Cifra Club

TC Electronic Mimiq Doubler: conheça o pedal que cria uma “parede de guitarras”

Se você é daqueles que amam tecnologia e adoram estar por dentro dos lançamentos do mercado, o artigo de hoje é um prato cheio. Aqui, vamos apresentar todos os detalhes do pedal TC Electronic Mimiq Doubler!

Mimiq doubler, da TC Electronic
Com este incrível pedal, você vai turbinar o som da sua guita! (Foto/Reprodução/Internet)

Não se deixe enganar: essa pequena caixinha de metal tem um som monstruoso! Nesse sentido, o equipamento faz uma execução soar como várias guitarras ao mesmo tempo.

Assim, é criado um verdadeiro paredão sonoro, bem no estilo das dobras de guitarras que ouvimos nos discos de rock e heavy metal. Legal, hein?

O segredo das dobras de guitarra

Muitos músicos não sabem o que é dobra de guitarras, então vamos explicar esse “segredo”. Bom, o recurso é amplamente utilizado em estúdio, principalmente em bases de rock e heavy metal.

Assim, em vez de gravar apenas uma faixa central, o guitarrista registra dois takes separados. Ou seja, ele toca o mesmo arranjo duas vezes, jogando uma pista para o lado esquerdo do panorama e a outra para o direito.

Devido às pequenas diferenças de execução entre uma pista e outra (variações naturais de tempo, pegada etc.), a gravação soa grande e encorpada. Para ampliar ainda mais esse efeito estéreo de “paredão”, muitas bandas gravam mais de duas pistas, podendo chegar a quatro ou até oito faixas no total.

Por exemplo, o Black Album, do Metallica, é um disco conhecido por essa sonoridade incrível das dobras de riffs de guitarra. A seguir, confira um vídeo especial sobre este icônico álbum da banda:

No entanto, você pode estar se perguntando: “não seria mais fácil gravar um take e duplicá-lo no software, jogando um para cada lado?”. A resposta é não. Dois takes iguais dobrados soarão como um mono, apenas mais alto. São as diferenças sutis de execução entre um e outro que fazem a mágica acontecer.

Os detalhes do TC Electronic Mimiq Doubler

Uma vez que você entendeu esse segredo dos estúdios, fica mais fácil perceber por que o pedal TC Electronic Mimiq Doubler é tão especial. A partir de um único sinal, ele simula as dobras de guitarra com variações de tempo, timbre e ataque, sendo muito realista.

Em seguida, confira o vídeo de lançamento do pedal Mimiq Doubler, da TC Electronic:

Várias outras empresas já tentaram criar pedais duplicadores de guitarras, mas poucas chegaram perto de tanta precisão. Dessa forma, alguns aparelhos usam truques para recriar esse efeito, como pequenos delays e variações tonais. No entanto, o TC Electronic Mimiq Doubler é um dos mais impressionantes.

Por meio de uma saída estéreo e do controle Dubs, o equipamento pode fazer uma execução soar como duas, três ou até quatro guitarras simultâneas. Dessa forma, ele é um verdadeiro rolo compressor sonoro em shows. Há ainda um botão de Tightness, que varia a precisão entre as duplicações conforme o gosto do músico.

Apesar de possuir excelente sonoridade, o pedal tem um preço um pouco salgado, por volta de R$ 1600. Nos Estados Unidos, é possível encontrá-lo por cerca de US$ 120. Mesmo que o valor seja considerável, ainda é mais barato do que contratar um segundo guitarrista, não é mesmo?

Mande este artigo para colegas guitarristas

E aí, curtiu o pedal TC Electronic Mimiq Doubler? Nós gostamos muito de compartilhar os detalhes desse equipamento com você. Afinal, não é todo dia que uma empresa cria um duplicador de guitarras que está no nível dos grandes estúdios, certo?

Então, não deixe de compartilhar o link deste artigo com seus colegas que também tocam guitarra. Temos a certeza de que eles vão pirar nesse pedal, assim como nós!

Foto de Fernando Paul

Fernando Paul

Jornalista musical, com mais de 10 anos de experiência na área. Toca guitarra, violão e baixo, além de estudar mixagem de áudio. Já acompanhou cantores, tocou em casamentos e integrou bandas de rock e grupos de louvor. Escreve para o Cifra Club desde novembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK