Uma seleção de instrumentos com FRETE GRÁTIS

Pedais de Overdrive: os 10 modelos mais icônicos

Blog do Music Jungle

Por Equipe Music Jungle em 06 de Abril de 2018

Já falamos um pouco sobre a origem dos Pedais de Overdrive e de como eles funcionam. Agora chegou a hora de listar os pedais de overdrive mais icônicos de todos os tempos.
 
Ibanez TS808 Tube Screamer
 
 
 
O TS808, como já comentamos no artigo anterior, foi o primeiro Tube Screamer criado pela Ibanez, o pedal overdrive que acabou por se tornar o mais popular de todos. A primeira versão do TS808 apareceu no final dos anos 70, surgindo depois de vários outros modelos que a Ibanez intitulava como Overdrive, mas mais pareciam um fuzz, com o som mais distorcido, mais puxado para um Big Muff. O Tube Screamer nasceu para ser diferente: um pedal para simular os efeitos de saturação que você obtem em um amplificador valvulado quando levado aos seus limites. Basicamente, ele faz com que o seu amplificador sature mais.
Além disso, o Tube Screamer também possui uma característica que muitos guitarristas procuram: ele dá uma “coloração" para o seu timbre, deixando os médios mais sobressalentes, fazendo com que sua guitarra “corte na mix”, ou seja, fique mais em evidencia quando você toca com a banda toda.
Lendários guitarristas, como Steve Ray Vaughan, usavam o TS808 como fonte principal do seu timbre. Steve, em especial, usava o TS808 como um boost, mantendo o ganho do pedal baixo e volume alto, fazendo com o que o amplificador seja empurrado e sature.
 
 
 
 
 
Ibanez TS9 Tube Screamer
 
 
O TS9 foi o sucessor do T808, em meados dos anos 80. Seu circuito é muito praticamente igual aos do Tube Screamer anterior, com uma única diferença da saída do pedal, que torna ele mais brilhante, menos suave.
 
 
 
Boss OD-1 Overdrive
 
 
 
O Boss OD-1 é considerado o primeiro overdrive da história, surgindo em 1977. Por mais que a Ibanez tenha lançado outros pedais com o nome “Overdrive” antes, esse foi o primeiro a aparecer com o conceito de overdrive que usamos hoje. O Overdrive OD-1 surgiu na primeira serie de pedais compactos da Boss, já no formato das latinhas que conhecemos tanto. Rapidamente se tornou o pedal preferido da galera da cena de metal de Los Angeles nos anos 80.
Uma grande diferença entre os overdrives da Boss e os Tube Screamer é que a Boss utiliza uma clipagem diferente em seus pedais de drive, a clipagem assimétrica, que deixa o som mais aspero, mais rasgado e “pontudo”. Alguns dizem que esse som se assemelha mais com as características de um amplificador valvulado saturando. A Boss possui uma patente dessa tecnologia. O Tube Screamer, por outro lado, usa clipagem simétrica, o que deixa o som mais suave, mais quente, menos “pontudo” e mais “arredondado". (se é que essas definições de “pontudo” e “arredondado” existem).
 
 
 
 
 
Boss SD-1 Super Overdrive
 
 
O SD-1 Super Overdrive da Boss foi o sucessor do OD-1, nos anos 80. Um pedal que fica entre o OD-1 e o DS-1 Distortion, pode te dar muita versatilidade, indo de algo mais “bluesly” até os overdrives mais agressivos.
 
 
 
Boss Blues Driver BD-2
 
 
 
Apesar do nome, o BD-2 Blues Driver não é só para Blues. O Blues Driver costuma ser muito comparado com o Tube Screamer, pois as funções são muito parecidas. No entanto, diríamos que o BD-2 adiciona menos cor, menos de uma característica especifica para o seu timbre. Ele apresenta também um pouco mais de dinâmica e ganho do que o TS.
 
