Uma seleção de instrumentos com FRETE GRÁTIS

Mente aberta é a oficina do bom músico

Blog do Music Jungle

Por Equipe Music Jungle em 26 de Dezembro de 2017

"E aí, galera, na paz? Hoje nosso tema será mantendo a mente aberta. O ponto chave dessa questão é pregar a não aversão a qualquer forma de música, seja ela ou não interessante ao seu gosto pessoal.

Explico: uma aversão ao Heavy Metal poderia preveni-lo de aprender o Tapping, uma técnica muito importante não somente para aqueles licks à lá Van Halen, mas também uma maneira de se criar vozes de acordes bastante distintas e mais próximas a um piano.

Em contrapartida, um guitarrista muito focado apenas no Rock Clássico pode até conhecer o Tapping, mas há uma grande chance dele não ter conhecimento algum sobre Pentatônicas Orientais, que fazem o estilo de Marty Friedman tão distinto.

Enfim, se eu puder realmente dar uma dica, essa é: ouça vorazmente a maior quantidade de coisas possíveis, das mais variadas, inclusive as que não tem absolutamente nada a ver com guitarra e aquelas nas quais você simplesmente não conhece uma notinha sequer.

Fechando o assunto de hoje, eis algumas sugestões para audição:

  • o álbum Jeff Beck’s Guitar Shop. Apesar de eu achar que tudo do Jeff é válido, esse álbum possui uma faixa chamada Where Were You, onde ele manipula harmônicos de uma forma incrível. Jeff jura que sua inspiração para isso foi um álbum obscuro de canto coral Búlgaro.

[caption id=""attachment_2357"" align=""aligncenter"" width=""500""] Ilustração do Jeff Beck’s Guitar Shop.[/caption]

E há nacionais também. O Brasil é uma colcha de retalhos quando fala-se em música. Assim, há músicos que pensamos não 'fazer' certo estilo, mas acabamos enganados. Por exemplo: o Chimbinha (do Calypso) tem um álbum de guitarrada paraense que vale uma ouvida.

Fora isso, ah, temos muita gente boa: Villa-Lobos, Adoniran Barbosa, a Elis Regina, o Exaltasamba, Mc Catra, a Anitta, Elza Soares, os Paralamas do Sucesso, o Calcinha Preta, Biquini Cavadão, Mamonas Assassinas, Tremendão, Ratos do Porão, Angra, Sepultura, Soul Fly... só aqui no nosso país há muita coisa que vale a pena pesquisar, coisa de mais para citar aqui, como músicas folclóricas e regionais. Fora os clássicos sambas, pagodes, funks, mpbs, pops e rocks. Pelo YouTube é possível se maravilhar com muita coisa diferente nacional. Há também meios mais exclusivos, como a Billboard, a Rolling Stone e a Backstage.

Mantenham a mente aberta e boa música!"


Comentários

Este post ainda não tem comentários... Que tal ser o primeiro?

O que nossos clientes estão falando sobre nós:

Em 18 de Janeiro de 2018

Produto entregue no prazo, e em perfeitas condições

Em 12 de Fevereiro de 2018

Muito boa. Entrega rápida

Em 04 de Dezembro de 2017

Sensacional, houve uma pequena demora no envio, talvez por indisponibilidade no estoque, mas logo foi solucionado e de resto foi excelente. Boa comunicação, qualidade e compromisso...

Em 01 de Dezembro de 2017

Segunda vez que compro pelo site, a entrega foi rápida e sem nenhuma eventualidade. O vendedor é de procedência, estou ansioso para ligar ele...

Em 04 de Dezembro de 2017

ótimo - chegou rapidão! :) som ótimo para estudo!