Cifra Club

Quer saber como comprar piano? Veja o que você precisa

Se você está pensando em comprar um piano, saiba que há alguns fatores importantes que precisam ser levados em conta antes de fazer sua escolha. Por isso, apresentamos aqui um guia especial para não correr riscos na hora da sua aquisição!

Piano acústico de cauda
Os pianos acústicos são tratados como os “clássicos”, sendo sonho de muitos promissores pianistas (Foto/Reprodução/Internet)

Em primeiro lugar, há vários tipos e formatos do instrumento no mercado, o que torna a tarefa um pouco mais complicada. Então, para ter um auxílio de luxo nessa tarefa, veja agora algumas dicas de como escolher um piano, considerando atentamente todas as questões envolvidas!

5 dicas para não errar quando for comprar um piano

Antes de mais nada, queremos parabenizá-lo pela decisão de comprar um piano!

Trata-se de um dos instrumentos mais versáteis que existem, podendo se adaptar muito bem quando tocado junto a outros instrumentos. E, ao mesmo tempo, é ideal para ser tocado sozinho!

Portanto, para garantir que você faça a melhor escolha na hora da compra, separamos 5 questões fundamentais para ter em mente.

1. Conheça os diferentes tipos de piano

Para começar, é bom que você tenha bem clara a sua finalidade com o instrumento, ou seja, que saiba exatamente para que vai comprar um piano. Cada tipo de piano possui diferentes sonoridades e formatos. Por isso conheça bem as alternativas e leve em conta o uso que fará do instrumento.

Em geral, os pianos tradicionais são mais caros e muito grandes. Logo, se tornam difíceis de transportar e posicionar em sua casa. Mas, claro, apesar das inúmeras opções modernas, nada substitui um instrumento desses em sonoridade e presença.

Portanto, fique agora, em mais detalhes, com as alternativas de piano disponíveis:

Piano Acústico

São os que chamamos anteriormente de “pianos tradicionais”. Com uma estrutura de madeira, esse tipo de piano utiliza-se de cordas e martelos para produzir seus sons. Portanto, eles integram a categoria de instrumentos de corda percutida.

Toda essa estrutura pode ser encontrada em dois formatos principais:

  • Na horizontal, com o piano de cauda;
  • Na vertical, com os pianos verticais e os pianos de armário

Ter todo o seu processo mecânico dá ao piano acústico um controle incrível e uma sonoridade única. Por outro lado, seu som não pode ser amplificado de uma maneira muito simples.

Os pianos acústicos são tão populares e admirados que se tornaram, para muitos, um mero item de decoração. Todo o seu esmero de produção gera um custo muito alto. Dessa forma, acaba sendo pouco acessível para aqueles que estão apenas começando no instrumento

Além disso, como já falado, pesam contra ele a questão do espaço demandado e as suas dificuldades de locomoção. Por fim, devemos mencionar que esse tipo de piano tem uma necessidade de ser afinado frequentemente, o que exige a contratação de um profissional especializado em afinação.

Confira uma famosa utilização de piano acústico, nesta versão de Shots, do Imagine Dragons:

Piano Digital

Muitas vezes confundido com o teclado elétrico, o piano digital (ou eletrônico), simula o comportamento de um piano acústico ao máximo. Porém, diferentemente do anterior, ele produz os sons através de dados guardados digitalmente em sua memória.

Essa categoria é ideal para aqueles que não têm espaço sobrando em casa e querem pagar menos por seu instrumento. Afinal, a maioria dos modelos digitais é mais barata e menor do que os pianos acústicos, por exemplo.

Outra diferença é que o piano elétrico não precisa ser afinado. Além disso, seu sistema permite que ele mude de tom conforme a afinação dos outros instrumentos da banda.

Seu som pode ser amplificado e a sua portabilidade é bem maior. Dessa forma, é uma ótima alternativa para quem toca em apartamentos, pois a maioria dos modelos aceita fones de ouvido como saída de som.

Se liga só nesse cover do hit Perfect, de Ed Sheeran, tocado em um piano digital:

Teclados elétricos e outras opções modernas

Incluímos teclados elétricos e mais opções modernas porque, além de boas portas de entrada para iniciantes, funcionam como substitutos aos modelos anteriores em muitos casos.

