Cifra Club

Quais são as guitarras do John Mayer?

Olá! Hoje, nós vamos te mostrar tudo sobre as guitarras do John Mayer! Além disso, você conhecerá algumas curiosidades sobre o set up do artista e instrumentos que levam sua assinatura.

John Mayer segurando uma de suas guitarras
John Mayer é um dos nomes mais relevantes das seis acordas atualmente (Foto/Reprodução/Internet)

Mas antes vale relembrar que o cara é um dos grandes guitarristas da atualidade. Não é à toa, afinal, pois, além de ter técnica apurada, John Mayer é um grande compositor. Por isso, suas canções tocam por todo o planeta!

Guitarras e violões de John Mayer

A princípio, cada músico tem um instrumento favorito. Aliás, geralmente há uma relação com o seu estilo musical. Assim, o instrumentista organiza o set up de acordo com sua preferência. Nesse sentido, John Mayer também os seus preferidos. Então, a seguir vamos te mostrar três guitarras e um violão que o artista assinou!

PRS Silver Sky

Guitarra PRS Silver Sky

Em primeiro lugar, a PRS Silver Sky surgiu de uma conversa entre John Mayer e Paul Reed Smith, o fundador da fabricante. Ao que parece, o artista já tinha um esboço do instrumento, mas não teve a chance de apresentar para outras marcas. A ideia era aproveitar o design da Stratocaster dos anos 1963 e 1964.

Dessa forma, a PRS Silver Sky surgiu para resgatar o passado. Ela possui braço de maple, algo comum e eficiente. Enquanto isso, a escala tem as marcações feitas com figuras de pássaros, o braço possui 25,5 polegadas e o raio de fretboard 7,25.

Além disso, a guitarra tem três captadores, que entregam uma relação sinal-ruído maior do que o normal. Como se não bastasse, o headstock da Silver Sky é invertido, um pouco diferente do que a PRS costuma usar.

A ponte de trêmolo possui um design com seis saddles, algo exclusivo da PRS. Por fim, a escala de maple apresenta o formato com as especificações de John Mayer, enquanto a rosewood foi modificada, tendo as laterais mais arredondadas. Há quatro versões disponíveis: Horizon, Onyx, Frost e Tungsten.

Fender Black One John Mayer

Guitarra Fender Black One John Mayer

Agora, vamos te apresentar uma guitarra que acompanhou John Mayer durante a produção do álbum Continuum. O artista recebeu a Fender Black One em 2004, do tipo Stratocaster, muito parecida com a Stevie Ray Vaughan Signature.

Sendo assim, a Fender Black One tem o corpo de amieiro, enquanto o braço é de maple. Além disso, o raio tem 9,5 polegadas e a escala possui 25,5 cm de comprimento por 1,65 de largura. Aliás, são medidas que o próprio John Mayer já estava acostumado a usar.

Ademais, a Strato foi equipada com tarraxas Gold Schaller Die-Cast e botões brancos Pearloid. A guitarra do John Mayer tem o acabamento rústico idêntico ao de Stevie Ray. Como se não bastasse, os três captadores são feitos sob medida. Há quem diga que são do tipo Big Dipper, mas, na verdade, eles são personalizados.

Por fim, em 2010, a Fender produziu uma tiragem limitada com 83 exemplares da Black One. Em seguida, lançou mais uma leva com 500 peças. Alguns exemplares da primeira edição custam mais de 15 mil dólares.

Fender John Mayer Signature

Guitarra Fender John Mayer Signature

Para finalizar o ciclo das guitarras de John Mayer, vamos te mostrar a Fender John Mayer Signature. Mais uma vez, ela é do tipo Stratocaster, o que o nosso artista mais gosta.

Dessa forma, a Fender John Mayer Signature tem algumas características exclusivas. Podemos começar pelo headstock polido e alguns detalhes vintage dos anos 50. Já vem com as cinco molas de tremolo diretamente da fábrica.

Sobre os captadores, a guitarra tem três do tipo Big Dipper. No entanto, a voz média é alterada para atender as exigências do músico. É por isso que ela tem um timbre tão especial.

Além disso, a guitarra vem com três knobs. Um deles regula o volume da saída, os outros dois controlam o tone, sendo um para o braço e outro para a ponte.

D-45 John Mayer Custom Signature

Violão D-45 John Mayer Custom Signature

A fabricante de violões Martin é uma das maiores empresas do ramo. Não é à toa que o artista a escolheu para produzir seu instrumento. Sendo assim, o D-45 John Mayer Custom Signature é o violão que vamos te apresentar.

Dessa maneira, ele é um Dreadnought, um dos maiores instrumentos do catálogo da Martin. Além disso, é um violão acústico que usa encordoamento de aço. Na música de John Mayer, essa sonoridade é tão importante quanto a da guitarra.

Além disso, as laterais e o fundo do D-45 são construídos com Jacarandá da Guatemala, enquanto o tampo é com Abeto Engelmann. As tarraxas do violão são engrenagens abertas de ouro, o que garante a estabilidade da afinação. Já o braço vem com incrustações hexagonais que melhoram a tocabilidade.

Compartilhe este artigo

E aí, você gostou de conhecer os instrumentos que o guitarrista americano assinou? Então, compartilhe o texto com os seus amigos e mostre a eles o que aprendeu sobre as guitarras do John Mayer!

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK