Cifra Club

Como compor músicas? Confira as melhores dicas sobre esse assunto

Muito se ouve falar que compor músicas é um dom, e até é possível que haja algum grau de verdade nisso. No entanto, fazer letras e melodias envolve principalmente aquilo que é necessário à toda profissão: estudo e técnica.

Compositora escreve música sentada no sofá
“Como compor músicas?” É preciso entender, primeiramente, que não há fórmulas mágicas (Imagem/FreePik)

Parafraseando uma célebre frase (atribuída de modo não unânime ao inventor Thomas Edison): uma composição é resultado muito mais da transpiração do que da inspiração. Em outras palavras, trata-se de uma habilidade que pode ser construída com o tempo.

As melhores dicas de como compor músicas

É claro que não há “receita de bolo”, mas existem algumas coordenadas que estão presentes em boa parte das canções, especialmente as que têm ou pretendem ter algum apelo popular. A seguir, você confere as principais dicas de como compor músicas.

1- Não existe jeito errado de compor uma música

Eis um dos principais bloqueios dos músicos: pensar que existe um jeito certo de compor uma música. Você tem liberdade total de fazer o que quiser e “errar” quantas vezes for preciso, porque não existe jeito certo, nem canção certa. Algumas melodias são mais “chiclete” do que outras. Ademais, todo músico já escreveu canções bizarras ou que nunca mostrariam para o público.

Está tudo certo! É por isso que sempre revisamos nossas letras e músicas depois de um tempo de molho. Então esqueça esse bloqueio e manda ver nas composições.

Dica dentro da dica: exprimente deixar sua letra ou melodia “descansando” por alguns dias para refrescar a mente e alimentar o senso crítico. Com esse distanciamento de alguns dias, é possível perceber o real potencial da canção ou letra.

2. Procure por inspiração musical

Antes de compor, é ótimo tentar alimentar sua inspiração musical. E essa inspiração pode vir de tudo ao nosso redor: emoções, relacionamentos, a natureza, pessoas e experiências, entre tantas outras coisas.

Compositor com violão passando pelos processos de como compor músicas
Buscar referências é imprescindível para o trabalho de um compositor (Imagem/FreePik)

Para gerar ideias diferentes, você precisa fazer coisas diferentes. Experimente sair de casa, ir a lugares que você nunca foi antes e fazer coisas novas. Até mesmo coisas simples como andar em um parque que você nunca foi, ou andar pela rua da sua casa funcionam bastante.

3. Use um software de composição musical

O software de composição musical pode ser o melhor amigo de um músico. Estes programas ajudam no processo de escrita, organizando o trabalho e permitindo que você veja o que você está tocando. Pacotes de software de qualidade fornecem recursos essenciais como, por exemplo:

  • um metrônomo, para manter a batida;
  • um playback para tocar com alguma gravação;
  • entrada para ligar o instrumento ou microfone diretamente no computador e gravar algo que você toca ou canta;
  • e várias ferramentas de edição, para ajudar na composição da estrutura da música.

Se os programas de produção musical ainda são tabus para você, chegou a hora de rever conceitos!

4. Experimente compor a partir de uma progressão de acordes ou de um groove

Quando você pega uma guitarra ou senta para tocar piano, geralmente você manda alguma progressão de acordes ou algum groove inconscientemente. Ótimo!

Mergulhe fundo no grooveria e continue tocando, pois, assim você pode criar uma ambientação para inventar uma música, uma melodia ou até mesmo uma letra, especialmente quando você tem outros músicos te acompanhando. Além disso, um bom groove é um dos primeiros elementos que o público costuma notar quando ouve uma música.

Mas não fique somente na progressão de acordes ou no groove. Na maior parte dos estilos musicais, essas duas coisas são apenas parte das ideias de arranjos, o que não significa que você compôs uma canção completa e super original. Sem uma melodia forte ou uma letra bem construída, esse groove ou progressão de acordes é só um fragmento de composição.

5. Experimente tocar outros instrumentos

É comum que compositores fiquem travados de tempos em tempos. A consequência, conforme você pode imaginar, é o caminho no qual todas as músicas começam a soar iguais, mesmo tentando novas combinações de notas ou uma batida diferente.

Uma maneira legal pra abrir a mente para novas ideias é tentar tocar um instrumento que você teve pouco contato prático. Com esse instrumento diferente, você pode criar melodias até então impensadas, arranjos ou estruturas inéditas para sua canção.

