Cifra Club

Entenda como o cérebro dos guitarristas funciona

Dos mais aos menos experientes, você sabia que, quando um guitarrista toca, seu cérebro funciona de um modo diferente? Acredite, assim como acontece com outros instrumentistas, o cérebro dos guitarristas sofre alterações antes e durante a música. Dessa forma, ele ou ela consegue acompanhar os acordes com mais facilidade e tocar melhor.

Jimi Hendrix tocando guitarra em show
O mestre Jimi Hendrix é um evidente exemplo de destaque cognitivo dos guitarristas (Foto/Reprodução/Internet)

Mas não pense que para por aí, pois as vantagens são variadas. A intuição e a criatividade também passam por alterações, isso sem falar na sincronia. E aí, quer saber mais sobre essas mudanças? Veja a seguir!

Compreenda como o cérebro dos guitarristas funciona

De fato, os benefícios da música são incontestáveis. Da compreensão do corpo à melhora da memória, ouvir ou tocar algo faz bem para o corpo e para a mente. Paralelo a isso, alguns estudos recentes mostram que o cérebro dos guitarristas, em específico, também é alterado (para melhor) enquanto toca.

Para entender como isso acontece, em 2012, em Berlim, pesquisadores escanearam os cérebros de 12 duplas de guitarristas. O experimento aconteceu enquanto todos tocavam a mesma música. O resultado foi claro, mas não menos surpreendente: as redes neurais desses instrumentistas entravam em sincronia quando tocavam juntos.

Além disso, em alguns casos, a sincronia começava antes de começarem a tocar. Logo, tudo o que vemos na prática e achamos incrível é resultado de processos biológicos e químicos. Neste contexto, é relativamente comum vermos duplas de guitarristas com química, mesmo que eles não se conheçam há tanto tempo.

Ou, até mesmo, bandas formadas por irmãos na guitarra, psoto que, além da conexão neural, ainda existe a familiar, o que facilita o processo.

Para além dessa vantagem, veja logo abaixo mais algumas delas. Esperamos que você goste!

Por que um guitarrista aprende mais rápido vendo outro tocar?

Se você está tentando aprender a tocar guitarra, provavelmente já deve ter percebido que é mais fácil aprender vendo outra pessoa tocar. Isso acontece porque, quando tocamos (ou ouvimos outra pessoa), o nosso corpo automaticamente desliga a parte do cérebro responsável por memórias a longo prazo.

Por consequência, entendemos o que está acontecendo com mais facilidade e entramos em sincronia com quem toca. Isso significa que o lado inconsciente do nosso cérebro toma o controle. Ou seja, somos movidos por instinto. Logo, torna-se mais fácil acompanhar quem está tocando ou, até mesmo, deixar os pensamentos de lado para um solo incrível.

Tocar guitarra é parte intuição e parte dedicação

Não basta apenas a intuição para tocar bem. É preciso conhecer os acordes e se dedicar. O bom guitarrista é, inclusive, um misto das duas competências. Isso porque uma pode suprir as falhas da outra quando algo acontece e vice-versa. Podemos citar o caso de Pat Martino de exemplo, guitarrista de jazz.

Ele teve 70% da parte esquerda de seu cérebro removida aos 30 anos por causa de uma hemorragia. Após a cirurgia, ele não conseguia mais tocar. Mas, em dois anos, Martino conseguiu recuperar completamente a forma como tocava guitarra.

O caso se tornou referência na comunidade científica sobre a plasticidade do cérebro e da sua capacidade de regeneração.

Tocar guitarra trabalha o lado mais criativo do cérebro

O mesmo estudo feito em Berlim chegou a mais de uma conclusão. Complementar ao que já falamos, a pesquisa mostrou que, ao desativar o lado do cérebro mais consciente, o guitarrista se torna mais criativo. Pense só, durante aquele momento, é foco total na música e no ato de tocar.

Paramos de nos distrair com as coisas ao redor e estamos totalmente focados. Lado a lado, enquanto nos tornamos mais inconscientes aos problemas externos, nos tornamos mais conscientes da música. Assim sendo, fica mais fácil ser criativo ou mudar arranjos caso seja necessário.

Quanto mais experiente o guitarrista for, mais natural esse processo se torna. Da mesmo forma que outras habilidades, isso também pode ser ensinado e trabalhado.

As vantagens de tocar guitarra

O nosso cérebro é formado por mais de 100 bilhões de células nervosas, que são os neurônios. Ele é dividido em três partes: motor, visual e auditivo. Sendo assim, quando realizamos qualquer ação, como levantar um braço, por exemplo, eles disparam sinais para uma parte específica.

Enquanto tocamos, trabalhamos três dessas áreas ao mesmo tempo e tornamos a interação entre elas mais veloz. Como resultado, melhoramos também:

  • a forma com que você lida e soluciona problemas;
  • sua capacidade de lembrar das coisas e criar memórias;
  • a coordenação motora como um todo;
  • o processo de aprendizado que, em alguns casos, se torna visual e auditivo, entre outras vantagens.

Se ainda não conseguimos convencer você, pense no processo de envelhecimento. Um estudo da neuropsicologia feito com 70 idosos percebeu que os que tocavam guitarra tinham um envelhecimento cognitivo melhor. Isto é, o raciocínio, a velocidade e a capacidade de gravar novas memórias ficam ativo por mais tempo.

Compartilhe nas suas redes sociais

Ao longo desse conteúdo, falamos sobre como o cérebro dos guitarristas muda antes, durante e após tocar. E você, gostou do conteúdo? Então, compartilhe nas suas redes sociais com a sua galera!

Foto de Ayllana Ferreira

Ayllana Ferreira

Jornalista apaixonada por conteúdo. Curiosa nata, geek e apaixonada por tudo o que envolve cultura. Escreve para o Cifra Club desde dezembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK