Uma seleção de instrumentos com FRETE GRÁTIS

Tudo sobre cordas!

Blog do Music Jungle

Por Equipe Music Jungle em 30 de Dezembro de 2016

Estamos de volta para falar sobre a boa e velha guitarra. Mais especificamente sobre encordoamento


Se você é um guitarrista há algum tempo (ou até mesmo novato) deve saber que existem diferentes tensões (diferentes diâmetros ou espessuras) para cordas - como as chamadas "cordas 0.10", o que significa que a corda mais fina desse conjunto tem 0.10 polegadas de diâmetro.

E o que isso significa na prática? Bem, isso muda um bocado o jeito de tocar e o som, principalmente o timbre. Vamos por partes, como sempre:

- Cordas 0.08: é o menor conjunto de corda que você vai encontrar sem muito esforço. É uma corda muito leve de se tocar e muito fácil de ser manuseada. É também muito fácil de estourar devido ao esforço ou o jeito de ser tocado. Além disso, o som que este conjunto te dá é igual ao seu visual - meio fraco.

- 0.09: é o conjunto mais comum e a que provavelmente virá na sua guitarra nova. É fácil de se acostumar e continua sendo leve como a sua antecessora. E continua sendo meio fácil de se estourar com bends e afins.

- 0.10: é o conjunto mais recomendado. Sua vantagem é que seu timbre muitas vezes é ideal para todo tipo de música. Mesmo sendo mais grossas que os dois conjuntos anteriores, ainda é fácil de se fazer bends e é, diferente dos conjuntos 0.09 e 0.08, bom também para slides de Blues, já que é mais encorpada que ambos, conseguindo um melhor timbre.

Antes de continuar, vou aproveitar a deixa que as cordas 0.10 nos deu e explicar que, quanto mais grossa a corda, maior e melhor é o timbre resultante - já que quanto maior é o diâmetro da corda, maior é a corrente elétrica que ela gera e melhor o captador faz seu trabalho. Também é notável que quanto mais grossa a corda, mais força o guitarrista tem que fazer para tocar bends e dedilhados, e mais difícil se torna fazer coisas mais virtuosas, como tappings e arpegios.

 

Quanto mais grossa a corda, melhor e mais pesado o timbre que você irá conseguir, porém mais difícil se torna tocar.

 

- 0.11 e 0.12: Peso define. O som gerado por este conjunto é bem mais encorpado e grave, mas a fadiga gerada tanto na guitarra quanto no guitarrista é bem grande. Recomendadas somente para guitarristas com boa experiência e com guitarras já prontas pra essa corda, já que se você, por exemplo, quiser trocar suas cordas 0.09 para cordas 0.12 de uma hora para outra, o braço da sua guitarra pode empenar com a tensão e força gerada pela corda nova. Além disso, se você não está acostumado, poderá se machucar um bocado com elas (tendinites pelo esforço muscular ou até as conhecidas bolhas/calos nos dedos). Acima de 0.12 somente para guitarristas bem experientes e com guitarras específicas para essas cordas.

 

Comparativo entre diferentes os três diferentes tipos de cordas e seus diâmetros.

 

As guitarras vêm de fábrica prontas para cordas 0.09. Portanto, fique de olho caso vá trocar as cordas para um número maior. Consulte um luthier para que ele possa ajustar o tensor da sua guitarra e evitar que esta empene.

Caso você esteja certo que está tudo bem, ou está trocando as cordas para a mesma numeração, lembre-se de trocar uma corda de cada vez para não correr o risco de curvar o braço da sua guitarra. Cordas esticadas e afinadas fazem uma tensão contra o braço da guitarra, forçando ele a se curvar. Para que isso não aconteça, existe uma barra de metal dentro do braço chamada de tensor. O tensor permite que você ajuste a curvatura do braço para mais ou para menos. Se você retira todas as cordas de uma vez, o tensor fará o trabalho de continuar curvando o braço da guitarra, mas, sem a força das cordas, o braço irá realmente se curvar e empenar.

O ideal é testar os diferentes tipos cordas para achar a que mais agrade seu estilo de música (e seus dedos)! Lembre-se também que cada marca possui algumas pequenas mudanças na composição das cordas. 

Por hoje é só! Também fique de olho em nossa página no Facebook para novidades! Um abraço!


Comentários

Este post ainda não tem comentários... Que tal ser o primeiro?

Vistos Recentemente

{{item.titulo}}

Não disponível

opções de compra a partir de
Mais Vendido
(()
()
()
()
()
()
()
()

O que nossos clientes estão falando sobre nós:

Em 21 de Maio de 2018

.a

Nicolas Da Mota Leal

Produto: Violão Eletroacústico Folk Stnt Hmf250 Hofma Xlr Canon

Em 19 de Maio de 2018

muito bom! compra realizada, instrumento em mãos, parabéns pelo excelente atendimento! recomendo

Elvio Piovesani de Oliveira

Produto: Shelby by Eagle Soprano Su21m

Em 11 de Maio de 2018

bom som p iniciantes

Simone Meira Rodrigues dos Santos

Produto: Kit Violão Acustico Start N-14 Nt Giannini Capa+palhetas

Em 11 de Maio de 2018

Ótimo violão.

gabriela souza magalhaes

Produto: Violão Infantil Marvel Capitão América Acústico 1/2 Vim C1

Em 09 de Maio de 2018

Muito bom

joao hott

Produto: Ukulele Concert 23-k Tagima Natural Fosco Mahogany

Em 09 de Maio de 2018

Atendeu às expectativas!

Matheus Lage

Produto: Violao Tagima Aço California Natural