Semana dos Pedais - Uma seleção de Pedais com AS MELHORES OFERTAS DO MERCADO

Dicas para escolher as cordas de violão ideais

Blog do Music Jungle

Por Equipe Music Jungle em 20 de Março de 2018

Quando foi a última vez que você mudou suas cordas? Bem, antes de fazer isso, confira essas dicas para escolher as cordas perfeitas para você.

O tipo do violão que eu tenho influência na escolha?

Isso pode parecer óbvio, mas em primeiro lugar, dê uma olhada no violão e determine qual tipo de cordas você precisa. Aço ou nylon? Na maioria das vezes, esses problemas não são intercambiáveis. Você não pode usar cordas de aço em um violão de cordas de nylon, por exemplo. Isso pode danificar seu instrumento, verifique a sua ponte e veja se sua guitarra usa cordas com bolas na extremidade inferior ou precisa de cordas que amarram no final. Normalmente, todos os violões de cordas de aço são ajustadas para usar cordas de extremidade esféricas.

Qual calibre eu devo escolher?

Aqui é onde as coisas ficam complicadas. As cordas vêm em uma grande variedade de diferentes faixas de medição. O diâmetro da corda pode mudar a forma como você se sente quando toca o seu violão, e o som também. Normalmente, as cordas de diâmetros mais leves são mais fáceis de tocar, mas podem quebrar mais facilmente. As cordas com o diâmetro mais elevado podem ter um tom mais completo, podem ser mais altas e são mais difíceis de quebrar. Aqui está uma visão geral dos conjuntos de cordas:

 

Extra light: .010 .014 .023 .030 .039 .047

Custom light: .011 .015 .023 .032 .042 .052

Light: .012 .016 .025 .032 .042 .054

Medium: .013 .017 .026 .035 .045 .056

Heavy: .014 .018 .027 .039 .049 .059

 

Então, como você sabe qual calibre irá ser o certo para você você? Aqui estão algumas coisas gerais sobre as quais deve-se pensar.

Tamanho do corpo: Você está tocando um violão de corpo pequeno ou um jumbo? Normalmente, uma guitarra de de corpo menor soará e se sentirá melhor com cordas de calibre mais leves. Enquanto você pode tentar um diâmetro médio ou pesado em um corpo maior ou jumbo para tirar o máximo proveito de sua maior câmara de som.

Tom: Cordas mais pesadas tendem a enfatizar os tons mais graves do violão, enquanto as cordas mais claras são mais agudas e doces.

Estilo de tocar: Você é toca com os dedos, ou prefere palhetadas? Normalmente, as cordas de diâmetro mais leves são mais fáceis na ponta dos dedos. Se você for alguém que gota de um som mais pesado, você vai querer cordas mais pesadas. Se você gostar dos dois, experimente um conjunto médio, que tenha uma pontuação mais pesada na parte inferior e mais clara no topo.

A idade do instrumento: Se você tem um instrumento vintage, tenha cuidado ao colocar cordas mais pesadas sobre ele, pois colocam mais tensão no pescoço, e podem quebrá-lo.

Qual material escolher?

Eu sei que você provavelmente pensa que uma corda é apenas uma corda. Mas você está errado! Existem vários tipos diferentes de materiais que as cordas são feitas, e podem afetar o tom de corda e a sua longevidade.

Bronze: normalmente são construídos com 80% de cobre e 20% de zinco e são usados para todos os estilos. Com um tom de toque claro e brilhante, essas cordas podem envelhecer rapidamente devido à tendência do bronze de oxidar.

Bronze de fósforo: são cordas de bronze com fósforo adicionado. Ainda brilhante, mas mais quente e mais escuras que as cordas de bronze. O fósforo amplia a vida dessas cordas.

Latão: uma corda de som brilhante e metálica.

Cordas de seda e aço: produzem um som macio e suave. Eles oferecem menos tensão e vêm em indicadores mais leves, então elas são boas para violões vintage que exigem cordas especiais. Eles são mais silenciosos e menos duráveis, mas são mais fáceis de tocar.

E as cordas de Nylon?

Tensão: as cordas de violão clássicos são feitas em diferentes tensões. Estas geralmente consistem em baixa tensão também referida como tensão moderada ou leve, normal ou média, e tensão rígida ou alta. A tensão baixa ou leve é mais fácil de tocar, mas você pode obter um pouco de zumbido. As cordas de tensão normais ou médias são tipicamente consistentes no tom. Experimente alguns e veja o que lhe é melhor.

Materiais: cordas de violão de nylon podem ser feitas com nylon transparente ou rectificado. As cordas de nylon são extrudadas e depois calibradas para maior precisão. As cordas de nylon retificadas são extrudadas e, em seguida, trituradas para produzir uma corda que tocará em sintonia. Eles têm uma rugosidade muito fina de textura. As cordas agudas também são feitas de fibra de carbono. As cordas de baixo são principalmente feitas de fio de bronze ou fio de cobre banhado a prata enrolado em torno de um núcleo de fios finos.

Revestimentos e tratamentos

Atualmente, a tecnologia de cordas progrediu para oferecer várias opções adicionais de extensão para a sua vida. As cordas revestidas podem ser um pouco menos brilhantes ou têm um pouco menos de sustentação. Mas eles podem durar três ou quatro vezes mais. Você também pode encontrar cordas que foram criogenicamente congeladas, o que parece prolongar a vida sem diminuir o tom ou sustentar.

Com qual regularidade você deve trocar a corda?

Provavelmente mais do que você tem trocado! É sempre impressionante o som que uma  guitarra tem com novas cordas. Se você estiver tocando muito regularmente, você pode querer mudar a cada semana. Se você for um tocador ocasional, experimente uma vez a cada dois meses. Se você limpar seu violão e lavar as mãos antes de tocar, suas cordas podem durar um pouco mais.

Quanto devo pagar em minhas cordas?

Como praticamente qualquer coisa, as cordas vêm em todas as diferentes gamas de preços. Normalmente, as cordas de bronze são as cordas mais baratas. As cordas médias geralmente custam um pouco mais, mas você também pode obter melhores negócios se comprar em grande quantidades.

Qual o melhor embalagem de cordas?

Isso pode parecer banal, mas houve alguns novos desenvolvimentos em embalagens de cordas, que as tornaram mais ecológicas e ainda as mantém mais frescas e livres de ferrugem enquanto elas estão esperando por você para colocá-las em seu violão. Se você comprar em grande quantidade, pense em como as cordas são embaladas, especialmente se você não as colocará no seu violão por um longo tempo.

Continue testando!!

Eu sei que é confortável ficar com as mesmas cordas, mas é bom alternar as cordas que você coloca em sua guitarra, especialmente se você não tentou nada novo por um tempo. Existem algumas opções de cordas novas realmente excelentes que você deve verificar.


Comentários

Este post ainda não tem comentários... Que tal ser o primeiro?

Vistos Recentemente

{{item.titulo}}

Não disponível

opções de compra a partir de
Mais Vendido
(()
()
()
()
()
()
()
()

O que nossos clientes estão falando sobre nós:

Em 30 de Abril de 2018

Serviço profissional, funcionários solícitos, e com know how e experiência!!! Nota 1000!!!

Gil Tandeta Gregorio

Produto: ESP Eclipse II Japan

Em 2 de Maio de 2018

Produto novo e bom. Ótimo SAC, sempre disponíveis para esclarecer minhas dúvidas. Parabéns! Indico muito!

Ana Beatriz Gomes Bezerra

Produto: Ukulele Shelby Su 23 M Concert

Em 02 de Maio de 2018

Ótimo produto, e além do mais foi entregue antes do prazo. Satisfeito com a compra!

Lucas Gamesh

Produto: Violão Eletroacústico Flat Cutaway Nylon Nf-14 Preto Giannin

Em 4 de Maio de 2018

Paulo Tonon

Produto: Pedal Electro Harmonix Pitch Fork Com Nota Fiscal**

Em 8 de Maio de 2018

Produto foi entregue bem embalado e de acordo com as especificações. A entrega ocorreu 10 dias antes do prazo determinado. Super recomendo.

Produto: Violão Giannini Flat Eletroacústico Nf14 Bk Nylon C Afinador

Em 19 de Maio de 2018

muito bom! compra realizada, instrumento em mãos, parabéns pelo excelente atendimento! recomendo

Produto: Shelby by Eagle Soprano Su21m