Gaita de Boca: Qual é a ideal para você

Blog do Music Jungle

Por Equipe Music Jungle em 10 de Novembro de 2017

Quando o assunto é tocabilidade, bom preço e portabilidade é muito difícil achar algum instrumento que se compare com a gaita. Além do seu baixo preço e do seu tamanho, gaitas são capazes de produzir uma ótima gama de timbres, essa versatilidade faz com que esse instrumento de sopro seja ideal para diversos estilos musicais como, blues, country, rock e jazz.

Nesse artigo, nós iremos analisar 3 tipos de gaita, que também podem ser chamadas de harmônica, mostraremos as características de cada modelo, para que você possa ver qual é a melhor e consiga aprender a tocar gaita com mais facilidade.

Tipos de Gaita

Existem diversos tipos de gaita, mas são três modelos dentre todos esses que acabam se destacando, esses são diatônico, cromático e trêmulo.

Gaitas Diatónicas

Essa é a categoria mais famosa no mundo das gaitas, você irá encontrar esse modelo em estilos como Pop, Blues e Folk. Elas são mais limitadas em timbres, o que significa que não possuem todas as notas das escalas. Essa característica faz com que esse modelo seja ideal para aqueles que querem começar a tocar esse instrumento. Quase tudo que se encontra pela internet de vídeo aulas de gaita são feitas com as diatônicas. Se você estiver dando seus primeiros passos neste instrumento procure comprar esse modelo, pois ela é a melhor gaita para iniciantes.

É muito comum vermos diversos modelos que possuem tons diferentes, a maioria dos músicos acabam com uma coleção de diatônicas de vários fabricantes e timbres. Uma vez que o preço da gaita é muito mais modesto do que os outros.

Gaitas Cromáticas

A maioria das gaitas cromáticas usam uma barra deslizante ativada por um botão que redireciona o ar do bocal para a placa. Com a habilidade e técnica corretas, você pode tocar a maioria das escalas com essa ferramenta da cromática.

As gaitas cromaticas são mais difíceis de tocar do que as diatônicas. Portanto, recomendamos que você comece com um diatônico até o momento que você estiver pronto para assumir um instrumento mais desafiante. Aprender a tocar primeiro em todas as posições em uma diatônica permitirá que você toque mais facilmente uma cromática.

Gaitas Tremolo

A característica distintiva da gaita tremolo é que ela tem duas lâminas por nota, uma ligeiramente afiada e outra ligeiramente plana. É isso que os ajuda a produzir um som estridente, é essa característica que deixa esse tipo de gaita ainda mais difícil de ser tocada.

A gaita tremolo às vezes são usadas em música asiática e pop, produzem um tom rústico que é ideal para tocar músicas de cowboy em torno da fogueira.

Gaitas especiais

Embora muito menos comuns do que os tipos que já discutimos, as gaitas especializadas são populares para uso em conjuntos de gaitas ou em orquestras.

Gaitas Chord

Estes são, geralmente, instrumentos de grande porte que podem produzir até 48 acordes diferentes e normalmente são definidos em blocos de clusters de quatro notas. Cada nota geralmente tem dois juncos sintonizadas em uma oitava. Essas gaitas fornecem apoio rítmico e melódico em conjuntos de gaitas.

Gaitas para Orquestra

Com certeza essas são as gaitas mais complicadas de serem tocadas, elas possuem diversas combinações diferentes permitindo que o músico tenha diversos tipos de arranjos diferentes.

Equipamentos Elétricos

Nos dias de hoje o tocador de gaita tem muitas opções em relação a microfones e amplificadores. Os que usam a gaita para Blues e Rock costumam tocar com um microfone em suas mãos. Essa combinação de mic mais os lábios e a boca pode criar uma câmara de som que é manipulada para criar tons espirituosos e pesados.

A desvantagem deste método de uso é que o microfone está muito exposto as freqüências dos outros equipamentos do palco, como amplificadores e até mesmo outros mics. Essa exposição pode gerar ruídos muito altos e até mesmo interferências.

Mas para evitar que isso aconteça, alguns microfones incluem um botão de volume que pode ajudar a evitar esses os temidos ruídos, enquanto outros, em virtude de seu tamanho pequeno, podem ser facilmente protegidos pelas mãos do tocador.

Agora que já sabe como escolher e comprar uma gaita, veja as nossas gaitas à venda aqui.