Estamos sempre recebendo perguntas sobre qual pedal é o ideal para cada situação.
Por isso, decidimos fazer uma lista com os 4 pedais que não podem faltar em seu pedalboard, junto com algumas sugestões de modelos para você!
Wah Wah
O primeiro pedal indispensável da cadeia é o Wah Wah. Eu sei, eu sei... muitas pessoas andam deixando o Wah de lado nos últimos tempos. Ainda assim, o som do Wah é emblemático no mundo da guitarra. Existem milhares de usos para ele: de grooves a solos. Impossível deixar de lembrar do Wah em Voodoo Child.
O grande problema do Wah para muitos é o tamanho e o fato dele não se encaixar muito bem nos boards. Mas os problemas acabaram (hehe). Hoje existe uma série de Mini Wahs disponíveis no mercado, assim como dispositivos para facilitar a fixação do Wah tradicional nos boards.
Overdrive
O lendário Tube Screamer do Steve Ray Vaughan
Um board sem um overdrive não é um board. Um bom overdrive pode ser um pedal coringa em seu board. Você pode usá-lo como drive principal ou então como boost, empurrando o drive do seu amplificador.
O overdrive mais usado no mundo (quiçá na galáxia) é o Tube Screamer, da Ibanez. Apesar de existirem vários modelos diferentes de Tube Screamer, não tem erro. O bom e velho Tube Screamer é sempre uma escolha segura no mundo dos overdrives. Não é Steve?
Modulação
O pedal de modulação dá aquele "molho" a mais no seu som. Seja um pedal de Chorus, Phaser ou Flanger, esses pedais ajudam a dar aquela enfeitada no som, ajudando a preencher o ambiente e produzir distorções no timbre.
Eu, pessoalmente, escolheria um Phaser para o meu pedalboard. Com um Phaser, você consegue chegar em um som muito semelhante ao do Chorus, se precisar. Há também a possibilidade de usar os extremos do pedal e obter efeitos como os do Van Halen. O mais é famoso é o Phase 90, da MXR.
Delay
Por último, mas não menos importante, vem o Delay. Delay é outro pedal indispensável. Você terá que escolher qual o seu delay preferido: analógico, digital ou tape echo?
Curto muito sons mais vintage, por isso minha escolha é sempre pelo analógico. O legal de ter um bom delay no set é que ele pode até se passar por um reverb, caso o amp não tenha um reverb embutido.
Acredito que o delay mais famoso seja o DD-3, da Boss, um pedal de delay digital. Um ótimo custo benefício, muitas funcionalidades e fácil de encontrar.
Claro que você pode fazer suas escolhas e adaptar para suas necessidades específicas: trocar o overdrive por um distortion, o phaser por um chorus e até o delay por um reverb. Mas aqui está uma boa dica para quem está montando o board e ainda nem sabe por onde começar.
E para você? Qual o seu board essencial?
Texto Escrito por Felipe Pierro.
Este post ainda não tem comentários... Que tal ser o primeiro?