 
Klon Centaur
 
 
 
A lenda. O famoso Klon Centaur, que vale mais do barras de ouro. O pedal desenvolvido por Bill Finnegan foi produzido apenas dos anos 1990 a 1994. E desde então, o preço explodiu. Em sites como Ebay, você encontra o Klon Centaur sendo vendido por mais $1.000,00 dolares e milhares de cópias - ou Klones - surgiram. Mas o que causa tanto hype?
O Klon é muito usado como um clean boost, muitas vezes ligado o tempo todo, fazendo com que o timbre fique mais gordo, mais “suculento” podemos dizer. Esse é um overdrive transparente, ou seja, ele adiciona ganho ao seu som sem alterar significativamente o seu timbre. Em outras palavras, ele não “colore” o seu som, apenas dá um boost no sinal.
Alguns dos famosos que usam o pedal são: John Mayer, Jeff Beck, Joe Perry, James Hetfield e Philip Sayre.
 
 
 
Electro-Harmonix Soul Food
 
 
O Soul Food é um notável "Klone" da Electro-Harmonix. Talvez não seja o melhor clone de um Klon que você encontrará, mas pelo ótimo custo-benefício, dificilmente você encontrará algo melhor. Você poderá usá-lo assim como o Klon, abaixando o Drive e explorando ele como um belo clean boost. A pegada é a mesma: um overdrive transparente, ótimo para dar aquela engordada no seu timbre.
 
 
 
Analog King of Tone V4
 
 
O King of Tone possui um hype que lembra a fama do Klon. O pedal é feito pela Analog Man, nos Estados Unidos, e a lista de espera chega a dois anos. Esse também é um dos overdrives mais cobiçados, possuindo dois canais - que podem ser iguais ou não, depende da encomenda e da versão - e te dá um boost clean, preserva MUITO bem o timbre da sua guitarra e satura de uma forma muito orgânica, muito semelhante a forma como um amplificador satura.
Alguns usuários famosos são Kenny Wayne Shepherd, Gary Clark Jr. e Scott Holiday.
 
 
 
Fulltone OCD V4
 
 
 
Impossível fazer uma lista dos pedais de overdrive mais icônicos e não inserir o OCD da Fulltone (especialmente a V4). Esse é definitivamente um dos overdrives mais amados do mundo. Vários fatores contribuem para a popularidade do OCD, mas o principal é a chavinha de LP e HP, onde você pode escolher o modo Low Peak (LP) e High Peak (HP).
No Low Peak, o pedal está mais para um boost transparente, não alterando tanto o seu timbre. No High Peak, você vai para um overdrive mais agressivo, com volume muito mais alto e um boost nos médios e agudos. A própria Fulltone descreve o Low Peak como um som mais Fender, como se fosse um Tweed saturando, enquanto o High Peak tem mais cara de uma saturação de amps britânicos, como o Marshall e o Vox.
O pedal é muito responsivo a dinâmica, e muitos guitarristas acabam optando por deixa-lo o tempo todo ligado, controlando o nível de saturação no volume da guitarra.
 
 
 
Mad Cat Guitartech
 
 
 
Como não podia deixar de ser, fizemos questão de colocar aqui um pedal brazuca que já foi eleito o Melhor Drive do Brasil pela Pedais de Boutique. O Mad Cat é produzido pela Guitartech, um dos handmakers mais renomados do Brasil. Não por coincidência, o Mad Cat também é um sucesso de vendas aqui no Music Jungle.
O Mad Cat é um drive com uma característica de timbre muito única, o que significa que ele não foi projeto para ser cópia de nada do que mostramos anteriormente. O pedal tem personalidade própria. Ele é bastante responsivo a sua combinação de guitarra e amplificador, tendo uma mais vintage com singles e mais agressiva com humbuckers.
 
 
 
 

Comentários

Este post ainda não tem comentários... Que tal ser o primeiro?

O que nossos clientes estão falando sobre nós:

Em 18 de Janeiro de 2018

Produto entregue no prazo, e em perfeitas condições

Em 12 de Fevereiro de 2018

Muito boa. Entrega rápida

Em 04 de Dezembro de 2017

Sensacional, houve uma pequena demora no envio, talvez por indisponibilidade no estoque, mas logo foi solucionado e de resto foi excelente. Boa comunicação, qualidade e compromisso...

Em 01 de Dezembro de 2017

Segunda vez que compro pelo site, a entrega foi rápida e sem nenhuma eventualidade. O vendedor é de procedência, estou ansioso para ligar ele...

Em 04 de Dezembro de 2017

ótimo - chegou rapidão! :) som ótimo para estudo!