Cifra Club

7 mitos sobre aprender um instrumento musical

Neste artigo, vamos desconstruir para você os principais mitos sobre aprender a tocar um instrumento musical!

Nós sabemos que tem muita inverdade sendo falada por aí que pode te desanimar (Foto/Pexels)

Certamente, quando você se prontificou a aprender a tocar um instrumento, diversas dúvidas vieram à tona. Melhor aprender um instrumento melódico? Ou um instrumento harmônico? Consigo aprender sozinho?

Hoje em dia, com o número gigantesco de informações fica cada vez mais complicado verificar a validade delas. No entanto, há sempre um caminho menos tortuoso a ser seguido para realizar determinada tarefa. Por isso, este artigo vai abrir sua mente em relação às mentiras sobre tocar algum instrumento que você deve ouvir por aí.

Verdade ou mentira?

Nós preparamos uma lista com 7 mitos sobre aprender um instrumento musical para você ficar mais tranquilo quando se defrontar com tantas referências. Pense melhor e deixe a pulga atrás da orelha por bem menos tempo. Então, vamos lá:

1. “Não tenho dom”

Esse é um mito clássico quando o assunto é aprender a tocar um instrumento musical. Repetidas vezes ouvimos diferentes pessoas dizerem que não tem dom para a música e por isso não vão nem tentar tocar.

Errado! Dom é uma palavra muito forte para aptidão. O que nós temos são inclinações para certos assuntos. E quando esses assuntos nos são apresentados repetidas vezes, temos a chance de desenvolvê-los melhor. Portanto, sempre é tempo de aprender a tocar um instrumento musical!

2. “Não tenho dinheiro”

O primeiro passo para aprender a tocar um instrumento musical é adquirir um. Devido aos mais variados modelos e valores disponíveis no mercado, a nossa tendência é ficar desorientados. Qual será a melhor marca ou modelo para aprender a tocar?

Quando assistimos à nossa banda favorita, nossa maior vontade é ter um instrumento igualzinho ao do nosso ídolo. Porém, o valor é bem salgado. Afinal, são instrumentos profissionais. Por isso, invista em um equipamento com o melhor custo-benefício. Com o tempo você adquire outros mais interessantes, mas não espere ter a guitarra do Slash de primeira.

3. “Não tenho tempo”

Rotina corrida, agenda cheia e aquela reunião que poderia ter sido um e-mail. Essa é a realidade da maioria das pessoas nos dias de hoje. O tempo é nosso bem mais precioso e a vontade de aprender a tocar um instrumento musical sempre acaba ficando em último plano.

O jeito é se organizar melhor e conseguir aqueles quinze minutinhos por dia. Essa é a melhor maneira de aprender qualquer coisa. Faça um pouquinho todo dia de maneira organizada e veja como seu rendimento aumenta. Lembre-se do velho ditado: “de grão em grão a galinha enche o papo”.

4. “Não dá dinheiro”

Com o aumento da inflação e os preços absurdos dos produtos fica cada vez mais complicado investir em nós mesmos. Parece que todo o nosso dinheiro é destinado a questões básicas de sobrevivência: comer, se abrigar e ficar em segurança.

Com isso, hobbies que fazem bem ao corpo e à alma nunca entram na lista de prioridades. Afinal, eles não dão lucro nenhum, não é. Errado! Além da música trazer benefícios gigantescos para o corpo e para a mente, ela pode ser uma renda extra no mês. Dar aulas ou tocar em bares ajuda muito o bolso e a cabeça.

5. “Não sei cantar”

“Quem canta seus males espanta” é um dos ditados populares mais conhecidos. Cantar é uma das habilidades humanas mais incríveis e benéficas para nós. Cantar no banheiro, cantar no carro ou no karaokê é bem diferente de cantar profissionalmente.

Mas todo mundo que quer aprender a tocar um instrumento musical deve saber cantar? Não mesmo! A música é uma linguagem universal que pode ser expressa de diferentes maneiras. Cantar é uma delas, mas não é a única possível.

6. “Não dá mais tempo”

À medida que envelhecemos, acontecem mudanças bruscas no nosso modo de agir e pensar. O que era prioridade dez anos atrás não é mais hoje. Essa constante mudança faz parte da nossa evolução como pessoa e profissional.

Há quem diga que seu tempo para aprender a tocar um instrumento musical já passou. Esse é outro grande mito do universo da música. Não existe tempo certo para aprender a tocar! Em qualquer momento da sua vida você é capaz de aprender algo novo, inclusive se a música for o assunto.

7. “Não preciso de professor”

Quando estamos conectados e buscamos por “aulas de guitarra“, por exemplo, o número de páginas é avassalador. Inúmeras técnicas, dicas e macetes são apresentados em segundos, já que nos quatro cantos do mundo existe alguém tocando um instrumento musical.

Mas não se engane com essa facilidade de acesso à informação. Muitos desses vídeos são feitos para pessoas que já tocam há algum tempo. Por isso, procure um professor para lhe orientar melhor. O olhar aguçado desse profissional vai ajudar você a desenvolver suas habilidades musicais.

Aprenda a tocar com o Cifra Club Academy!

Viu que existem muito mais mitos sobre aprender a tocar um instrumento musical do que verdades? São inúmeras as fake news musicais. Informações soltas na internet complicam a vida de qualquer um!

Por isso, estude conosco no Cifra Club Academy! Na nossa plataforma de ensino online você tem contato com professores de primeira, sempre dispostos a ensinar o tudo que você precisa para aprender a tocar um instrumento musical. Além disso, é tudo isso por um preço incrível e no conforto da sua casa.

Foto de Pablo Sathler

Pablo Sathler

Contrabaixista com mestrado em Nietzsche. Professor, ouvinte universal e leitor contumaz. Escreve mensalmente na coluna Escambo Sonoro para o Immub e atua como revisor no GESEL da UFRJ.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK