Quem inventou a guitarra elétrica?

Blog do Music Jungle

Por Equipe Music Jungle em 24 de Setembro de 2017

Quem inventou a guitarra elétrica? Essa é uma pergunta difícil de responder, assim como a grande maioria das invenções a guitarra elétrica foi um resultado de evoluções tecnológicas. Existem vários nomes que são tidos como responsáveis pela invenção, entretanto alguns merecem ter mais destaque que outros, George Breed, Lloyd Loar, Adolph Rickenbacker, George Beauchamp e algumas outras empresas como Stromberg, Ro-Pat-In e Gibson.
 
 
 
 
Vale citar que a primeira versão do instrumento é muito diferente daquilo que tocamos hoje no nosso dia a dia, graças a competição entre as marcas, e até mesmo novas demandas dos guitarristas, que sempre adaptaram os seus instrumentos, somos agraciados com aquilo que conhecemos hoje como guitarras elétricas.
 
Para facilitarmos o nosso trabalho e o seu entendimento criaremos uma pequena linha temporal, explicando quem é o inventor e qual a sua contribuição para o nosso querido e amado instrumento!
 
 
George Breed - 1890
 
Em 2 de Setembro de 1890 o oficial da marinha dos Estados Unidos George Breed registrou uma patente de um design para um violão elétrico. A invenção de Breed se baseava em uma corda que vibrava perto de um campo magnético, apesar de ser inovador, a criação de George era muito pesada, e ainda possuía um som muito diferente daquilo que conhecemos hoje como guitarras.
 
 
 
LIoyd Loar - 1919
 
LIoyd Allayre Loar era um musico respeitado da época, seus instrumentos favoritos eram o Bandolim e Viola. Ele viajou diversas vezes com grupos de músicos pelos Estados Unidos e Europa. Lloyd também era luthier e engenheiro de som, e trabalhou para a Gibson durante muitos anos, tanto produzindo instrumentos, quanto promovendo a empresa em suas empreitadas musicais.
 
Em 1923 Loar construiu um protótipo de uma Guitarra Arpa Elétrica, essa que é posta por muitos como a primeira guitarra elétrica, e que hoje faz parte de coleção de Skip Maggiora, dono da rede de lojas Skip's Music. LIoyd não parou por aí, em 1924 ele construiu um baixo elétrico e se apresentou em um concerto com uma viola elétrica de sua própria autoria. 
 
Porém, esse não era o foco da Gibson, que recusou o projeto. Cansado de lutar pela sua invenção, Loar abriu a empresa Vivi-Tone, afim de unir o acústico com o elétrico. Infelizmente a empresa desistiu da linha e passou a produzir teclados.
 
 
 
Stromberg - Voisinet and Vega - 1928
 
O Banjo era o instrumento que dominava o mercado nos anos 1920, devido a isso as empresas investiam muito dinheiro em avanços tecnológicos para o instrumento, em 1928 a Vega foi uma das primeiras marcas a lançar o banjo elétrico. Entretanto foi a Stromberg–Voisinet que lançou no mercado o violão elétrico, a empresa não investiu muito nessa linha, mas acabou entrando para a história por causa do feito.
 
 
Adolph Rickenbacker and George Beauchamp - 1931
 
Adolf Rickenbacker era um engenheiro elétrico suíço que tinha uma loja em Los Angeles junto George Beauchamp, músico, esse que tinha se decepcionado com a industria dos instrumentos musicais, pois tinham se recusado a lançar guitarras elétricas (muito parecido com LIoyd Loar), a diferença é que Geoge havia obtido muito sucesso em otimizar a tecnologia do instrumento. 
 
Foi esta dupla que criou a Ro–Pat–In Corporation, empresa que lançou a primeira guitarra elétrica moderna, de som amplificável e comercialmente viável em 1931, diferente dos modelos anteriores o instrumento deles tinha qualidade de som boa o suficiente para ser utilizada em um cenário de música profissional.
 
