os destaques são o Boss DS-1 Distortion, Wampler Triple Wreck, Pro Co Rat, Boss MT-2 Metal Zone.
Fuzz
O pedal de fuzz é um pedal de saturação diferente do overdrive e da distorção. O fuzz foi concebido nos anos 60 para ser uma “distorção exagerada”. O fuzz pode adicionar uma vibe vintage ao seu som, pois irá te lembrar muito as guitarras saturadas dos anos 60 e 70.
Delay
O pedal de delay é basicamente um pedal de eco. Os controles mais importantes são os de “tempo” que rege a distancia entre os ecos e o “repetições” que rege a quantidade de ecos.
Os destaques são MXR Carbon Copy, Boss DD-3 Digital Delay.
Chorus
O pedal de chorus duplica e desafina levemente o sinal do seu instrumento. Os pedais de chorus ficaram muito marcados nos anos 80, onde bandas como Whitesnake usaram (demais) o efeito em suas gravações.
Os destaques ficam com Boss CE-2 Chorus, MXR Analog Chorus, TC Electronic Corona Chorus.
Reverb
O pedal de reverb adiciona profundidade ao seu som. O Spring e o Plate são os efeitos de Reverb mais comuns, mas temos vistos muitas novas ondas surgindo por aí, como a do Shimmer usado em ambientações.
Os destaques são o Electro-Harmonix Holy Grail e o TC Electronic Hall Of Fame.
Flanger
O pedal de flanger imita o efeito obtido no estúdio quando duas trilhas são mixadas juntas, mas uma está atrasada em relação a outra. Isso acaba por adicionar um efeito de modulação ao seu som.
Os destaques são o Boss BF-3 Flanger, TC Electronic Vortex Flanger.
Phaser
O pedal de phaser adiciona ao seu som uma nova versão do seu sinal, mas fora de fase, dando um efeito rodopiante ao seu sinal. Para entender o que rola quando você usa um phaser, escute os solos de Eddie Van Halen.
Os destaques são o MXR Phase 90, Electro-Harmonix Small Stone.