18 benefícios que mostram que todo mundo deveria aprender a tocar um instrumento musical

Blog do Music Jungle

Por Equipe Music Jungle em 05 de Abril de 2018

O filósofo chinês Confúcio disse há muito tempo atrás que "A música produz um tipo de prazer que o ser humano não consegue viver sem." Tocar um instrumento musical trás muitos benefícios e pode divertir muitas pessoas ao seu redor. Esse artigo irá te mostrar 18 benefícios de tocar um instrumento musical e irá te trazer um orgulho ainda maior de não ter faltado àquelas aulas de violão quando era criança.

Aqui estão algumas dicas de violões para iniciantes!! 

1. Aumenta sua capacidade de memorização

Estudos mostram que escutar música e tocar um instrumento musical estimulam o seu cérebro e podem aumentar a sua capacidade de memorização. Um estudo foi feito com 22 crianças de 3 a 4 anos de idade, em que elas recebiam aulas de piano e de canto. Um grupo controle de 15 crianças não recebeu nenhum tipo de aula. Os dois grupos participavam dos mesmos tipos de atividades na pré-escola. O resultado mostrou que as crianças que tiveram aulas de piano semanalmente desenvolveram 34% mais as suas habilidades espaciais-temporais do que as outras crianças. Não só isso, mas os pesquisadores disseram que os efeitos durariam no longo prazo.

De acordo com um artigo da revista online The Telegraph, "Nova pesquisa sugere que tocar um instrumento musical regularmente altera o formato e a potência do cérebro e que a música pode ser usada como uma terapia para melhorar as capacidades cognitivas." Existe cada vez mais evidência de que o cérebro dos músicos funcionam diferente dos cérebros das pessoas que não são músicas, especialmente as áreas responsáveis por processar e tocar música. Se você aprende a tocar um instrumento musical, as partes do seu cérebro que controlam suas habilidades motoras (por exemplo, para trabalhos manuais, nadar, correr, etc.), a capacidade de escuta, de guardar informação musical e a memória se tornam cada vez maiores e mais ativas. Outros resultados mostram que tocar um instrumento musical pode aumentar o seu QI em 7 pontos.

2. Melhora suas habilidades de gestão do tempo e organização

 Aprender a tocar um instrumento musical realmente requer organização e gestão do tempo. Um bom músico sabe muito bem que qualidade do tempo do treino é muito mais importante que do que quantidade. Para um músico aprender rápido, ele tem que aprender a organizar o seu treino e planejar os desafios para que obtenha o máximo do seu tempo.

3. Melhora suas habilidades de trabalho em equipe

Trabalho em equipe é um aspecto muito importante do sucesso na vida. Tocar um instrumento requer que você trabalhe com outras pessoas para fazer música. Em uma banda ou orquestra, você precisa aprender como cooperar com as pessoas que estão tocando junto com você. Também, para um grupo se dar bem, cada um tem que aprender a escutar ao outro e a tocar junto em harmonia.

4. Ensina a ser perseverante

Aprender a tocar um instrumento musical requer muito esforço e tempo, o que definitivamente irá lhe ensinar a ter paciência e perseverança. A maioria das pessoas não consegue tocar uma música perfeitamente na primeira vez. Na verdade, a maioria dos músicos tem que praticar muitas vezes a mesma música até que ela saia perfeita.

5. Melhora a coordenação motora

A arte de tocar um instrumento musical requer muito coordenação entre os olhos e as mãos. Ao ler as notas musicais em uma pauta, seu cérebro subconcientemente converte aquela nota em movimentos específicos, padrões motores e ainda adicionam ritmo a isso.

6. Melhora suas habilidades com matemática

Ler uma partitura requer que você faça contas, entenda a matemática dos tempos, dos ritmos e isso pode te ajudar com matemática. Aprender sobre teoria musical também pode te ajudar bastante com matemática. Estudos mostram que estudantes que tocam instrumentos musicais ou estudam artes geralmente são melhores em matemática e tiram notas mais altas que os demais. 

7. Melhora sua leitura e habilidade de compreensão

De acordo com um estudo publicado no jornal Psychology of Music (Psicologia da Música), "crianças expostas a um programa de vários anos de ensino de música envolvendo treinamento complexo de ritmo, tonal e habilidades práticas apresentam uma performance cognitiva muito muito superior em leitura do que outras crianças que não tiveram o treinamento musical. Não é uma surpresa saber disso, já que o estudo da música envolve constante leitura e compreensão. Quanto você vê um desenho de uma nota em uma página, você tem que reconhecer o nome daquela nota e traduzir em um movimento com o corpo. Ao mesmo tempo, você tem que entender o ritmo e forçar o seu corpo a reproduzir determinado padrão rítimico.

8. Aumenta o seu senso de responsabilidade 

Tocar um intrumento vem com algumas responsabilidades. Manutenção e cuidado com o instrumento é muito importante para mantê-lo em boas condições. Cada instrumento possui uma série de cuidados específicos para mantê-lo funcionando perfeitamente, mas a maioria precida de limpeza e algum tipo de enceramento. Além das responsabilidades da manutenção, você precisa ser responsável com as aulas, o treino e os ensaios. 

9. Te expõe a diversas culturas

Na maioria das vezes, a música reflete o ambiente criativo da época em que foi criada. Além disso, quando você estuda música você aprende vários tipos de música de várias épocas: música clássica, medieval, folk, etc. Música em si é história, cada canção possui um plano de fundo e entender o que estava acontecendo no momento de composição é essencial para entender a obra. 

10. Mantém a sua concentração afiada 

Tocar música requer que você se concentre na afinação, no tom, no tempo, no rítmo, na duração da nota e no timbre. Tocar música com outras pessoas requer muita concentração em escutar o que os outros estão tocando também. 

11. Incentiva a auto expressão e alivia o estresse

O instrumento é seu e você pode tocar o que você quiser! Quanto mais avançado você chega em um instrumento, mais você conseguirá tocar o que quiser. Música é art - assim como um pintor pode expressar suas emoções em um quadro, um músico pode se expressar em sua música. Isso é comprovadamente uma forma de aliviar o estresse e pode ser uma grande forma de terapia. Na verdade, música tem sido muito usada como forma de terapia para crianças e adultos com autismo, depressão e outros tipos de doenças.

12. Cria um sentimento de sucesso

Conseguir superar desafios musicais que você achou que nunca ia conseguir ultrapassar te faz se sentir muito melhor consigo mesmo. Quando você começa a aprender a tocar um instrumento musical, só de atingir uma nota certa ou acertar o tempo já parecer ser um grande acontecimento. Quando você pega mais experiência, fazer música que atinge não só a você, mas também a outras pessoas, é uma experiência muito gratificante.

13. Promove suas habilidades sociais

Tocar um instrumento musical pode ser uma forma ótima para melhorar suas habilidades sociais. Muitos músicos se juntam a orquestras e bandas e algumas das pessoas que você irá encontrar lá se tornarão seus melhores amigos. É muito comum sairem amizades para a vida toda desses encontros.

14. Melhora suas habilidades de escuta

Apesar de ser um pouco óbvio, tocar um instrumento requer que você aprenda a escutar muito bem as coisas. Você tem que aprender a se ouvir para perceber quando está tocando uma nota errada. Afinar um instrumento significar escutar e identificar se a nota que você está tocando está alta ou baixa. Quanto você está tocando em uma banda ou orquestra, você tem que escutar a banda, entender a parte da música que estão tocando e o que você tem que tocar naquele momento. Tocar um instrumento é garantia de que você terá que aprender a escutar melhor. 

15. Te ensina a ter disciplina

 Assim como foi mencionado antes, tocar um instrumento musical pode ser um desafio e tanto. Uma das qualidades que os músicos aprender é a ter disciplina. Treinar o tempo todo nas piores partes das músicas requer disciplina. Os melhores músicos do mundo são mestres na disciplina, por isso eles têm tanto sucesso em seus instrumentos.

 16. Aumenta sua habilidade de falar e performar em público

Um dos objetivos de tanto treinar é para que você possa fazer uma performance na frente de outras pessoas. Quanto mais você tocar na frente de outras pessoas, menos você terá medo de subir no palco. Tocar em uma banda ou orquestra te ajuda com isso, pois você não está lá sozinho. Além disso, se você praticou e treinou o suficiente, será bem mais fácil subir naquele palco.

17. Melhora sua respiração

Se você tem um bom professor, você deve escutar ele te pedir toda hora para prestar atenção em sua respiração. Tomar ar é um dos componentes chave para poder fazer uma boa música. Para poder tocar uma música da forma correta, você precisa respirar pausadamente e de forma cadenciada.

18. Faz com que você seja mais feliz e com que você passe essa felicidade para os outros

 Tocar um instrumento musical pode ser uma das melhores experiências da sua vida. Tocar uma música que você gosta muito é uma sensação muito boa. Fazer uma performance muito boa e escutar os aplausos da platéia uma sensação ainda mais emocionante. É muito gratificante você tocar um instrumento e ver que as pessoas que estão escutando estão curtindo.

 Como você pode ver, tocar um instrumento musical tem muitos benefícios, e tomara que esse texto te anime a pegar o seu instrumento e não largar nunca mais. Sempre que você tiver algum obstaculo na música, volte a esse texto e lembre-se dos tantos benefícios que ele pode te trazer, lembre-se das razões pelas quais você ama tocar. Por último, uma frase do saxofonista de jazz Charlie Parker "A música vem da sua própria experiência, dos seus pensamentos, da sua sabedoria. Se você não viver, a música não sairá sozinha do seu sax."

 

43f35fc9bc1046e4b0fa61f30935df40b88b1118
9a8e5a98d8be865cb6acc1f0ea05d8dec744e26e

Comentários

adalberto bastos | Em 18/06/2018 22:22

Tocar violão realmente é uma das sensações mais fantásticas que se pode viver, ha algum tempo atras descobri esse instrumento magnifico, os seus instrumentos realmente são muito bonitos, logo estarei adquirindo um melhor , foi no www.osomdascordas.com que consegui aprender meus primeiros acordes, vocês que trabalham com música são muito abençoados, Parabéns

Vistos Recentemente

{{item.titulo}}

Não disponível

opções de compra a partir de
Mais Vendido
(()
()
()
()
()
()
()
()

O que nossos clientes estão falando sobre nós:

Em 30 de Abril de 2018

Serviço profissional, funcionários solícitos, e com know how e experiência!!! Nota 1000!!!

Gil Tandeta Gregorio

Produto: ESP Eclipse II Japan

Em 2 de Maio de 2018

Produto novo e bom. Ótimo SAC, sempre disponíveis para esclarecer minhas dúvidas. Parabéns! Indico muito!

Ana Beatriz Gomes Bezerra

Produto: Ukulele Shelby Su 23 M Concert

Em 02 de Maio de 2018

Ótimo produto, e além do mais foi entregue antes do prazo. Satisfeito com a compra!

Lucas Gamesh

Produto: Violão Eletroacústico Flat Cutaway Nylon Nf-14 Preto Giannin

Em 4 de Maio de 2018

Paulo Tonon

Produto: Pedal Electro Harmonix Pitch Fork Com Nota Fiscal**

Em 8 de Maio de 2018

Produto foi entregue bem embalado e de acordo com as especificações. A entrega ocorreu 10 dias antes do prazo determinado. Super recomendo.

Produto: Violão Giannini Flat Eletroacústico Nf14 Bk Nylon C Afinador

Em 19 de Maio de 2018

muito bom! compra realizada, instrumento em mãos, parabéns pelo excelente atendimento! recomendo

Produto: Shelby by Eagle Soprano Su21m

Inscreva-se em nossa newsletter

para receber dicas, aulas e descontos exclusivos!