Chewie: o looper gigante do Ed Sheeran

Blog do Music Jungle

Por Equipe Music Jungle em 27 de Setembro de 2017

A apresentação de Ed Sheeran no Grammy desse ano foi modesta, se compararmos com os espetáculos dados por Beyoncé e A Tribe Called Quest. Mas a performance humilde do cantor foi o que mais chamou a atenção do pessoal fissurado por equipamentos.

 

 

 

No Grammy desse ano, Ed Sheeran usou um pedal de looper gigante com o nome "Chewie" impresso. Uma camera do alto focalizou e mostrou a pedaleira que tem o tamanho de uma mesinha de centro, cheia de luzes verdes e pedais.

 

A curiosidade sobre o "Chewie" fez com que vários músicos corressem para o site Equipboard, que reune uma coleção gigantesca de informação sobre o equipamento de gente famosa. O site teve tantos acessos que caiu por 20 minutos durante a apresentação. Os poucos que conseguiram acessar, descobriram que o "Chewie" não existe no mercado.

 

A pedaleira foi desenvolvida pelo próprio Ed Sheeran e sua equipe técnica para servir de controlador para um loop baseado no Ableton Live. O nome completo do sistema é Chewie II Monsta Looper.

 

 

O primeiro Chewie Monsta Looper foi descrito pelo técnico de som do Ed Sheeran, Trevor Dawkins, em uma entrevista para a MIX. Naquela época, o sistema controlava uma Roland FC-300 MIDI, que por sua vez controlava o Mobius 2 VST, um plugin de looper para o Ableton Live.

 

Esse sistema todo possibilita que o Ed Sheeran e seu técnico de som terem quatro faixas separadas de loop, uma dedicada para guitarras, outra para vocais, e outra para percussão. Nessa configuração, cada uma pode ter um tratamento específico de efeitos, como reverb e harmonizers.

 

Com essa pedaleira aos seus pés, Sheeran tem controle completo sobre as gravações e playbacks de cada loop. O número de overdubs é limitado apenas pela memoria RAM do computador onde está rodando o programa.

 

 

fonte: Reverb.com


Comentários

Este post ainda não tem comentários... Que tal ser o primeiro?