Além disso, em geral, eles possuem preços mais acessíveis e uma versatilidade maior, podendo ter vários tipos de sons diferentes dentro de um mesmo instrumento.

O teclado elétrico é a forma mais popular do instrumento. Sua principal diferença para os anteriores é em relação às teclas. Enquanto que em um piano existem 88 teclas, os teclados possuem, normalmente, 61.

Além disso, as teclas do teclado são bem mais sensíveis. Assim, podem facilitar para iniciantes, que não sentirão muito peso ao tocar, mas são péssimos para controlar a intensidade e outras modulações do som.

Por sua vez, o teclado controlador não vem com modos de sons já de fábrica, precisando de um computador para servir como biblioteca sonora. Esse modelo é muito comum em estúdios e em locais onde se faz necessária uma grande biblioteca de sons diferentes.

Por último, vale mencionar também os pianos em touchscreen e, ainda, o curioso modelo de piano portátil em formato de luva.

2. Fique ligado no seu orçamento

Cada um dos tipos de piano apresentados terá diferentes faixas de preços, como já foi falado. Porém, acreditamos que o principal critério de sua escolha deve ser o tipo de uso que você fará do instrumento. Depois disso, você pode adaptar sua escolha em relação ao orçamento.

Naturalmente, nessa questão de utilidade, você levará em conta o domínio que já tem do instrumento, além de quanto e onde pretende praticar.

Nesse sentido, por exemplo, não vale a pena escolher um piano de cauda para aprender a tocar. Por outro lado, se você é um músico à procura de um instrumento para trabalho, faz mais sentido tentar adaptar o orçamento à sua necessidade.

A partir dessas questões, você poderá analisar a qualidade dos instrumentos e identificar aqueles com melhor adequação às suas intenções e possibilidades.

Além disso, colocamos o orçamento como um fator secundário, porque, mesmo optando por modelos melhores avaliados, ainda é possível encontrar opções mais baratas dessa categoria. Por exemplo, comprando um instrumento usado.

3. Invista em pianos usados

O piano está no topo da lista quando falamos em durabilidade de instrumentos. Seu valor, assim como a maioria dos instrumentos, não diminui com o tempo. E, ainda assim, a opção pelo instrumento usado pode representar uma vantagem na hora de fechar as contas.

O piano acústico precisa de mais cuidados que o elétrico, necessitando de diversos reparos durante a sua longa vida. Então, se você está procurando por um modelo acústico, verifique se ele passou por todas as revisões necessárias.

Agora, se você quer comprar um piano elétrico, pode ficar mais tranquilo. Além de ser um instrumento muito durável, ele não precisa de tantos reparos quanto seu irmão clássico. Uma vez que todo o seu mecanismo é digital, seu acompanhamento é quase nulo.

4. Atente-se para onde e como comprar um piano

Você pode encontrar pianos de todos os tipos em lojas especializadas. Mas o fator localização deve ser levado em conta na hora de fechar seu orçamento, pois vai incluir custos de entrega e manutenção do instrumento. Então, fique atento!

O mesmo vale para a internet. Aí, você vai encontrar ainda mais opções, desde lojas especializadas a sites de compras. Porém, nesse caso, é bom redobrar a atenção para não acabar caindo em golpes! O ideal é, antes de comprar, buscar informações a respeito da confiabilidade do vendedor.

5. Consulte os especialistas

Quando o assunto é comprar instrumentos musicais, perguntar para alguém que entende do assunto é essencial. Portanto, fale com um professor, um músico ou um amigo que já toca. Inclusive, pessoas que já te conhecem saberão melhor qual é o modelo ideal para você.

E aí, pronto para comprar um piano?

Finalmente, você já sabe tudo o que precisa para comprar um piano. Agora é só agir!

E, se gostou desse artigo, lembre-se de compartilhar também com os amigos que estão pensando em comprar esse instrumento fantástico.

Fique atento no Cifra Club para mais dicas imperdíveis!

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK