10 razões para se comprar instrumentos musicais usados

Blog do Music Jungle

Por Equipe Music Jungle em 24 de Setembro de 2017

Este texto não é sobre ser vintage nem sobre gostar de coisas antigas, aqui iremos convidar vocês a refletirem com a gente a respeito do mercado de instrumentos musicais usados que vem ganhando muito destaque nos últimos anos.

 

Guitarras, baixos, teclados e amplificadores não mudaram muito nos últimos anos e essa regra se aplica com mais veemência quando se trata de baterias. A qualidade pode ter se mantida, entretanto o preço continua a subir e as poucas melhorias tecnológicas não atribuem tanto valor ao seu instrumento.

 

Epiphone Les Paul à venda no Music Jungle

 

Então por que continuamos a comprar novos?

Pela novidade, talvez, mas a maioria dos novos modelos são apenas reedições daquilo que já foi feito. Isso acontece de forma declarada ou de forma velada. Continuamos a comprar modelos novos por causa de status e incerteza, já que adquirir um usado traz muitas perguntas; o produto foi cuidado da forma correta? O vendedor está sendo realmente honesto? E se não funcionar direito, eu posso troca-lo? Esses são alguns dos muitos questionamentos que um usado carrega consigo.

 

Felizmente, existem sites como o Music Jungle para sanar muitas dessas questões. Tentamos aqui blindar a sua compra e ajudar tanto aquele que vende quanto aquele que compra um equipamento.vEntão vamos às razões.

 

Razão 1: Usados possuem preços mais acessíveis.

 

Como exemplo, no nosso catálogo de usados encontramos o Fire Power Booster, um pedal flexível, excelente tanto para clean quanto para drives. Sua construção é forte, sendo ele todo feito em uma caixa de metal. Um Fire Power Booster usado vendido pelo Music Jungle custa hoje 280 reais.

 


Fire Power Booster usado: R$280,00

 

Entretanto, o mesmo pedal novo, com a mesma qualidade de som e construção, tem um custo  de, em média, 400 reais. Você acaba pagando 120 reais a mais só por receber o produto na caixa, e nós nunca vimos uma caixa que custa 120 reais.

 


Fire Power Booster novo: R$355,88

 

Razão 2: Equipamentos usados mantém seu valor.

 

Um carro, perde o seu valor no momento em que ele é tirado da loja, quando ele vai ficando mais antigo, seu valor diminui ainda mais. Suas peças envelhecem, novos modelos com novas tecnologias são lançados, fazendo com que o produto desvalorize ainda mais.

 

Já os instrumentos musicais mantém o seu valor de mercado por um longo período, mesmo que tirados da caixa. Eles não ficam obsoletos, entregam a mesma qualidade do que os modelos novos, e ultimamente, até as marcas de uso são valorizadas, com a moda dos instrumentos “relicado” em alta.

 


Boss CE-2, um exemplo de equipamento que valorizou com o tempo

 

Uma vez que um novo modelo é lançado, o preço do produto antigo estabiliza, ou até aumenta, já que o item agora é raro. Você pode comprar um equipamento, usa-lo por anos, e depois vende-lo pelo mesmo preço que foi comprado, ou até mesmo lucrar em cima de sua venda.

 

Razão 3: Usados oferecem mais opções.

 

Os fabricantes tendem a perseguir as mesmas tendências, ao mesmo tempo. A compra de instrumentos novos fica limitada então ao acabamento, características e especificações desse ano. Agora se você pensar em todos os instrumentos que existem, todas as guitarras, baixos, baterias, teclados, pianos, pedaleiras e muitos outros, apostamos que menos de 10% é novo.

 

Isso significa que a maioria dos instrumentos que existem, tanto no mercado, quanto fora dele, são os usados. Eles então possuem muito mais variedade que os produtos novos. Você pode comprar usada - se o seu bolso permitir - uma guitarra feita pela Gibson nos anos 50, modelo esse que será difícil de ser encontrado novo.

 

Razão 4: Equipamentos usados vem com histórias.

 

Acreditamos que instrumentos novos também possuem histórias; desde o momento de sua fabricação, onde ele passa pela mão de várias pessoas, sendo cuidado com esmero, até o momento em que ele chega na mão de um músico. Daí em diante ele passa a ser um usado, e é a partir desse momento que a sua história interessante começa a ser feita, estando presente em shows gravações e diversos outro momentos.

 

Quando você compra uma Fender Telecaster ’72 usada no Music Jungle, você compra um instrumento que tem história, que foi manuseado e cuidado por alguém sabe tocar guitarra e que vai amar vender seu instrumento para outra pessoa que irá adicionar mais histórias para aquele equipamento.

 

Marshall JCM800 usado por Kiko Loureiro com Angra, disponível no Music Jungle

 

Imagine então quando você compra um Marshall JCM 800 que já pertenceu ao Kiko Loureiro! Sim, no Music Jungle você encontra até mesmo amplificadores usados por músicos lendários. As histórias que um amplificador como esse carrega não possuem valor de mercado.

 

Razão 5: Comprar instrumentos usados ajuda outros músicos.

 

Comprar um instrumento de outro músico é um dos atos de maior apoio que você pode fazer. Ele garante que as pessoas que amam e fazem música continuem com dinheiro no bolso.

 

Já é sabido que a maioria dos músicos não está rolando no dinheiro, vender os produtos que eles já utilizaram é uma forma mante-los fazendo aquilo que gostam. Plataformas como a nossa ainda auxiliam esse músico a vender para todo o Brasil, ao invés de ficarem presos a região que eles residem.

 

Razão 6: Comprar usado é mais sustentável.

 

Esse fator é muito simples: a maioria dos instrumentos não é descartável, então eles ainda podem fazer música depois de muito tempo que foram produzidos. O número de instrumentos musicais novos aumenta cada vez mais, até que ponto isso irá chegar? Será que no futuro teremos um instrumento musical para cada pessoa no mundo?

 

Se os instrumentos musicais não ficam obsoletos, não perdem seu valor de mercado e não estão passando por um grande avanço tecnológico como a indústria automobilística, porque continuar a produzi-los?

 

Revender um instrumento quebra esse ciclo, os fabricantes acabaram produzindo apenas o necessário, ou até mesmo encontrarão formas de lucrar com aquilo que já foi produzido.

 

Razão 7: Instrumentos musicais usados não precisam ser mimados.

 

Equipamentos nunca podem ser negligenciados, pelo amor de Jimi Hendrix, troque essas cordas, limpe os trastes, proteja-o quando você for leva-lo para viagem e fique ligado na umidade e temperatura do local que você mora.

 

Mas é evidente que nós não temos o mesmo cuidado com os nossos equipamentos usados, que já possuem as suas marcas de uso, que possuímos com o nossos novos. Isso não significa que nós somos desleixados, significa que não precisamos ficar neuróticos, preocupados em não bater o instrumento do que em tocá-lo.

 

O relic: as "marcas de guerra" são cada vez mais valorizadas

 

Os usados ainda evitam o estresse que é bater o seu equipamento pela primeira vez. Como o usado é um equipamento que já foi “batizado”, perdemos todo aquele cuidado inicial. Não passar pela frustração desnecessária e inevitável de ralar um instrumento pela primeira vez é um fator que deve ser levado a sério.

 

Razão 8: Um instrumento usado já foi realmente testado.

 

Defeitos existem em todos os tipos de produto e os instrumentos musicais não são uma exceção. É claro que os fabricantes possuem um grande controle de qualidade, porém um equipamento danificado sempre acaba escapando.

 

Quando você compra algo usado, você tem a certeza de que esse equipamento já fora testado por outro usuário e se ele tivesse algum defeito, com certeza o antigo dono o veria e o arrumaria. Agora se você compra algo novo, trocar sempre é um problema, já que você terá que devolver o produto e torcer para que o inconveniente não se repita.

 

O importante é sempre usar uma plataforma segura e confiável para se comprar o usado. O Music Jungle auxilia nesse processo, garantindo que tudo o que entra por aqui passa por uma pré seleção, fazendo com que você possa comprar sem medo.

 

Razão 9: Os instrumentos usados possuem personalidade.

 

Quando a madeira é exposta ao oxigênio e quando emite vibrações, ela vai se moldando de formas características. Então, quando tocamos um instrumento por muito tempo, ele acaba “desenvolvendo” a sua própria personalidade.

 

Mas essa não é a única característica boa ao se comprar um usado. Quando um instrumento é tocado por muito tempo ele acaba se acostumando ao dever de segurar a tensão de uma corda, evitando que elas se rompam, segurando mais a afinação e facilitando a vida daquele que toca. É como se a madeira do instrumento "maturasse".

 

Detalhe na parte traseira do JCM800 usado pelo Kiko Loureio à venda no Music Jungle

 

Alguns amplificadores ficam com um som característico quando expostos a uma frequências de som. Por isso falamos em “amaciar os falantes”. Isso acontece com o tempo nos usados. Já os amplificadores novos, apenas tentam emular esse tipo de timbre.

 

Razão 10: Usados são, muitas vezes, melhor que os vindos de fábrica.

 

Para justificar essa razão vamos colocar aqui um exemplo.

 


SD-1 com a The Mule Mod, pelo JRMOD

 

Esse Boss Sd1 - The Mule Mod que você vê na foto acima está claramente usado. Entretanto ele foi modificado pelo famoso JRMOD, que se baseou no clássico e também desejado Klon Centaur para realizar as modificações. O pedal possui inúmeras alterações e seu preço justifica o trabalho que a JRMOD teve no mesmo, 495 reais.

 

Esse mesmo modelo de pedal, sem ser alterado, esta com na faixa de preço de 300 reais, mais barato, com certeza. Mas a pergunta que se deve fazer é: o produto novo possui a mesma qualidade que o usado e modificado? A resposta é evidente, as modificações feitas pelos músicos que tiveram esse pedal apenas valorizaram o produto, tornando-o único.

 

 


Comentários

Este post ainda não tem comentários... Que tal ser o primeiro?

Vistos Recentemente

{{item.titulo}}

Não disponível

opções de compra a partir de
Mais Vendido
(()
()
()
()
()
()
()
()

O que nossos clientes estão falando sobre nós:

Em 30 de Abril de 2018

Serviço profissional, funcionários solícitos, e com know how e experiência!!! Nota 1000!!!

Gil Tandeta Gregorio

Produto: ESP Eclipse II Japan

Em 2 de Maio de 2018

Produto novo e bom. Ótimo SAC, sempre disponíveis para esclarecer minhas dúvidas. Parabéns! Indico muito!

Ana Beatriz Gomes Bezerra

Produto: Ukulele Shelby Su 23 M Concert

Em 02 de Maio de 2018

Ótimo produto, e além do mais foi entregue antes do prazo. Satisfeito com a compra!

Lucas Gamesh

Produto: Violão Eletroacústico Flat Cutaway Nylon Nf-14 Preto Giannin

Em 4 de Maio de 2018

Paulo Tonon

Produto: Pedal Electro Harmonix Pitch Fork Com Nota Fiscal**

Em 8 de Maio de 2018

Produto foi entregue bem embalado e de acordo com as especificações. A entrega ocorreu 10 dias antes do prazo determinado. Super recomendo.

Produto: Violão Giannini Flat Eletroacústico Nf14 Bk Nylon C Afinador

Em 19 de Maio de 2018

muito bom! compra realizada, instrumento em mãos, parabéns pelo excelente atendimento! recomendo

Produto: Shelby by Eagle Soprano Su21m

Inscreva-se em nossa newsletter

para receber dicas, aulas e descontos exclusivos!