Qual a melhor guitarra para iniciantes? Um guia para comprar a sua primeira guitarra

Blog do Music Jungle

Por Equipe Music Jungle em 20 de Fevereiro de 2018

Você está querendo comprar sua primeira guitarra? Antes de tudo...parabéns, esta é uma data para se lembrar! Tocar uma guitarra é uma experiência pode mudar a sua vida, mas antes de aprender a tocar, você precisa comprar a guitarra ideal para você. Para ajudá-lo a tomar essa decisão nós fizemos uma lista com algumas das guitarras elétricas mais interessantes para um iniciante.

Epiphone Les Paul Special AFD Slash Signature

O guitarristas Slash é considerado um dos maiores guitarristas de todos os tempos. Desde o início do Guns N' Roses até os dias atuais, Slash utiliza a guitarra Gibson Les Paul, que ele chama de "a melhor guitarra para mim". O próprio Slash colaborou no design da Les Paul Special Slash AFD Signature, inspirado em sua Les Paul. Ela tem o corpo em Mogno, tampo em Flame Maple.

Click para ver mais informações sobre a guitarra.

Tagima Strato Classic New T635

O modelo T635 é sem dúvida uma das melhores Stratocaster da tagima, ela possui um ótimo timbre e é muito confortável para seus usuários. Suas tarraxas e sua ponte com 2 pivôs seguram muito bem a afinação, algo que é importantíssimo para os iniciantes. Seu corpo é em alder, braço em maple, captadores de alnico.

Click aqui para ver mais informações sobre esta guitarra.

Sx Modelo Fender Telecaster Stl Ash

A Sx começou a produzir guitarras quando migrou a sua fábrica dos EUA para o Japão, desde então a empresa se tornou referência quando o assunto é custo benefício. Esse modelo tem o famoso formato de Telecaster, com corpo em Swamp Ash americano e braço em maple canadense. Além disso ela possui 21 trastes e um maravilhoso escudo cromado.

Click aqui para ver mais informações sobre esta guitarra.

Squier Bullet Stratocaster

Squier é uma marca de instrumentos musicais que pertence a Fender Musical Instruments Corporation. A intenção da marca é fazer com que todos os públicos consigam ter acesso a um instrumento com o nível de qualidade de um instrumento Fender. A Squier Bullet Stratocaster é uma guitarra super versátil e pode ser utilizada em praticamente qualquer estilo musical, seu corpo é em Basswood, braço em maple e a escala em rosewood.

Click aqui para ver mais informações sobre esta guitarra.

Tagima tg 530

Não é nenhuma surpresa que a Tagima apareça diversas vezes em uma lista de instrumentos para iniciantes, o foco da marca é justamente esse tipo de produto. A empresa possui uma das maiores fábricas de instrumentos musicais da América do Sul. Atualmente possui sede no Brasil e escritórios nos Estados Unidos e China. Suas guitarras combinam sempre um timbre agradável, que se encaixa com diversos ritmos diferentes.

Click aqui para ver mais informações sobre esta guitarra.

Tagima Tlp Flamed Ta

Com a supervisão do luthier Márcio Zaganin a linha TLP recria o clássico formato e timbre do modelo Gibson Les Paul. A guitarra Tagima TLP Flamed tem como destaque, além da construção do corpo e braço em Mahogany, te o top do corpo em Flamed Maple.

 

No passado, comprar uma guitarra elétrica nem sempre era tão satisfatório quanto deveria. Nos dias que precederam a internet, você tinha que confiar na sabedoria de sua loja de instrumentos local e em algumas revistas. As pessoas até conseguiam algo bom, mas raramente encontrariam a sua "guitarra dos sonhos".

Hoje em dia, as coisas são diferentes. Milhares de guitarras estão disponíveis para você com o clique de um botão. Você pode encontrar tudo o que precisa, qualquer tipo de guitarra que você possa imaginar, e até algumas aulas de guitarra de primeira qualidade para iniciantes.

A anatomia De Uma Guitarra Elétrica

Se você está levando a sério a atitude de comprar uma guitarra e aprender a tocar, você deve se familiarizar com o seu instrumento, desde madeiras até captadores. Aqui está uma imagem com alguns dos componentes mais importantes de uma guitarra:

Estilo do corpo

Antes de entrar nas partes de uma guitarra, vale a pena notar que existem três tipos diferentes de corpo: corpo sólido, corpo acústico e corpo semi-acústico. A principal diferença entre eles é a forma como os corpos são construídos e a quantidade de ressonância que eles produzem. As guitarras de corpo sólido permitem sons mais altos e com mais sustentação, evitando os problemas de éco que afetam alguns instrumentos de corpo acústico. As guitarras do corpo acústico e semi-acústico oferecem um som cheio, rico e mais ressonante. Para os principiantes as guitarra de corpo sólido são a melhor opção, pois são mais fáceis de lidar diante da maioria dos cenários.

Formato do corpo

As guitarras de corpo sólido oferecem uma plataforma fantástica para diferentes formatos de corpo. É muito provável que você já conheça as guitarras com o formato Les Paul, Telecaster ou RG de Ibanez. No entanto, existem diversos outros estilos legais que sempre atraem a atenção, como guitarras em forma de V ou Z, ou qualquer coisa da Dean Guitars, que possuem um trabalho de pintura e formato muito interessante!

