Aprenda a tocar no Music Jungle com o EM&T online

Os 15 melhores guitarristas do mundo das 7 e 8 cordas

Blog do Music Jungle

Por Equipe Music Jungle em 12 de Janeiro de 2017

 

Seis cordas são suficientes para você? Essa pergunta foi feita para um dos melhores guitarristas de todos os tempos, Steve Vai.

 

Com sua sabedoria infinita, Vai respondeu em uma entrevista para a revista Guitar World, "Seis cordas são o suficiente, oito são também. Seja lá o que você quiser. Quatro podem ser suficiente. Uma pode ser suficiente, se você tiver imaginação para isso."

 

E isso é exatamente o que levamos em consideração quando fizemos a nossa lista dos melhores guitarristas das 7 e 8 cordas: quem é que tem imaginação suficiente para fazer das cordas extras algo realmente novo, que não pode ser substituido por uma simples afinação diferente.

Seria muito confortável para esses guitarristas apenas fazer algo um pouco diferente, apenas alguns tons abaixo. Mas esses caras provam que há muita coisa nova ainda para ser desenvolvida na guitarra, muita inovação para a forma de tocar o velho instrumento.

"Quando eu comecei a tocar com 7 cordas, eu tinha esse sentimento de que haveria um grupo de caras que iam pegar aquela corda nova e fazer algo totalmente diferente do que eu estava fazendo," disse Vai, "Também senti que alguns guitarristas clássicos e de jazz teriam algo para adicionar à tecnica, com uma corda a mais. Mas eu não fazia idéia de que eles iam fazer o que fizeram."

 

Stephen Carpenther | Deftones

Seja usando sete ou oito cordas, Deftones adicionou com gosto as notas mais graves no seu som. A música "Hexagram" do album de 2003 que leva o nome da banda, é a grande amostra do esforço da banda para entrar na cena alternativa, com vocalista Chino Moreno gritando como louco sobre os riffs alucinantes do guitarrista Stephen Carpenther nas sete cordas. Vale a pena conferir.

 

 

Jeff Loomis

Jeff Loomis, um guitarrista de peso, muito conhecido pelo seu trabalho solo e nas bandas Nevermore e Arch Enemy. A técnica do Jeff com as sete cordas fica evidente no video abaixo, em que ele toca a impressionante "Jato Unit" da sua carreira solo. Arpeggios, riffs em palm muted, alavancadas absurdas, essa é uma música sensacional para treinar e melhorar de verdade na guitarra. Se você está começando nas sete cordas e já está num nível avançado nas seis, essa é uma ótima música para te ensinar como incorporar essa corda extra na sua forma de tocar. Se você conseguir tirar essa música inteira, poderá ser considerado um "tocador das sete cordas" de verdade. :)

 

 

Tosin Abasi | Animals As Leaders

Quando o Tosin Abasi gravou o album solo chamado Animal as Leaders, seu objetivo era expandir o campo do estilo heavy e progressivo, de forma que fosse mais desafiador em relação às composições e que fosse mais acessível para ser escutado. "Eu queria fazer algo mais universal", ele disse em entrevista à Guitar World em 2009. O Tosin é supra sumo dos guitarristas das sete e oito cordas, o mais refinado que você encontrará no metal.

 

Ola Englund | The Haunted, Feared

Mesmo se você conhece pouco do mundo das sete e oito cordas, já deve ter ouvido falar do Ola Englund, um guitarrista sueco das bandas The Haunted e Feared. Ele tem uma série signature de guitarras sete cordas da Washburn e tem um canal muito legal no YouTube onde mostra demos dos equipamentos dele. "Ao publicar videos constantemente no Youtube, sobre demos, reviews e tutoriais, conseguir criar e manter uma base fiel de seguidores. Não é difícil, basta trabalhar muito e não ser um idiota."

 

Chris Letchford | Scale the Summit

Em um gênero musical que geralmente é conhecido pela tendência de se criar música para músicos, a banda Scale the Summit consegue unir o melhor de cada mundo: musicalidade e técnica. Em outras palavras, a banda em que tocam os guitarristas das sete cordas Chris Letchford e Travis Levrier, coloca a música em primeiro lugar. "Um elogio muito comum que recebemos é que não somos apenas uma banda de "firulas" na guitarra", disse Chris Letchford para o theaquarian.com. "Sim, nossas músicas são complexas, coisas técnicas, mas ainda assim não são apenas de shred. Isso ia distanciar muita gente." Assista abaixo o video oficial da música "Blue Sun" do album de V de 2015.

 

Misha Mansoor | Periphery

O guitarrista Misha Mansoor já se tornou um verdadeiro guitar hero. Desde 2005 ele toca guitarra (e muitas vezes produz) em sua banda Periphery, uma banda com uma sonoridade miuto peculiar, um metal com vozes melodicas, instrumentos muito complexos em um metal que soa futurista. Com suas três guitarras, interludios com sons eletrônicos, e som grave das cordas extras das guitarras, o Periphery criou um novo estilo, uma nova forma de tocar.

 

Sarah Longfield | The Fine Constant

Fique esperto com esse guitarrista, Sarah Longfield. O guirarrista que postou um video muito famoso de um cover da música "Pravus" da banda Meshuggah há alguns anos atrás, formou uma banda chamada Fine Constant. Veja abaixo o video da música Quiescent do novo album Woven In Light.

 

Adam "Nergal" Darski | Behemoth

Nergal é o front man da banda polonesa Behemoth: toca, canta e o cabeça da banda. Ao longo da sua carreira ele compos algumas das músicas de metal mais importantes que já saíram da Polônia. Nergal possui uma guitarra signature da ESP, a HEX-7. Veja abaixo um video do guitarrista.

 

Marten Hagstorm & Fredrik Thordendal | Meshuggah

Mesmo que você não encontre nenhuma corda extra no album de lançamento do Meshuggah, o Contradictions Collapse de 1991, Fredik Thordendal sempre foi um cara amante das cordas extras na guitarra. "Desde o começo eu sempre quis ter uma guitarra de sete cordas, para atingir aquelas notas bem graves." Thordendal disse a Guitar World, "e daí a Ibanez finalmente lançou uma." Já no album seguinte a banda adicionou um novo guitarrista, Marten Hagstorm, e um novo som com guitarras de sete cordas que redefiniu o som do metal progressivo.

 

Ihsan

Nos últimos anos, o guitarrista e fundador da banda Emperor tem desafiado as fronteiras da guitarra, com novos padrões de ritmo e solos que ninguem poderia imaginar. O guitarrista de black metal progressivo também lançou uma série de videos em que toca suas composições, veja abaixo o video de "Frozen Lakes on Mars".

 

Steve Vai

Você sabia que uma hora iríamos falar dele. Seria impossível não falar de Steve Vai, o homem que trouxe a guitarra de sete cordas para os holofotes. Na verdade, a primeira guitarra de sete cordas a ser produzida e vendida em larga escala foi a Ibanez UV7, signature do Steve Vai. Existem músicas do Vai que usam sete cordas explicitamente ("The Audience is Listening", "Ya Yo Gakk", "The Riddle") e outras que usam de forma mais discreta ("For the Love Of God"). Mas a música "I Would Love To" foi a mais tocada em rádios, MTV, direto do album Passion and Warfare. Essa música é um bom exemplo de como usar a guitarra de sete cordas normalmente e não só como notas graves esporádicas.

 

Assim como Vai contou à revista Mixdown em 2013, ele sente grato por ver onde os novos guitarristas estão chegando com as guitarras de sete cordas. "Quando elas surgiram, eu era o único usando uma sete cordas, junto com o Uli Jon Roth. Você não podia nem encontrá-las nas lojas. Quando elas se tornaram disponíveis para o público em geral, muitos compraram pois eram fãs e outros pois realmente viram o potencial no instrumento. Quando o Passion and Warefare e os albuns do Whitesnake apareceram, as vendas explodiram."

 

David Davidson | Revocation

Um dos principais objetivos do guitarrista David Davidson quando está compondo novas músicas é criar novos sons, novos conceitos, novas progressões, que raramente são exploradas no thrash metal. Davidson desenvolveu a sua técnica no Berklee College of Music, onde focou seus estudos em poliritmos para jazz; o aspecto atonal do jazz deu a ele uma perspectiva diferente para compor e solar.

 

James Monteith | TesseracT

Os guitarristas do reino unido James Monteith e Acle Kahley são icones do que chamam de DJENT - uma onomatopéia que é rótulo de um subgrupo do metal progressivo, caracterizado por um som pesado, cheio de notas abafadas, que tipicamente usam instrumentos com sete ou oito cordas. "Quando o Acle e eu tocamos juntos com o TesseracT, revezamos os riffs e as partes mais atmosfericas, assim como os solos," Monteith disse à revista Guitar Player. "Garantir que as partes de guitarra sejam distintas faz com que as coisas não fiquem caóticas e com que cada um tenha a sua parte na música."

 

Alex Wade | Whitechapel

Nenhuma lista dos melhores guitarristas das sete e oito cordas estaria completa se não falassemos de Alex Wade. Em 2014, guitarplanet.eu perguntou a Wade o que faz um grande guitarrista: "Alguem que consegue compor muito bem, e compor músicas que grudam. Eu sempre fui fascinado por caras que "fritam" na guitarra. Sim, isso é impressionante, mas ninguem quer ficar escutando isso toda hora. Meu guitarrista favorito é o Stephen Carpenter do Deftones e ele é um grande exemplo de um cara que compõe boas músicas e não fica tentando impressionar todo mundo. 

 

Scott Carstairs & Brian James | Fallujah

"Um guitarrista deve sempre buscar se tornar um virtuoso," diz Scott, guitarrista da banda Fallujah, que possui uma veia política muito grande. "Você precisa do pacote completo: técnica impecável, notas e frases bonitas e um timbre perfeito." Carstairs tem tudo isso com uma idade em que muitos ainda nem sonham em tirar carta.

 

 

Aproveitando o assunto, não deixe de conferir a nossa sessão de guitarras:

E cadastre-se no Music Jungle, o primeiro site de compra e venda de instrumentos musicais do Brasil!


Comentários

Este post ainda não tem comentários... Que tal ser o primeiro?

Vistos Recentemente

{{item.titulo}}

Não disponível

opções de compra a partir de
Mais Vendido
(()
()
()
()
()
()
()
()

O que nossos clientes estão falando sobre nós:

Em 30 de Abril de 2018

Serviço profissional, funcionários solícitos, e com know how e experiência!!! Nota 1000!!!

Gil Tandeta Gregorio

Produto: ESP Eclipse II Japan

Em 2 de Maio de 2018

Produto novo e bom. Ótimo SAC, sempre disponíveis para esclarecer minhas dúvidas. Parabéns! Indico muito!

Ana Beatriz Gomes Bezerra

Produto: Ukulele Shelby Su 23 M Concert

Em 02 de Maio de 2018

Ótimo produto, e além do mais foi entregue antes do prazo. Satisfeito com a compra!

Lucas Gamesh

Produto: Violão Eletroacústico Flat Cutaway Nylon Nf-14 Preto Giannin

Em 4 de Maio de 2018

Paulo Tonon

Produto: Pedal Electro Harmonix Pitch Fork Com Nota Fiscal**

Em 8 de Maio de 2018

Produto foi entregue bem embalado e de acordo com as especificações. A entrega ocorreu 10 dias antes do prazo determinado. Super recomendo.

Produto: Violão Giannini Flat Eletroacústico Nf14 Bk Nylon C Afinador

Em 19 de Maio de 2018

muito bom! compra realizada, instrumento em mãos, parabéns pelo excelente atendimento! recomendo

Produto: Shelby by Eagle Soprano Su21m