Semana dos Pedais - Uma seleção de Pedais com AS MELHORES OFERTAS DO MERCADO

Banda Holofotes e o clipe "Me Tira o Couro" - Bastidores do Som

Blog do Music Jungle

Por Equipe Music Jungle em 06 de Setembro de 2017

Recentemente a Banda Holofotes fez um clip da música "Me Tira o Couro”, com uma produção visual e musical maravilhosa. Entrevistamos o vocalista guitarrista da banda Gabriel Von Brixen que contou em detalhes todo o processo de gravação do videoclip!

 

Deixe o som rolando e leia a nossa entrevista com eles!

 



Pra começar, conta um pouco pra gente sobre a Holofotes: quando e como a banda surgiu?

 

Bom, a banda começou com o intuito de criar versões de clássicos da world music, com arranjos bem diferentes do original. Se você acessar nosso canal do YouTube, encontrará versões malucas de "Superstition" do Stevie Wonder e "I Can See Clearly Now", do Jimmy Cliff. Isso foi em 2013, mas naturalmente a gente foi se adequando ao mercado pra tocar em mais lugares e garantir mais shows, então o espaço para essas versões foi ficando menor também por não serem tão comerciais.

 

A banda tem um rock and roll nacional e uma pegada bem original. Qual a proposta da banda e de onde veio a inspiração?

 

Com certeza! A gente sempre se abasteceu com muitas referências nacionais, afinal temos excelentes nomes aqui no país. Com o ritmo semanal de shows, ensaios e gravações, fora a sintonia que temos juntos tocando, foi inevitável começar a compor algumas coisas. Temos um trabalho bem minucioso e a preocupação de trazer algo com bastante originalidade e personalidade pro público. Podemos dizer que a "Me Tira o Couro" foi a primeira canção que realmente nos representou em termos de sonoridade. E quanto a inspiração, acredito que principalmente por cada integrante vir de uma região bem distinta do Brasil, o leque de influências é gigantesco, mas podemos citar Nação Zumbi, Charlie Brown Jr., Paralamas, Led Zeppelin e RATM como grandes referências.

 

A música “Me Tira o Couro” tem um significado literal, entretanto o clip foge dessa visão, nos lembrando muito dos tempos áureos do rock nacional na MTV brasileira, porque vocês optaram por essa linguagem mais abstrata?

 

A gente teve a felicidade de ter o nosso amigo André Hã na direção desse clipe. Sempre acreditamos no potencial criativo dele e quando ele trouxe as idéias de textura, conceito, referências roteirizadas a gente caiu pra trás! O "tirar o couro" representa você se entregar pra uma paixão avassaladora com todas as suas forças, o clipe dialoga com a textura da argila seca, remetendo ao couro da pele, terra, deserto e cabeças de boi, sacrificar a vida por alguém até as últimas consequências. Tudo isso veio do André e acho que ele fez um trabalho excepcional.

 

Em termos de produção, qual foi a parte mais trabalhosa para a confecção do clipe?

 

Sem dúvida foi a parte da argila, pois pra passar ela no corpo todo já foi bem demorado e após a secagem, ela se esfarela muito rápido com o menor movimento do corpo. Então foi desafiador gravar essas cenas. Temos o making of desse processo no nosso canal do YouTube e Instagram.

 

 

Como foi feita a gravação dos instrumentos?

 

A bateria e o baixo foram gravados nos estúdios da Antfood. Lá tem uma sala com pé direito bem alto e com excelente tratamento acústico, prés e microfones incríveis. As guitarras gravamos no estúdio do Centro Cultural Rio Verde, levei meu sistema de gravação pra lá e usamos somente o Marshall JCM 800 de lá. Os vocais, como tenho home studio em casa, gravei sozinho com um Shure SM7b.

 

Qual o setup vocês usaram para gravar esse som?

 

Tanto eu, quanto o Marcelo, guitarrista da Holofotes, usamos o Marshall JCM 800, com nossos pedais. Usamos praticamente só pedais de drive pra empurrar o Marshall, incluindo BBE Screamer antigo, BOSS Blues Driver que tenho modificado pela Monte Allums, Sigma Drive e um TS9. O Marcelo usou um wah-wah Cry Baby em uma parte da introdução, e eu usei um Mini Vibe da MXR no primeiro verso apenas.

 

Os instrumentos que vocês utilizaram para gravar o clipe, são os mesmos que vocês usam para tocar em shows?

 

De guitarras o Marcelo usou uma telecaster HH da N. Zaganin, e eu usei minha Fender stratocaster japonesa com um Dimarzio Chopper na ponte e uma Epiphone Firebird Pelham Blue. Usamos sim essas guitarras nos shows semanais, atualmente estou tocando direto com a strato. Possuo também uma Fender telecaster japonesa incrível com pickups da Guitar Garage, mas pelo som da banda ser mais pesado, acabo não levando ela nos shows.

 

O clipe possui um grande esmero, tanto na parte visual, quanto na parte musical. Quais cuidados vocês tiveram ao gravar ambos?

 

A gente é meticuloso em todo o processo desde a criação das bases, letras e principalmente arranjo. E tudo isso favorece demais a parte da gravação, pois o som já está com uma boa sensação, estrutura, e precisamos apenas captar muito bem e levar ao melhor nível possível na finalização. Você colocar uma música no mundo é uma grande responsabilidade com o próprio trabalho, então damos o nosso melhor e nos cercamos de amigos e parceiros que somam muito no nosso processo.

 

Uma curiosidade, tocar de máscara e todo pintado é mais difícil?

 

Hehehe, acho que todo mundo vai se perguntar isso. Muito! Mas não recomendo!!! Imagina o Kiss com toda maquiagem e aquelas roupas de super homem anos a fio nas turnês, guerreiros! Só posso dizer que temos um puta clipe no ar, compartilhem com os amigos por aí, ficou lindo demais.

 

Muito obrigado pelo espaço aqui no Music Jungle, foi um honra mesmo! Pra quem quiser curtir o som, está em todas plataformas digitais também.

 

Facebook da Holofotes: facebook.com/holofotesoficial

Instagram da Holofotes: instagram.com/holofotesoficial

Site da Holofotes: www.holofotes.co

 

DEEZER: http://bit.ly/2uO8eC6

SPOTIFY: http://spoti.fi/2tXiQj4

ITUNES: http://bit.ly/2weitxr

GOOGLE PLAY: http://bit.ly/2vlJzGt

AMAZON: http://amzn.to/2tReFRW




Comentários

Este post ainda não tem comentários... Que tal ser o primeiro?

Vistos Recentemente

{{item.titulo}}

Não disponível

opções de compra a partir de
Mais Vendido
(()
()
()
()
()
()
()
()

O que nossos clientes estão falando sobre nós:

Em 30 de Abril de 2018

Serviço profissional, funcionários solícitos, e com know how e experiência!!! Nota 1000!!!

Gil Tandeta Gregorio

Produto: ESP Eclipse II Japan

Em 2 de Maio de 2018

Produto novo e bom. Ótimo SAC, sempre disponíveis para esclarecer minhas dúvidas. Parabéns! Indico muito!

Ana Beatriz Gomes Bezerra

Produto: Ukulele Shelby Su 23 M Concert

Em 02 de Maio de 2018

Ótimo produto, e além do mais foi entregue antes do prazo. Satisfeito com a compra!

Lucas Gamesh

Produto: Violão Eletroacústico Flat Cutaway Nylon Nf-14 Preto Giannin

Em 4 de Maio de 2018

Paulo Tonon

Produto: Pedal Electro Harmonix Pitch Fork Com Nota Fiscal**

Em 8 de Maio de 2018

Produto foi entregue bem embalado e de acordo com as especificações. A entrega ocorreu 10 dias antes do prazo determinado. Super recomendo.

Produto: Violão Giannini Flat Eletroacústico Nf14 Bk Nylon C Afinador

Em 19 de Maio de 2018

muito bom! compra realizada, instrumento em mãos, parabéns pelo excelente atendimento! recomendo

Produto: Shelby by Eagle Soprano Su21m

Inscreva-se em nossa newsletter

para receber dicas, aulas e descontos exclusivos!