 
 
Gibson - 1935
 
A Gibson finalmente acordou e entrou para o mercado de elétricos com o modelo E-150. Em 1936 a empresa lançou o primeiro modelo ES “Eletric Spanish”. Ela marcou a história por ser o primeiro modelo a conter os famosos buracos em f.
 
 
 
Leo Fender - 1943
 
Leo Fender, fundador da empresa que leva o seu nome, viu valor na invenção da dupla Paul e Merle e resolveu produzir em massa a primeira guitarra elétrica com o corpo sólido. O modelo de Leo era muito superior aos de sua época, possuindo um som mais limpo, com uma ressonância de cordas excelente. 
 
O modelo com apenas um um captador foi lançada em 1950, e tinha o nome de Broadcaster, ela se tornou a primeira guitarra elétrica com o corpo sólido a ter o sucesso comercial. Foi só depois do seu lançamento que o nome Broadcaster foi substituído por Telecaster.
 
 
 
Paul Bigsby and Merle Travis - 1947
 
Em 1947 Merle Travis entrou em contato com o inventor Paul Bigsby, o músico queria construir a primeira guitarra elétrica com o corpo sólido. Não demorou muito para ambos conseguirem o feito, isso resultou em um instrumento com um design inovador, mais fino e com os reguladores de afinação todos do mesmo lado.
 
 
 
Les Paul - 1952
 
Em 1927 um menino de 12 anos pegou um captador e colocou dentro do seu violão, depois pegou o receptor de voz do telefone de seus pais e colocou-o debaixo de suas cordas e conectou-os ao rádio, que aqui funcionou como amplificador, esse menino se chamava Les Paul, e é por causa dele que hoje conhecemos as famosas guitarras batizadas com seu nome.
 
Em 1939 ele começa a trabalhar em um modelo sólido e elétrico, esse que era um grande quebra cabeça. Ele juntou um grande pedaço de pinho com partes de um modelo Gibson L e peças de uma Epiphone, e levou seu modelo para a Gibson, que não aceitou lançar seu Frankenstein.
 
Porém, em 1950 a mesma Gibson procurou Les Paul a fim de lançar sua criação, pois ela viu que o modelo Telecaster de sua rival Fender estava dominando o mercado. Em 1951 a marca assinou um contrato com o guitarrista, que viu seu instrumento ser lançado, com o seu nome, no ano seguinte.
 
 

Comentários

Este post ainda não tem comentários... Que tal ser o primeiro?

Vistos Recentemente

{{item.titulo}}

Não disponível

opções de compra a partir de
Mais Vendido
(()
()
()
()
()
()
()
()

O que nossos clientes estão falando sobre nós:

Em 30 de Abril de 2018

Serviço profissional, funcionários solícitos, e com know how e experiência!!! Nota 1000!!!

Gil Tandeta Gregorio

Produto: ESP Eclipse II Japan

Em 2 de Maio de 2018

Produto novo e bom. Ótimo SAC, sempre disponíveis para esclarecer minhas dúvidas. Parabéns! Indico muito!

Ana Beatriz Gomes Bezerra

Produto: Ukulele Shelby Su 23 M Concert

Em 02 de Maio de 2018

Ótimo produto, e além do mais foi entregue antes do prazo. Satisfeito com a compra!

Lucas Gamesh

Produto: Violão Eletroacústico Flat Cutaway Nylon Nf-14 Preto Giannin

Em 4 de Maio de 2018

Paulo Tonon

Produto: Pedal Electro Harmonix Pitch Fork Com Nota Fiscal**

Em 8 de Maio de 2018

Produto foi entregue bem embalado e de acordo com as especificações. A entrega ocorreu 10 dias antes do prazo determinado. Super recomendo.

Produto: Violão Giannini Flat Eletroacústico Nf14 Bk Nylon C Afinador

Em 19 de Maio de 2018

muito bom! compra realizada, instrumento em mãos, parabéns pelo excelente atendimento! recomendo

Produto: Shelby by Eagle Soprano Su21m

Inscreva-se em nossa newsletter

para receber dicas, aulas e descontos exclusivos!