Baterias e Percussão

1dc4ea0141811366231facd173ac755f929aec64
5c8d3b009da3f69d6a0b50bfb60f063315756959

(1278 anúncios)

O instrumento de bateria é um dos mais tocados do mundo, essa popularidade faz com que as marcas de instrumentos musicais invistam cada vez mais nesse instrumento de percussão. Com vários modelos no mercado, fica cada vez mais complicado escolher e entender todas as partes da bateria. Mas o Music Jungles esta aqui para ajuda-lo, pensando nisso criamos um guia rápido de bateria musical.

 

Bateria Acústica

Esse era o único modelo disponível para os bateristas até a década de 1970, quando a bateria elétrica foi produzida em massa. Ela consiste em um conjunto de tambores e pratos colocados de forma que um instrumentista seja capaz de tocá-la. A forma mais comum de tocá-la é utilizando baquetas, que com o contato com os pratos, tons e caixas emitem um som particular. Usa-se também pedais na parte dos bumbo e do chimbau.

 

Bateria Elétrica

A primeira bateria elétrica comercial foi a Syndrum Pollard, criada pela Pollard Industries em 1976, muitos dizem que foi por culpa dela que a empresa entrou em falência anos depois. Entretanto esse modelo de bateria só vem se popularizando, isso acontece porque ela é perfeita para aqueles que tocam majoritariamente em casa, pois podem ser tocadas com fones de ouvido. Ela consiste em um conjunto de pads montados sobre um rack com uma disposição muito similar da bateria acústica. Os pads são discos de borrachas que quando tocados com uma determinada força simulam o som daquela parte de bateria.

 

Partes da bateria

As baterias são instrumentos compostos por diversos outros aparelhos, grandes ou pequenos, que combinados formam aquilo que conhecemos. Essas partes são:

 

Caixa

A caixa de bateria talvez seja a parte do instrumento mais famosa, ela é responsável pelo som de estalo que ouvimos quando um instrumentista toca a bateria. Em vários estilos musicais a caixa é responsável por marcar os tempos fracos, como no Punk Rock.

 

Bumbo

O bumbo possui um som muito grave e profundo, isso acontece devido a sua largura e profundidade. Ele é uma das principais partes da bateria e faz um contraponto com a caixa pois marca os tempos graves da música.

 

Tons

Mais utilizados durante as transições das músicas, os tons produzem um som suave. Existem algumas exceções para esse uso restritos, alguns estilos musicais como os latinos utilizam os tons de forma constante.

 

Surdo

O surdo é o segundo maior tambor da bateria, ele possui um som mais grave que os tons, mas menos grave que o bumbo. No samba o surdo é muito utilizado, sendo comum vermos ele em escolas de samba e afins.

 

Chimbau

Na maioria das vezes o chimbau é tocado em um ritmo agitado, preenchendo o silêncio deixado pelo bumbo e pela caixa. Ele é um dos pratos de bateria mais básicos, sendo que em um kit simples encontramos ele junto com a caixa e o bumbo.

 

Prato de Condução

Ele é usado no mesmo ritmo do chimbau mas seu som é mais constante e fraco. O prato de condução é protagonista quando o baterista está tocando jazz, seu som agudo e grande sustain fazem dele o prato perfeito para esse estilo.

 

Prato de Ataque

Utilizado principalmente no início e no fim do compasso, o prato de ataque produz um som explosivo, que é agudo e possui um grande sustain.

 

Prato de Corte (ou Splash)

Esse estilo de prato nasceu devido a uma necessidade de alguns bateristas de terem em seu kit um som com crash que possui menos volume e mais ataque.

 

Prato China

O prato china é o que chama mais atenção quando tocado, justamente por isso são utilizados apenas em efeitos de destaque em certas ocasiões. O som que o china produz é predominante nas faixas dos médios e agudos, eles não possuem muito sustain.

 

Marcas de bateria

Existem várias marcas de bateria no mercado, porém algumas valem a pena serem mencionadas aqui. A bateria Mapex, Odery e a bateria Pearl são as marcas que mais se destacam nos dias de hoje. A bateria eletrônica Roland também é muito conhecida em seu segmento. Aqui no Music Jungle você encontra diversos tipos e marcas de baterias diferentes, tanto baterias novas quanto baterias usadas.  

 

Feedbackmesage minopt min fa8c87b4e72c5d1356383c87dfbe8178be65a43e63c06913a60c2a7163ba1b04

Não demora nem 30 segundos, prometemos!;)

Obrigado por nos ajudar a construir a melhor comunidade de músicos do Brasil!