Tipos de Palheta

Blog do Music Jungle

Por Equipe Music Jungle em 02 de Janeiro de 2018

Não importa qual é o seu estilo de tocar, a palheta de dedo é sempre uma grande companheira de todo o guitarrista. Antes de mais nada, vamos concertar um erro comum nessa internet, a forma correta de se escrever é "palheta" e não "paleta".

Há três características fundamentais nas palhetas: espessura, material e formato. Destes, a espessura é o aspecto mais importante.

ESPESSURAS

Há cinco tipos de palhetas e o limite de espessura entre cada tipo varia de marca para marca. Exceto a extra-fina, as outras são bem populares. Existem também as palhetas personalizadas, essas que são feitas de forma única, conforme o seu dono deseja.

Extra-fina (abaixo de 0,4 mm)

Conhecidas também como Extra-Leves (em inglês: XL ou Extra Thin), esta palheta, por ser a mais fina de todas, é usada em casos mais exclusivos em que o guitarrista busca adicionar algum efeito mais específico em sua música, como um som mais suave em seus acordes. Por serem mais moles, produz um característico som de click – que para alguns pode ser um incômodo.

Leve (0.40 mm - 0.63 mm)

Chamadas também de finas (T ou Thin), estas palhetas são geralmente usadas para fazer base, devido a sua maior elasticidade e conforto. Estas também produzem o som característico do click, chamado de ""ruído de palheta"", porém menos perceptível.

Médias (0.63 mm - 0.85 mm)

Em inglês: M ou Medium, são as mais usadas dentre as três (leve, média, pesada), pois são o meio termo, adequando-se mais a preferência de muitos guitarristas. Também são usadas por quem quer usar palhetas pesadas, servido das médias como treino de transição. Por não ser tão flexíveis quanto às palhetas finas, as palhetas médias conseguem transferir mais força para a corda e são mais preferíveis para fazer licks e bends, por exemplo.

Pesada (0.85 mm - 1.22 mm)

Estas palhetas (em inglês: H ou Heavy) produzem um som mais nítido e claro e são ideais para fazer solos por serem mais rígidas e prover um som mais agressivo nas notas. Conhecidas como palhetas para guitarras de rock mais pesado como Hard Rock, Heavy Metal e Thrash Metal têm muita das palhetas deste tipo. Chamadas também de palhetas grossas.

Extra-pesada (1.2 mm para mais)

Do inglês XH ou Extra Heavy, são mais comuns nas mãos de músicos de Jazz. Fora do mundo das guitarras, estas palhetas são muito usadas por baixistas; já que a função deste é acompanhar a bateria, estas palhetas tornam o som mais forte, facilitando a sincronia com o baterista.

MATERIAL

Os materiais mais comuns das palhetas são:

Casco de tartaruga: bem old school, praticamente não são mais fabricadas, pois esta prática foi proibida. Elas eram conhecidas pela sua ótima durabilidade.

Celuloide: a grande maioria das palhetas é deste material (o mesmo das bolas de tênis de mesa). Conhecidas como palhetas de violão. São bem populares, porém não são tão resistentes.

Tortex: material com características bem similares ao casco de tartaruga, o que alavancou o seu sucesso ao substituir as banidas palhetas feitas o primeiro material. Não são escorregadias, enquanto também oferecem uma boa pegada e rigidez. Herdou também a durabilidade, outro ponto positivo do tortex.

Há palhetas feitas de outros materiais como: nylon, pedra, metal e madeira. Seguindo o exemplo das espessuras, as palhetas destes materiais são encontradas em casos mais específicos

Marcas

Existem diversas marcas que produzem palhetas de extrema qualidade, entre elas estão as conhecidas palhetas Dunlop, a Fender também é uma marca que se destaca e as palhetas Lost Dog também possuem fama pela sua qualidade e durabilidade.

FORMATO

Os mais usados são triangular, pois melhor para palhetadas, e a em forma de gota pois proporcionam um som mais suave. Há vários outros formatos por aí. Desde quadrado até em forma de caveira. 

Existem também as famosa dedeira para violão, essa que é muito comum entre as pessoas que gostam de utilizar a técnica do dedilhado durante as músicas.

Lembrando que a melhor palheta para você é aquela que melhor combina com sua técnica e formato da mão, seu estilo de pegada, seus dedos e etc. Ou seja, para comprar a palheta que combine com você, experimente quantas for possível. Só assim você achará a palheta  com melhor espessura, formato e material que adeque melhor a você.

Veja todos os nossos modelos de palheta aqui!


Comentários

Felipe Pierro | Em 17/01/2018 21:23

Muito bom! A minha palheta preferida é a Jazz III. É até engraçado, depois de tocar com ela, não consegui usar nenhuma outra hahaha

Fabiano Dejc | Em 29/04/2018 08:36

Muito bacana a explicação. Apenas uma observação. No início da matéria diz: "Antes de mais nada, vamos 'conCertar' um erro comum nessa internet". ConSertar é o correto rs.

Vistos Recentemente

{{item.titulo}}

Não disponível

opções de compra a partir de
Mais Vendido
(()
()
()
()
()
()
()
()

O que nossos clientes estão falando sobre nós:

Em 30 de Abril de 2018

Serviço profissional, funcionários solícitos, e com know how e experiência!!! Nota 1000!!!

Gil Tandeta Gregorio

Produto: ESP Eclipse II Japan

Em 2 de Maio de 2018

Produto novo e bom. Ótimo SAC, sempre disponíveis para esclarecer minhas dúvidas. Parabéns! Indico muito!

Ana Beatriz Gomes Bezerra

Produto: Ukulele Shelby Su 23 M Concert

Em 02 de Maio de 2018

Ótimo produto, e além do mais foi entregue antes do prazo. Satisfeito com a compra!

Lucas Gamesh

Produto: Violão Eletroacústico Flat Cutaway Nylon Nf-14 Preto Giannin

Em 4 de Maio de 2018

Paulo Tonon

Produto: Pedal Electro Harmonix Pitch Fork Com Nota Fiscal**

Em 8 de Maio de 2018

Produto foi entregue bem embalado e de acordo com as especificações. A entrega ocorreu 10 dias antes do prazo determinado. Super recomendo.

Produto: Violão Giannini Flat Eletroacústico Nf14 Bk Nylon C Afinador

Em 19 de Maio de 2018

muito bom! compra realizada, instrumento em mãos, parabéns pelo excelente atendimento! recomendo

Produto: Shelby by Eagle Soprano Su21m

Inscreva-se em nossa newsletter

para receber dicas, aulas e descontos exclusivos!