Uma seleção de instrumentos com FRETE GRÁTIS

Pedais de Overdrive: o que são, pra que servem e como funcionam

Blog do Music Jungle

Por Equipe Music Jungle em 07 de Agosto de 2017

Se você tiver só um pedal no seu setup, há grandes chances de que ele seja um pedal de drive. Mais especificamente, um pedal de overdrive. Essas latinhas de ganho são as mais populares do mercado, e por uma boa razão: a grande maioria das pessoas não tem o luxo de aumentar o volume de um bom amplificador valvulado ao máximo para conseguir aquele timbre quente, tão lindo. A solução é procurar pelas latinhas de drive para te dar aqueles som saturado, com um alto sustain que muitos estilos pedem.

 

 

Apesar da popularidade dos pedais de drive, a definição do que é um overdrive pode ser muito complicada. Muitos assumem que determinado drive é um overdrive, que para outros é uma distorção ou até um fuzz. Nesse artigo iremos propor uma definição do que caracteriza um overdrive, pra te ajudar na busca sem fim pelo timbre perfeito.

 

Os pedais de overdrive, assim como o próprio nome diz, buscam simular o som de um amplificador valvulado sobrecarregado (em inglês, um "overdriven tube amp"). No processo, ele acaba ajudando o seu amp nessa tarefa, empurrando ele para que ele atinja um nível de saturação ideal mais cedo, assim como muitos boosters ou fuzzes fazem.

 

Enquanto muitos pedais de fuzz dos anos 60 e 70 se pareciam muito pouco com amplificador saturado, os guitarristas e fabricantes começaram a perceber que havia uma necessidade de haver um pedal que simulasse amplificadores em situações mais extremas de saturação, que você só conseguia quando aumentava ao máximo esses amplificadores valvulados da época.

 

O vovô dos pedais de overdrive é o Tube Screamer TS808 da Ibanez, fabricado para a Ibanez pela Nisshin de 1979 a 1981. O TS808 - e o TS-9 e TS-10 que foram suas evoluções - cairam rapidamente nas graças dos guitarristas que queriam menos da agressividade toda do fuzz e mais da clareza e definição do som de um amplificador valvulado. Muitos guitarristas, incluindo Steve Ray Vaughan e Eric Johnson, também apostaram no Tube Screamer como um pedal para empurrar o amplificador, mais como um booster do que como um overdrive, usando o controle de ganho do pedal como uma ferramenta para isso.

 

As marcas DOD, MXR e Boss seguiram a Ibanez e lançaram uma série de pedais na mesma linha e ainda hoje a categoria de overdrives segue como a mais popular entre os pedais. Hoje a febre está entre as novidades que estão aparecendo com os fabricantes de boutique, numa busca sem fim pelos pedais de overdrive mais transparentes e dinâmicos de todos os tempos.

 

É importante resaltar que existem estilos diferentes de overdrives, cada um atingindo os níveis mais saturados de uma forma. Os pedais na linha do Tube Screamer possuem uma proeminência de médios e adicionam uma certa "cor" no seu som. Muitos adoram a pegada mais "vintage" do TS, e muitas vezes rezam pelo componente JRC4558D, um dual op amp encontrado nos mais desajados Tube Screamers. Outros, no entanto, dizem que os pedais baseados no Tube Screamer matam a transparência e dinâmica, e procuram por pedais que sejam mais próximos de um amplificador valvulado.

 

Seja lá qual for a sua escolha, ter um bom pedal de overdrive é essencial, pois há uma grande chance de que esse será pedal mais importante do seu set, aquele que ficará ligado 90% do tempo. Portanto fique ligado aqui no Blog do Music Jungle, no próximo post iremos fazer uma lista com os principais pedais de overdrive da face da terra.

 


Comentários

Este post ainda não tem comentários... Que tal ser o primeiro?

Vistos Recentemente

{{item.titulo}}

Não disponível

opções de compra a partir de
Mais Vendido
(()
()
()
()
()
()
()
()

O que nossos clientes estão falando sobre nós:

Em 30 de Abril de 2018

Serviço profissional, funcionários solícitos, e com know how e experiência!!! Nota 1000!!!

Gil Tandeta Gregorio

Produto: ESP Eclipse II Japan

Em 2 de Maio de 2018

Produto novo e bom. Ótimo SAC, sempre disponíveis para esclarecer minhas dúvidas. Parabéns! Indico muito!

Ana Beatriz Gomes Bezerra

Produto: Ukulele Shelby Su 23 M Concert

Em 02 de Maio de 2018

Ótimo produto, e além do mais foi entregue antes do prazo. Satisfeito com a compra!

Lucas Gamesh

Produto: Violão Eletroacústico Flat Cutaway Nylon Nf-14 Preto Giannin

Em 4 de Maio de 2018

Paulo Tonon

Produto: Pedal Electro Harmonix Pitch Fork Com Nota Fiscal**

Em 8 de Maio de 2018

Produto foi entregue bem embalado e de acordo com as especificações. A entrega ocorreu 10 dias antes do prazo determinado. Super recomendo.

Produto: Violão Giannini Flat Eletroacústico Nf14 Bk Nylon C Afinador

Em 19 de Maio de 2018

muito bom! compra realizada, instrumento em mãos, parabéns pelo excelente atendimento! recomendo

Produto: Shelby by Eagle Soprano Su21m