Metrônomo: O que é e Como Ele Pode Te Ajudar

Blog do Music Jungle

Por Equipe Music Jungle em 17 de Abril de 2018

O que você acha de ter com você algo que vá melhorar muito seu ritmo e ainda vai te ajudar a tocar mais rápido? E o melhor, de forma gratuita! Muito bom, né?

Estou falando do metrônomo!

Sim, esse aparelhinho para o qual muito estudante de guitarra torce o nariz. Mas acredito que seja porque tenham dificuldade em lidar com ele. Se for usado da maneira correta, ele pode te levar ao próximo nível na guitarra.

Um metrônomo é uma ferramenta prática que produz um pulso estável (ou batida) para ajudar os músicos a tocar ritmos com precisão. Os pulsos são medidos em batimentos por minuto (BPM). A maioria dos metrônomos é capaz de tocar de 35 a 250 BPM. 

Quão importante é o tempo? Os músicos iniciantes invariavelmente prestam mais atenção às notas do que ao tempo. Talvez isso aconteça porque costumamos "atrasar" o tempo desde o início - desacelerando as coisas para aprendê-las com precisão. Ou talvez seja porque o dedilhado das notas é visual, enquanto o tempo é um pouco mais abstrato. Mas você já parou e pensar sobre o fato de que é tão "errado" tocar a nota certa na hora errada quanto tocar a nota errada na hora certa?

O primeiro passo no uso do metrônomo é entender as assinaturas de tempo. As assinaturas de tempo são encontradas no início de uma musica. Assinaturas de tempo consistem em dois números. O número superior indica o número de batidas em uma medida, enquanto o número inferior corresponde ao valor da batida. Na maioria das vezes, você verá 2, 3, 4 ou 6 batidas por compasso. As batidas geralmente são semitons (o número inferior da assinatura do medidor é “2”) ou semínimas (“4”) (o número inferior da assinatura do medidor é “4”).

Aqui estão alguns exemplos:

4/4: quarto batimentos por medida.
 
3/4: três batidas por medida
 
2/2: 2 batidas por medida
 
O que é, de fato, o metrônomo?

O metrônomo já passou por várias transformações ao longo do tempo. Ele já foi um aparelho mecânico, que funcionava com um pêndulo, mas hoje ele pode ser um app gratuito que está no seu smartphone.

Sua função é produzir cliques (batidas, tics…) regulares para que o estudante possa praticar seu instrumento.

Seu principal parâmetro é a regulagem de bpm (batidas por minuto). Por exemplo, se um metrônomo está regulado para tocar a 60 bpm, em um minuto, ele produzirá 60 batidas.

Para quê serve o metrônomo?

As duas formas didáticas mais populares de utilização do metrônomo são:

  • Tocar exercícios e músicas no ritmo correto: Mesmo configurando o metrônomo para uma velocidade lenta, tocar corretamente com ele exige que você tenha entendido o ritmo da música ou exercício. Você terá mais consciência sobre o que está tocando.
  • Treinador de velocidade: A repetição do exercício/música juntamente com o aumento gradativo da velocidade do metrônomo é uma das maneiras mais eficientes de aumentar sua velocidade na guitarra.

Os cinco passos da prática

Etapa 1: desligue-o.

Agora que voocê já esta convencido a usar um metrônomo, o primeiro passo é desligá-lo. O que!? Sim, é verdade. Quando você começa a aprender uma parte da música, você quer se familiarizar com as notas sem se preocupar com o tempo. Permita-se sentir os padrões, acordes, etc., levando o tempo que for necessário para obter cada mudança e memorizar a sensação dela. Depois de ter as anotações, é hora de pegar o seu metrônomo.

Passo 2: Começe lento, depois construa.

Agora ligue-o e toque devagar. Não excessivamente lento, mas moderadamente lento. É claro que o que é lento para um iniciante não é o mesmo que um músico avançado. O objetivo é encontrar um intervalo que lhe pareça confortável e depois aumentá-lo gradualmente.

Etapa 3: Encontre o problema

A música nunca é de igual dificuldade. Haverá áreas mais fáceis e áreas mais difíceis. Conforme você aumenta o tempo, você notará certos pontos problemáticos e "pontos de tensão" começam a aparecer. A natureza implacável do metrônomo ajuda a identificar esses pontos. Sem isso, é provável que você desacelere inconscientemente nesses pontos.

Etapa 4: Pratique o probelma separadamente

Com o metrônomo desligado, tente tocar apenas duas notas / acordes que estão sendo sua dificuldade. Em outras palavras, toque apenas o movimento difícil sozinho, isoladamente, repetidamente, até que você comece a se sentir mais confortável. Tenha em mente que você pode precisar levar isso extremamente lento no começo. Não importa. Essa prática é muito mais benéfica.

Etapa 5: Repetir

Agora ligue o metrônomo e toque toda a música, você irá perceber que ela fluira com muito mais facilidade. Se forem necessários tempos mais rápidos, repita todo o procedimento. Identifique os novos pontos de estresse e refine sua técnica conforme apropriado, usando o mesmo sistema que acabamos de passar.

 

 2 Metrônomos Gratuitos de Metrônomo para Você Usar

  • Pro Metronome (EUMLab)

Este é o app de metrônomo que uso para estudar e dar aulas. Na versão gratuita, é possível trocar a fórmula de compasso, timbre dos clics e possui a função TAP tempo. Basicamente, tudo o que você precisa.

Baixe no Google Play 

  • Metrônomo do Google

Este é bem fácil de usar, mas precisa de conexão à internet. Basta você digitar a palavra “metrônomo” (com ou sem acento) no google que ele aparece. A palavra aqui é praticidade, então ele só dá a opção de configurar a velocidade.

 

 

 

 

Comentários

Este post ainda não tem comentários... Que tal ser o primeiro?

Vistos Recentemente

{{item.titulo}}

Não disponível

opções de compra a partir de
Mais Vendido
(()
()
()
()
()
()
()
()

O que nossos clientes estão falando sobre nós:

Em 30 de Abril de 2018

Serviço profissional, funcionários solícitos, e com know how e experiência!!! Nota 1000!!!

Gil Tandeta Gregorio

Produto: ESP Eclipse II Japan

Em 2 de Maio de 2018

Produto novo e bom. Ótimo SAC, sempre disponíveis para esclarecer minhas dúvidas. Parabéns! Indico muito!

Ana Beatriz Gomes Bezerra

Produto: Ukulele Shelby Su 23 M Concert

Em 02 de Maio de 2018

Ótimo produto, e além do mais foi entregue antes do prazo. Satisfeito com a compra!

Lucas Gamesh

Produto: Violão Eletroacústico Flat Cutaway Nylon Nf-14 Preto Giannin

Em 4 de Maio de 2018

Paulo Tonon

Produto: Pedal Electro Harmonix Pitch Fork Com Nota Fiscal**

Em 8 de Maio de 2018

Produto foi entregue bem embalado e de acordo com as especificações. A entrega ocorreu 10 dias antes do prazo determinado. Super recomendo.

Produto: Violão Giannini Flat Eletroacústico Nf14 Bk Nylon C Afinador

Em 19 de Maio de 2018

muito bom! compra realizada, instrumento em mãos, parabéns pelo excelente atendimento! recomendo

Produto: Shelby by Eagle Soprano Su21m

Inscreva-se em nossa newsletter

para receber dicas, aulas e descontos exclusivos!