Tipo de Madeira

Embora seja um problema menor ao escolher sua primeira guitarra, o tom e a sustentação das notas da sua guitarra dependem da qualidade do material que ela é feita. Os tipos de madeira mais usados para as guitarras mais baratas são basswood, álamo e alder, enquanto guitarras mais caras podem ser feitas de pinheiros, mogno e outras. Todas essas madeiras têm diferentes qualidades tonais - por exemplo, o mogno oferece um som mais quente, enquanto a basswood oferecem algo mais equilibrado.

Captadores

Existem dois principais tipos de captadores que você encontrará em uma guitarra para iniciantes: o single-coil e o humbucker. Sem entrar nos detalhes de como eles funcionam, o single-coil oferece um som brilhante e agudo e são perfeitos para os iniciantes. Já os humbuckers produzem sons carnudos e são encontrados no rock e no metal.

Você geralmente encontrará dois ou três pickups em uma guitarra, embora alguns modelos ofereçam apenas um. As guitarras com dois ou mais captadores tem uma chave de seleção de pickups, que permitem ao guitarrista mudar rapidamente entre eles.

Trastes

Os trastes são as barras de metal finas que correm pelo braço, eles atuam como separadores de notas, o que lhe permite tocar notas e acordes individuais. A maioria das guitarras contará com 22 trastes, embora os modelos feitos para tocar rock e metal às vezes ofereçam 24, permitindo que você alcance notas mais altas.

Ponte

Existem vários tipos de ponte, mas para manter as coisas simples, você geralmente encontrará uma ponte fixa ou uma ponte tremolo. Ambos têm seus prós e contras. Uma ponte de tremolo dará uma liberdade para o guitarrista dando a ele a possibilidade de fazer diversos efeitos. Uma ponte fixa é excelente para manter a estabilidade, embora não haja vibrato.

Dicas para não errar

Existem alguns pontos que você deve considerar antes de comprar uma guitarra:

Procure uma guitarra confortável - Seu primeiro instrumento deve ser, acima de tudo, confortável. Ela será a sua companheira por horas de treino, se algo nela for um incomodo, isso pode danificar muito o seu desempenho.

Compare os preços e os modelos - Seu primeiro instrumento não deve ser tão caro, ele é um instrumento para a guerra. A ideia é que você desgaste esse instrumento de tanto que você irá utiliza-lo. Mas isso não pode ser uma desculpa para você comprar um instrumento extremamente barato. Esses são comumente ligados a peças ruins, e tornaram seus primeiros dias em um grande pesadelo.

Saiba o estilo que você gosta de tocar - Esse tópico é muito importante, existem guitarras que são feitas para serem tocadas com um determinado estilo de música. Então entenda o seu gosto musical e entenda o que você quer aprender. É claro que existem modelos que performam muito bem na maioria dos cenários, a Stratocaster é uma guitarra coringa, que consegue se misturar em tudo. Então se ainda não sabe o estilo que você quer tocar, escolha uma Strato!

Então você tem uma guitarra elétrica adequada para iniciantes! E agora?

Primeiro, esperamos que com a guitarra, você também tenha comprado alguns itens essenciais, como um amplificador e um cabo. Onde quer que você compre seu primeiro instrumento, certifique-se de levá-lo a um profissional chamado Luthier, ele é a melhor pessoa para ajustar o seu instrumento e deixa-lo pronto para você. Depois que o seu instrumento estiver ajustado, é só correr e aprender, pois é agora que a diversão realmente começa!


E assim chegamos ao final desse textos, esperamos que ele lhe seja muito útil nos seus primeiros passos como guitarristas!Você possui alguma dúvida? Acha que faltou alguma guitarra de iniciante na nossa lista? Deixe nos comentários sua opinião!


Comentários

Este post ainda não tem comentários... Que tal ser o primeiro?

Vistos Recentemente

{{item.titulo}}

Não disponível

opções de compra a partir de
Mais Vendido
(()
()
()
()
()
()
()
()

O que nossos clientes estão falando sobre nós:

Em 30 de Abril de 2018

Serviço profissional, funcionários solícitos, e com know how e experiência!!! Nota 1000!!!

Gil Tandeta Gregorio

Produto: ESP Eclipse II Japan

Em 2 de Maio de 2018

Produto novo e bom. Ótimo SAC, sempre disponíveis para esclarecer minhas dúvidas. Parabéns! Indico muito!

Ana Beatriz Gomes Bezerra

Produto: Ukulele Shelby Su 23 M Concert

Em 02 de Maio de 2018

Ótimo produto, e além do mais foi entregue antes do prazo. Satisfeito com a compra!

Lucas Gamesh

Produto: Violão Eletroacústico Flat Cutaway Nylon Nf-14 Preto Giannin

Em 4 de Maio de 2018

Paulo Tonon

Produto: Pedal Electro Harmonix Pitch Fork Com Nota Fiscal**

Em 8 de Maio de 2018

Produto foi entregue bem embalado e de acordo com as especificações. A entrega ocorreu 10 dias antes do prazo determinado. Super recomendo.

Produto: Violão Giannini Flat Eletroacústico Nf14 Bk Nylon C Afinador

Em 19 de Maio de 2018

muito bom! compra realizada, instrumento em mãos, parabéns pelo excelente atendimento! recomendo

Produto: Shelby by Eagle Soprano Su21m

Inscreva-se em nossa newsletter

para receber dicas, aulas e descontos exclusivos!