Riffs Faceis de Guitarra

Blog do Music Jungle

Por Equipe Music Jungle em 08 de Março de 2018

Uma pergunta comum depois de aprender acordes, progressões de acordes e músicas inteiras é: como subir de nível e aprender solos de guitarra sendo um iniciante? Bem, se você está procurando aprender alguns solos de guitarra, aqui estão 10 solos fáceis para principiantes que vão crescendo lentamente em dificuldade.

Beat It - Michael Jackson

Ganhando um Grammy de melhor música do ano em 1983, Beat It foi escrita e interpretada por Michael Jackson. O solo e os riffs desta música foram interpretados por Eddie van Halen (mesmo que ele não apareça no clip). A revista Rolling Stone coloca essa canção entre as 500 melhores músicas de todos os tempos!

O riff é realmente uma repetição da mesma melodia duas vezes com um final diferente. Se, depois de arrumar todas as notas em sequência, você ainda não está seguro sobre o tempo, você precisará ouvir a música original para ter uma noção melhor.

Sunshine of Your Love - Cream / Eric Clapton

Escrito pela British Rock Band Cream, o baixista da banda compôs a melodia depois de se inspirar em um show do Jimmy Hendrix. O famoso guitarrista de Cream, Eric Clapton, mais tarde contribuiu para a canção que hoje é considerado uma das músicas de rock clássico que moldaram o gênero nas décadas que se seguiram.

La Bamba - Richie Valens

Ninguém sabe quem originalmente escreveu esta música, pois ela foi escrita há muito tempo no México. No entanto, foi trazido para o destaque popular devido a ao álbum de 1958 de Richie Valens. Na época, era uma das canções mais conhecidas do rock 'n rolls e ainda é tida como um clássico.

Eye of the Tiger - Survivor

O ator Sylvester Stallone pediu à banda Survivor que escrevesse essa música, depois que ele não conseguiu obter permissão para usar o "Another one bites the dust" do Queen em seu filme.

As linhas e ritmos de guitarra dessa música ainda são sinônimo de esportes competitivos em muitas partes do mundo e reconhecíveis instantaneamente por quem viu ou não viu os filmes do Rocky.

Iron Man - Black Sabbath

Esta música originalmente não tinha nada a ver com o traje de vôo vermelho e dourado de Robert Downey Jr - mesmo que o filme faça uma conexão entre os dois.

O nome do título original de Black Sabbath refere-se a história de um homem que viaja no tempo e testemunha o apocalipse.

Holiday - Green Day

Esta música foi escrita como um prelúdio narrativo para o outro sucesso internacional do Green Day 'Boulevard of Broken dreams'. A música obteve muito sucesso nos Estados Unidos e internacionalmente, o riff da guitarra apresentado durante a introdução é muito cultuado por diversos guitarristas.

Shape of my Heart - Sting

Sting compôs essa música enquanto caminhava em um parque. Entretanto, ele não tinha a menor idéia de como escrever o seu solo. Então ele chamou seu guitarrista de confiança, Dominic Miller, para fazê-lo.

O resultado é essa linda canção que foi lançada no ano de 1993, e virou trilha sonora do filme "Leon" em 1994.

I Feel Fine - The Beatles

Essa música possui o primeiro efeito de repetição de guitarra utilizado na modernidade. Você pode ouvi-la na gravação original antes que o riff de guitarra começar. Essa música, foi escrita por John Lennon em 1964, é conduzida pelo riff abaixo.

Thinking Our Loud - Ed Sheeran

Escrita por Sheeran (e um colaborador) como uma música feita para casamentos. Ela tornou-se incrivelmente popular em um curto período de tempo - desde o seu lançamento em 2014 - e atualmente é classificado como um dos as peças de guitarra mais procuradas na internet. O riff abaixo consiste no solo da música (tocada em um violão acústico).

Money for Nothing - Dire Straits

Um dos singles mais bem sucedidos de Dire Straits, "Money for Nothing" foi escrita em 1985 e, na verdade, apresenta uma aparição de Sting. A música conta a história de um homem da classe trabalhadora assistindo clips de música e comentando o que ele vê. Entre os guitarristas, a música é especialmente conhecida pelo riff de abertura cativante.


Comentários

Wictor Gomes | Em 28/08/2019 22:53

Pra facilitar o aprendizado - afinal economizar tempo de aprendizado é crucial para se tocar rápido, eu recomendo esse curso: https://go.hotmart.com/L16117978M Abraço e bons estudos.

Matheus Borges | Em 13/11/2019 15:29

GUITARRA INTENSIVA - TOQUE COM PROPÓSITO Aprenda a tocar guitarra com propósito e cresça de forma impressionante! O passo-a-passo para guitarristas iniciantes, intermediários e avançados. Método comprovado, funciona! No curso você terá acesso a: Certificado de conclusão, aulas bônus, ebooks e suporte via grupo de Telegram! Tudo isso por uma PROMOÇÃO de apenas R$ 59,90! O acesso é vitalício! São mais de 150 aulas extraordinárias! Essa é uma oportunidade única! Acesse já o link: https://hotm.art/Guitarra_Intensiva_ToqueComProposito_Promocao

Leandro Borges | Em 12/03/2020 16:03

Show de conteúdo, com Riffs fáceis de clássicos. Obrigado equipe Music Jungle.