Aprenda a tocar no Music Jungle com o EM&T online

Pedais de Overdrive: os 10 modelos mais icônicos

Blog do Music Jungle

Por Equipe Music Jungle em 06 de Abril de 2018

Já falamos um pouco sobre a origem dos Pedais de Overdrive e de como eles funcionam. Agora chegou a hora de listar os pedais de overdrive mais icônicos de todos os tempos.
 
Ibanez TS808 Tube Screamer
 
 
 
O TS808, como já comentamos no artigo anterior, foi o primeiro Tube Screamer criado pela Ibanez, o pedal overdrive que acabou por se tornar o mais popular de todos. A primeira versão do TS808 apareceu no final dos anos 70, surgindo depois de vários outros modelos que a Ibanez intitulava como Overdrive, mas mais pareciam um fuzz, com o som mais distorcido, mais puxado para um Big Muff. O Tube Screamer nasceu para ser diferente: um pedal para simular os efeitos de saturação que você obtem em um amplificador valvulado quando levado aos seus limites. Basicamente, ele faz com que o seu amplificador sature mais.
Além disso, o Tube Screamer também possui uma característica que muitos guitarristas procuram: ele dá uma “coloração" para o seu timbre, deixando os médios mais sobressalentes, fazendo com que sua guitarra “corte na mix”, ou seja, fique mais em evidencia quando você toca com a banda toda.
Lendários guitarristas, como Steve Ray Vaughan, usavam o TS808 como fonte principal do seu timbre. Steve, em especial, usava o TS808 como um boost, mantendo o ganho do pedal baixo e volume alto, fazendo com o que o amplificador seja empurrado e sature.
 
 
 
 
 
Ibanez TS9 Tube Screamer
 
 
O TS9 foi o sucessor do T808, em meados dos anos 80. Seu circuito é muito praticamente igual aos do Tube Screamer anterior, com uma única diferença da saída do pedal, que torna ele mais brilhante, menos suave.
 
 
 
Boss OD-1 Overdrive
 
 
 
O Boss OD-1 é considerado o primeiro overdrive da história, surgindo em 1977. Por mais que a Ibanez tenha lançado outros pedais com o nome “Overdrive” antes, esse foi o primeiro a aparecer com o conceito de overdrive que usamos hoje. O Overdrive OD-1 surgiu na primeira serie de pedais compactos da Boss, já no formato das latinhas que conhecemos tanto. Rapidamente se tornou o pedal preferido da galera da cena de metal de Los Angeles nos anos 80.
Uma grande diferença entre os overdrives da Boss e os Tube Screamer é que a Boss utiliza uma clipagem diferente em seus pedais de drive, a clipagem assimétrica, que deixa o som mais aspero, mais rasgado e “pontudo”. Alguns dizem que esse som se assemelha mais com as características de um amplificador valvulado saturando. A Boss possui uma patente dessa tecnologia. O Tube Screamer, por outro lado, usa clipagem simétrica, o que deixa o som mais suave, mais quente, menos “pontudo” e mais “arredondado". (se é que essas definições de “pontudo” e “arredondado” existem).
 
 
 
 
 
Boss SD-1 Super Overdrive
 
 
O SD-1 Super Overdrive da Boss foi o sucessor do OD-1, nos anos 80. Um pedal que fica entre o OD-1 e o DS-1 Distortion, pode te dar muita versatilidade, indo de algo mais “bluesly” até os overdrives mais agressivos.
 
 
 
Boss Blues Driver BD-2
 
 
 
Apesar do nome, o BD-2 Blues Driver não é só para Blues. O Blues Driver costuma ser muito comparado com o Tube Screamer, pois as funções são muito parecidas. No entanto, diríamos que o BD-2 adiciona menos cor, menos de uma característica especifica para o seu timbre. Ele apresenta também um pouco mais de dinâmica e ganho do que o TS.
 
 
Klon Centaur
 
 
 
A lenda. O famoso Klon Centaur, que vale mais do barras de ouro. O pedal desenvolvido por Bill Finnegan foi produzido apenas dos anos 1990 a 1994. E desde então, o preço explodiu. Em sites como Ebay, você encontra o Klon Centaur sendo vendido por mais $1.000,00 dolares e milhares de cópias - ou Klones - surgiram. Mas o que causa tanto hype?
O Klon é muito usado como um clean boost, muitas vezes ligado o tempo todo, fazendo com que o timbre fique mais gordo, mais “suculento” podemos dizer. Esse é um overdrive transparente, ou seja, ele adiciona ganho ao seu som sem alterar significativamente o seu timbre. Em outras palavras, ele não “colore” o seu som, apenas dá um boost no sinal.
Alguns dos famosos que usam o pedal são: John Mayer, Jeff Beck, Joe Perry, James Hetfield e Philip Sayre.
 
 
 
Electro-Harmonix Soul Food
 
 
O Soul Food é um notável "Klone" da Electro-Harmonix. Talvez não seja o melhor clone de um Klon que você encontrará, mas pelo ótimo custo-benefício, dificilmente você encontrará algo melhor. Você poderá usá-lo assim como o Klon, abaixando o Drive e explorando ele como um belo clean boost. A pegada é a mesma: um overdrive transparente, ótimo para dar aquela engordada no seu timbre.
 
 
 
Analog King of Tone V4
 
 
O King of Tone possui um hype que lembra a fama do Klon. O pedal é feito pela Analog Man, nos Estados Unidos, e a lista de espera chega a dois anos. Esse também é um dos overdrives mais cobiçados, possuindo dois canais - que podem ser iguais ou não, depende da encomenda e da versão - e te dá um boost clean, preserva MUITO bem o timbre da sua guitarra e satura de uma forma muito orgânica, muito semelhante a forma como um amplificador satura.
Alguns usuários famosos são Kenny Wayne Shepherd, Gary Clark Jr. e Scott Holiday.
 
 
 
Fulltone OCD V4
 
 
 
Impossível fazer uma lista dos pedais de overdrive mais icônicos e não inserir o OCD da Fulltone (especialmente a V4). Esse é definitivamente um dos overdrives mais amados do mundo. Vários fatores contribuem para a popularidade do OCD, mas o principal é a chavinha de LP e HP, onde você pode escolher o modo Low Peak (LP) e High Peak (HP).
No Low Peak, o pedal está mais para um boost transparente, não alterando tanto o seu timbre. No High Peak, você vai para um overdrive mais agressivo, com volume muito mais alto e um boost nos médios e agudos. A própria Fulltone descreve o Low Peak como um som mais Fender, como se fosse um Tweed saturando, enquanto o High Peak tem mais cara de uma saturação de amps britânicos, como o Marshall e o Vox.
O pedal é muito responsivo a dinâmica, e muitos guitarristas acabam optando por deixa-lo o tempo todo ligado, controlando o nível de saturação no volume da guitarra.
 
 
 
Mad Cat Guitartech
 
 
 
Como não podia deixar de ser, fizemos questão de colocar aqui um pedal brazuca que já foi eleito o Melhor Drive do Brasil pela Pedais de Boutique. O Mad Cat é produzido pela Guitartech, um dos handmakers mais renomados do Brasil. Não por coincidência, o Mad Cat também é um sucesso de vendas aqui no Music Jungle.
O Mad Cat é um drive com uma característica de timbre muito única, o que significa que ele não foi projeto para ser cópia de nada do que mostramos anteriormente. O pedal tem personalidade própria. Ele é bastante responsivo a sua combinação de guitarra e amplificador, tendo uma mais vintage com singles e mais agressiva com humbuckers.
 
 
 
 

Comentários

Marcos Andre | Em 01/06/2018 19:06

Gosto bastante de pedais de overdrive e gosto muito desse aqui da <a href="https://tauny.store/index.php?_route_=melhor-pedal-de-overdrive">TAUNY</a>

Vistos Recentemente

{{item.titulo}}

Não disponível

opções de compra a partir de
Mais Vendido
(()
()
()
()
()
()
()
()

O que nossos clientes estão falando sobre nós:

Em 30 de Abril de 2018

Serviço profissional, funcionários solícitos, e com know how e experiência!!! Nota 1000!!!

Gil Tandeta Gregorio

Produto: ESP Eclipse II Japan

Em 2 de Maio de 2018

Produto novo e bom. Ótimo SAC, sempre disponíveis para esclarecer minhas dúvidas. Parabéns! Indico muito!

Ana Beatriz Gomes Bezerra

Produto: Ukulele Shelby Su 23 M Concert

Em 02 de Maio de 2018

Ótimo produto, e além do mais foi entregue antes do prazo. Satisfeito com a compra!

Lucas Gamesh

Produto: Violão Eletroacústico Flat Cutaway Nylon Nf-14 Preto Giannin

Em 4 de Maio de 2018

Paulo Tonon

Produto: Pedal Electro Harmonix Pitch Fork Com Nota Fiscal**

Em 8 de Maio de 2018

Produto foi entregue bem embalado e de acordo com as especificações. A entrega ocorreu 10 dias antes do prazo determinado. Super recomendo.

Produto: Violão Giannini Flat Eletroacústico Nf14 Bk Nylon C Afinador

Em 19 de Maio de 2018

muito bom! compra realizada, instrumento em mãos, parabéns pelo excelente atendimento! recomendo

Produto: Shelby by Eagle Soprano Su21m