Como afinar o violão: aprenda as notas e os nomes das cordas

Blog do Music Jungle

Por Equipe Music Jungle em 22 de Fevereiro de 2018

Conhecer o nome das cordas de um violão ou guitarra pode ser uma das lições mais importantes quando o assunto é aprender a tocar. Isso não vai ajudá-lo apenas em como afinar o violão, mas também será muito útil para solos, memorização de escala e até mesmo no ajuste da sua guitarra.

Numerando as cordas

Vamos rapidamente recapitular a numeração das cordas da guitarra. A primeira corda é a mais fina, você vai contar as cordas na ordem, então a corda mais grossa é a sexta corda. Aprender os nomes das cordas é um pouco contra-intuitivo porque a maioria das pessoas aprende as cordas da sexta para a primeira.

Os nomes das cordas de violão

As cordas da guitarra são nomeadas pelas notas musicais produzidas por elas quando estão abertas. Uma sequência aberta é aquela em que você não está pressionando qualquer casa.

Começando no topo da imagem:

  • A 1ª corda produz uma nota E, ou Mi. Esta é também a corda mais fina do guitarra. Às vezes, essa cadeia é referida como a alta E, pois produz a nota mais alta, ou então por Mizinha.
  • A 2ª corda produz uma nota B, ou Si.
  • A terceira corda produz uma nota G, ou Sol.
  • A 4ª corda produz uma nota D, ou Ré.
  • A 5ª corda produz uma nota A, ou Lá.
  • A 6ª corda produz uma nota E ou Mi. Esta é também a corda mais espessa da guitarra. Às vezes, essa corda é referida como a baixa E, pois produz a nota mais baixa, ou Mizona.

Lembrar os nomes das cordas da guitarra é algo muito simples a partir do momento que você coloca na sua cabeça que a corda 1 está mais distante do seu queixo ou que a corda 6, ou baixa E, está mais próxima do queixo.

Saber todos esses nomes é essencial para qualquer músico, são delas que todo o afinador de violão ou afinador online se baseiam para nominar suas notas.

Lembrando os nomes das cordas

Você está com dificuldade de lembrar todos os nomes das cordas de guitarra? Um dos truques mais utilizados para lembrar nomes de sequências é criar uma frase fácil de ser memorizada, onde a primeira letra de cada palavra representa cada um dos nomes das cordas da guitarra.

Existe diversas formas de decorar os nomes, outro exercício simples é recitar os nomes das cordas, em ordem, dez vezes. Dê alguns segundos entre cada um. Se você decidir aprender os nomes das cordas do violão de 1 a 6, não pense dessa forma:

"eBGDAEeBGDAEeBG ..."

Isso não é eficaz. Pense em "eBGDAE" ... (pausa) ... "eBGDAE" ... (pausa) ... "eBGDAE" ... etc., até você ter dito dez vezes.

Não se esqueça de recitar os nomes das cordas novamente no dia seguinte, depois no próximo, por uma semana. Antes do final da semana, você vai conhecê-las por completo.

Cordas Primas e Bordões

Uma outra maneira de separar as cordas do violão são dividindo-as entre primas e bordões. As três cordas mais grossas e mais graves pertencem as bordões. Já as mais finas e agudas pertencem as primas.


Comentários

Este post ainda não tem comentários... Que tal ser o primeiro?