Cifra Club

Quais são os melhores pedais de delay?

Os pedais de delay são protagonistas em qualquer pedalboard. O mercado oferece uma quantidade infinita de modelos, mas poucos são reconhecidos como os melhores. Portanto, para mapear esse entendimento e, por consequência, orientar a sua escolha, criamos esta lista com os modelos de delay mais icônicos do universo de pedais.

Pedaleira de guitarra em um palco
Escolher o pedal de delay ideal é importante para calibrar o timbre desejado do efeito da sua guitarra (Foto/Pexels)

Pode-se afirmar que o delay está entre os dois primeiros pedais que um guitarrista precisa ter. Talvez seu único concorrente seja o de distorção ou overdrive. Apesar de sua relevância, entretanto, o delay possui um efeito aparentemente simples, já que sua principal função é a de tocar de novo as notas que a guitarra acabou de emitir.

Porém, entre outras configurações, ele pode ser utilizado para preencher os solos. Dessa forma, o som fica mais encorpado e fascinante.

Os 10 principais pedais de delay disponíveis no mercado

É impossível eleger o melhor pedal de delay de todos os tempos. Porém, nesta seleção, separamos os principais modelos para você conhecer mais e avaliar os que mais se encaixam com o que você deseja. Consideramos os três aspectos supracitados: preço, qualidade e tamanho. Bora lá ver os melhores pedais de delay?

MXR M169 Carbon Copy

O MXR Carbon Copy é um inquestionável campeão quando o assunto é número de recomendações. Esse é um excelente pedal analógico, definido por muitos como “orgânico”, “luxuoso”, “completo” e “quente”. Além disso, seu tamanho também é tido como uma vantagem para vários usuários.

Line 6 DL4

O Line 6 DL4 também é um dos pedais de delay mais recomendados. Por ser do tipo digital, oferece bastante versatilidade. Ele é parte pedal de delay e parte looper e está presente no pedalboard de guitarristas influentes, como John Mayer e Joe Perry. O que pesa contra o Line 6 DL4 é seu grande tamanho e alto preço, reflexo de sua indiscutível qualidade.

TC Electronic Flashback Delay

Se você gostou do DL4, mas o julgou por ser muito grande ou caro, procure pensar no TC Electronic Flashback Delay. Esse modelo pode ser definido como um Line 6 mais compacto. As três versões desse pedal possuem uma característica que o torna superior aos seus concorrentes: eles podem ser plugados em seu computador, via USB. Dessa forma, você pode adicionar diferentes tipos de delay da sua própria autoria.

Donner Yellow Fall Delay

Alguns músicos estão querendo facilidade. Isso significa que o ideal é ter um pedal com som bom, de boa qualidade e pequeno. Nesse sentido, o Donner Yellow Fall Delay é o ideal. Afinal, ele oferece 3 knobs para você se divertir:

  • Echo;
  • Time;
  • Feedback.

Definitivamente, esse não é o delay mais versátil da categoria. Porém, a relação custo-benefício pode fazer com que você pense seriamente na possibilidade de adquiri-lo.

Boss DD-3 Digital Delay

A Boss trabalha muito na sua linha DD, que inclui DD-2, DD-3, DD-5, DD-6, DD-7, DD-20… modelos suficientes para mexer com o imaginário de qualquer guitarrista. Dentre todos esses, o DD-3 é um dos destaques. Simples e efetivo, ele oferece um ótimo timbre. Ademais, faz parte do pedalboard de nomes como Dave Grohl, Slash e Joe Bonamassa.

Way Huge WHE701 Aqua-Puss Analog Delay

O Aqua-Puss oferece um timbre mais pesado, que lembra muito os pedais de delay vintage. Logo, é ideal para quem busca repetições mais curtas. Possui knobs de delay, feedback e blend (para volume). Além disso, oferece delays de até 300 milissegundos.

Electro-Harmonix Deluxe Memory Man 1100-TT

O Memory Man foi precursor de diversas tecnologias da categoria. Essa versão reúne os melhores atributos técnicos e estéticos que esse modelo já teve. Infelizmente, não é muito fácil encontrá-lo no Brasil. Portanto, se você quiser ter um brinquedinho desse em mãos, a solução é pensar em importação. 

Ibanez Analog Delay Mini

A primeira coisa que você deve saber antes de comprar um Ibanez Analog Delay Mini é que ele é uma reedição do clássico pedal da mesma marca. Apesar de ser menor, o Analog Delay Mini traz todas as qualidades de seu predecessor e ainda ganha no quesito é tamanho.

Boss DM-2W Waza Craft Delay

Assim como o citado acima, o Boss DM-2W é uma reedição de um clássico de sua marca. Porém, duas funcionalidades diferenciam esse modelo dos seus concorrentes: sua entrada extra, que permite que você adicione outros pedais, criando efeitos personalizados, e o botão Custom/Standard, ideal para valorizar os timbres mais graves.

TC Electronic Alter Ego V2 Vintage Echo Delay

Em suma, o Alter Ego é um “modelador de delay”. Com esse pedal, você pode criar modelos ou até mesmo baixar alguns tipos de delays do seu computador. Isso o torna muito atrativo para aqueles que querem diversidade de efeitos, mas não é uma boa escolha para quem busca praticidade na hora de tocar guitarra.

Amplie seus conhecimentos sobre pedais de guitarra

Agora, que tal você compartilhar tudo o que aprendeu aqui sobre os pedais de delay com os seus amigos de guitarra que possam se interessar? Todo mundo sai ganhando!

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK