Uma seleção de instrumentos com FRETE GRÁTIS

10 dicas para um ensaio eficiente com a banda

Blog do Music Jungle

Por Equipe Music Jungle em 11 de Abril de 2017

Quando vamos assistir outra banda tocar, seja em um estádio ou em um bar, tocar parece ser muito fácil. Todos sabem o momento de entrar, tudo vai acontecendo naturalmente. Porém, para uma banda chegar nesse nível de entrosamento e conforto com as músicas, ela deve passar por horas e horas de ensaio, muito suor e sangue dos integrantes tem que ser derramado.

 

Depois de passar por diversas bandas e com muitas horas (e até dias) de ensaio nas costas, reunimos 10 dicas que podem fazer o ensaio da sua banda muito mais eficiente, economizando muitas horas de estúdio e fazendo o processo todo muito menos doloroso.

 

1. Ensaio não é prática em grupo

Esse ponto é crítico. Várias bandas passam por aquele comum caso em que o ensaio é o único dia da semana em que determinado integrante pega o instrumento para tocar. Todo músico tem o dever de praticar e estudar as músicas antes do ensaio seja ele amador ou profissional. 

A hora de tirar a música não é no estúdio, enquanto outras 4 pessoas estão lá com você para tocar as músicas e o tempo de estúdio está correndo solto. Além de ser algo que atrapalha o desenvolvimento da banda, é uma grande falta de respeito com os outros membros da banda, que não só dedicaram tempo durante a semana para tirar as músicas, mas também estão ali pagando o estúdio para você aprender a tocar aquele riff direito.

Para não passar por esse problema, vemos duas saídas: se organizar melhor ou ser autoconsciente e verificar se você realmente tem o tempo necessário para se dedicar à banda.

Afinal, ninguém quer ser aquele cara que decepciona todo mundo no ensaio.


2. Grave tudo

Sim, grave o ensaio de cabo a rabo. O melhor método de aprendizado, especialmente em jovens e adultos, é através da experiência e da tentativa e erro. E a melhor forma de aperfeiçoar esse aprendizado é tendo um bom sistema de feedbacks, quase que em tempo real, que te informa o quão bem a banda está indo.

Muitas vezes acabamos focando apenas no nosso instrumento durante a execução e na gravação podemos observar melhor como o nosso instrumento soa junto com a banda toda. Será que aquele riff, quando o baixo e a bateria estão juntos, está tão legal assim? O mesmo vale para acertar o timbre do seu instrumento.

A gravação acaba funcionando com um juiz imparcial. Se alguém reclama de algo, é só falar: "Vamos escutar a gravação e ver como está”.

Se puder, vá além: filme. Filmando o ensaio você poderá ver o desempenho da banda, como o pessoal se movimenta ao longo das músicas.


3. Tente simular a disposição da banda como se estivessem no palco

Esse é outro ponto que pode ajudar muito. No ensaio as bandas costumam tocar num formato de circulo, em que todos ficam se olhando. Mas em um palco, definitivamente essa não é a disposição ideal.

Tente ensaiar em uma disposição de palco, principalmente para treinar a comunicação entre a banda nessa configuração. Pois no momento do show, são comuns imprevistos acontecerem, ficamos mais nervosos e sempre surge a necessidade de uma comunicação entre os membros, seja para finalizar a música, ou para acelerar uma entrada do solo, pois alguém comeu alguma estrofe.


4. Faça anotações

Algumas músicas mudam bastante quando tocamos com a banda. Às vezes decidimos tirar uma estrofe, aumentar o refrão, colocar um solo de guitarra. É importante garantir que esses detalhes não serão esquecidos.

Outro ponto importante é anotar insights ou ideias para alteração do setlist, configuração da banda, ou até falas e interação com o público. Nossa memória é fraca e não podemos deixar essas ideias morrerem.


5. Treine o que falar ou fazer entre as músicas

Não tem nada que quebra mais o clima de um show do que pausas longas entre as músicas. É muito importante haver um fluxo contínuo e coeso no show, com uma música puxando a outra, havendo introduções e trocas entre a banda e o público entre as músicas.

Se você quiser evitar aquele momento constrangedor em que todo mundo fica olhando para o vocalista, esperando ele dizer algo ou puxar a próxima música, pratique no ensaio as introduções e como as músicas se encaixarão uma na outra, de preferência já na ordem em que serão tocadas no próximo show.


6. Isole as partes difíceis

Aqui o conselho é mesmo para quando estamos treinando a música sozinho em casa: se há um problema, isole ele e treine até ficar perfeito. Diminuir a velocidade e ir aumentando aos poucos pode ajudar.

Pode ser interessante também marcar um horário a parte somente para treinar determinada passagem, ou então um ensaio só para vozes por exemplo.

Mas saiba quando ir em frente. Caso determinada parte esteja dando muito trabalho no estúdio, leve para casa para cada um treine muito bem e tentem no próximo ensaio.


7. Combine um "happy hour" depois do ensaio

Nada como uma banda entrosada. E boa parte do entrosamento e prazer em tocar vem do relacionamento entre os integrantes. A estratégia de marcar um "happy hour" é uma boa ideia, pois assim todo mundo se mantém focado durante o ensaio e ainda tem um tempo depois para beber umas cervejas (ou um chá gelado, caso você não beba).

É importante manter o foco durante o ensaio, para que o tempo gasto seja muito bem empregado. Mas também é muito importante garantir que todos se divirtam no processo e que haja entrosamento.


8. Tenha um roteiro para o ensaio

É muito comum ir para um ensaio com uma banda, chegar lá e vir aquela pergunta: "E aí, vamos tocar o quê primeiro?". O que pode ajudar muito é observar as anotações do ensaio, escutar as gravações, fazer uma lista de pontos a serem trabalhados, priorizar e definir o roteiro do próximo encontro.

Tendo esse roteiro em mãos antes do ensaio, todos saberão no quê trabalhar e durante o ensaio, ninguém fica perdido. Evita também que haja perda de tempo naquelas jams intermináveis.


9. Alimente-se antes do ensaio

Ensaios geralmente duram 2, 3 ou até 4 horas. Muitas vezes você estará de pé, fazendo um grande esforço físico e mental.

Por isso é importante se alimentar e se hidratar muito bem antes do ensaio, para não bater aquela fome e você passar o restante do ensaio de mal humor pensando em uma pizza. Ou pior, não vai nem ter energia para conseguir tocar direito.



10. Não fique viajando no seu instrumento

Essa é clássica. O baixista que fica tocando altos slaps enquanto a próxima música não começa. O baterista que fica treinando aquela virada enquanto o guitarrista tenta afinar o instrumento. O guitarrista que fica mandando aquele lick na velocidade da luz pra mostrar que é rápido enquanto o vocalista tenta falar algo importante.

Não. Seja. Esse. Cara.

 

Conheça o Music Jungle,

o primeiro site de compra e venda de instrumentos musicais do Brasil!

 

 


Comentários

Este post ainda não tem comentários... Que tal ser o primeiro?

Vistos Recentemente

{{item.titulo}}

Não disponível

opções de compra a partir de
Mais Vendido
(()
()
()
()
()
()
()
()

O que nossos clientes estão falando sobre nós:

Em 30 de Abril de 2018

Serviço profissional, funcionários solícitos, e com know how e experiência!!! Nota 1000!!!

Gil Tandeta Gregorio

Produto: ESP Eclipse II Japan

Em 2 de Maio de 2018

Produto novo e bom. Ótimo SAC, sempre disponíveis para esclarecer minhas dúvidas. Parabéns! Indico muito!

Ana Beatriz Gomes Bezerra

Produto: Ukulele Shelby Su 23 M Concert

Em 02 de Maio de 2018

Ótimo produto, e além do mais foi entregue antes do prazo. Satisfeito com a compra!

Lucas Gamesh

Produto: Violão Eletroacústico Flat Cutaway Nylon Nf-14 Preto Giannin

Em 4 de Maio de 2018

Paulo Tonon

Produto: Pedal Electro Harmonix Pitch Fork Com Nota Fiscal**

Em 8 de Maio de 2018

Produto foi entregue bem embalado e de acordo com as especificações. A entrega ocorreu 10 dias antes do prazo determinado. Super recomendo.

Produto: Violão Giannini Flat Eletroacústico Nf14 Bk Nylon C Afinador

Em 19 de Maio de 2018

muito bom! compra realizada, instrumento em mãos, parabéns pelo excelente atendimento! recomendo

Produto: Shelby by Eagle Soprano Su21m