6. Pense na estrutura musical

Vale insistir que não há regra ou “receita de bolo”, mas boa parte dos gêneros musicais segue uma estrutura relativamente determinada. Você pode muito bem sair dessa estrutura, mas é legal que isso seja feito de propósito, e não por falta de conhecimento.

Alguns estilos costumam ter solos de guitarra, outros de saxofone, e outros nem solos têm. Alguns repetem uma vez o refrão no meio da música e duas vezes no final, outros nem refrão possuem.

Para entender melhor isso, voltemos ao que foi dito na primeira dica: você precisa escutar muita música. Ao escutá-las, pensando na estrutura, você deve entender como aquele determinado estilo musical funciona, como a canção é “montada”. Determinado gênero costuma ter muitos ou poucos acordes? Quantos compassos tem a introdução? A letra se repete? 

A não ser que haja uma intenção de sair do comum, procure obedecer esta estrutura e você terá uma música mais fácil de ser admirada.

7- Grave tudo que criar

Poucos eventos são piores para um compositor do que inventar um riff ou melodia sensacional e se esquecer de tudo 20 minutos depois, justamente porque a ideia não foi gravada. Esquecer melodias, riffs, grooves é algo bastante frustrante.

Um exemplo interessante é Under Pressure, hit do Queen. O baixista John Deacon criou o icônico riff da música, mas não o gravou e quase esqueceu uma das canções mais icônicas da banda. Por sorte, o baterista Roger Taylor e David Bowie lembraram o riff.

Portanto, é essencial anotar cada criação sempre, enquanto ela está sendo feita ou mesmo que esteja só na cabeça. Faça uma gravação simples no smartphone ou uma anotação da partitura da ideia em um pedaço de papel. Afinal, será muito mais fácil continuar a trabalhar na música a partir das gravações iniciais.

8. Componha a partir de uma ideia ou conceito de letra

Existem vezes que as nossas experiências nos levam a ideias incríveis para novas músicas autorais. Capte o sentimento e a emoção do seu conceito, mergulhe nele e realmente conte sua história. Não seja vago, na hora de escrever a letra.

9. Lembre-se que a letra da música é importante

A não ser que você ou sua banda estejam fazendo música instrumental, a letra da música é, sem dúvidas, a parte mais importante da sua canção. Escrever letras, no entanto, pode ser um dos aspectos mais frustrantes e difíceis do processo de composição, especialmente se você for um compositor pouco experiente

Ter uma ideia clara o acerca da mensagem que sua música vai passar é um bom começo. Você pode escrever exatamente o que quer falar em cada parte da letra (estrofe 1 – X, estrofe 2 – Y, estrofe 3 – Z) e depois começar a organizá-la com o ritmo, a estrutura, a cadência das palavras para encaixá-las em uma melodia.

Ilustração de compositor com violão na mão e assobiando uma melodia
Escrever as letras que valorizam a melodia, e vice-versa, é um processo desafiador (Imagem/Freepik)

Além disso, uma melodia que seja forte e memorável – que está geralmente situada no refrão – é particularmente importante para resumir a ideia central da letra, enquanto os versos e a bridge pro refrão podem ser construídos ao redor do tema central.

10. Faça colaborações e parcerias com outros músicos

Se você está passando por aquele período de bloqueio criativo, ou não, uma boa ideia é a de fazer colaborações ou parcerias com outros músicos. Esse trabalho conjunto proporciona uma nova perspectiva do seu trabalho, bem como agrega experiências, que podem acrescentar no seu processo de composição.

Caso já tenha algum material criado, alguma ideia já um pouco desenvolvida, mostre o que você tem para seu parceiro. A partir daí, ouça e pondere acerca dnovas ideias que ele possa ter e, por fim deixe o processo criativo fluir naturalmente. Outra opção é começar o processo do zero, cada um com um instrumento, sem pressão.

A ideia é que adquirir uma nova perspectiva de sua composição, com base na visão e na experiência de outro músico, pode te ajudar a melhorar sua composição. Afinal, duas cabeças são melhores do que uma.

Compartilhar essas dicas com quem deseja compor músicas!

Gostou do artigo? Então que tal começar a estudar agora, ouvindo bastante música e tocando com o Cifra Club? Aproveite também para compartilhar estas dicas com a galera que está interessada em se aprofundar nesse universo maravilhoso da composição.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK