Cifra Club

Como usar o Easy Tap para guitarra?

Você conhece o potencial de inovação do Easy Tap para guitarra? Neste artigo, vamos esclarecer tudo sobre este assunto.

A comunidade guitarrística é dividida em dois grandes grupos: os que preferem os conceitos clássicos e aqueles que curtem modernidades. Se você faz parte do segundo time, apresentamos aqui um acessório muito interessante: o Easy Tap para guitarra.

Easy Tap instalada em uma guitarra guitarra Les Paul
O Easy Tap é uma peça que muda a forma que você toca a sua guitarra (Foto/Reprodução)

Nesse sentido, a peça estabelece um novo jeito de tocar, criando timbres e possibilidades inéditas. Como isso poderia não dar certo? Afinal, quando falamos da história da guitarra elétrica, efeitos criativos sempre tiveram o seu lugar garantido.

Easy Tap: tudo o que você precisa saber

E aí, aposto que você já está morrendo de curiosidade para entender o que é o Easy Tap, não é mesmo? Então, agora vamos explicar tudo sobre essa peça de guitarra. Bora explorar um novo mundo de sons!

O que é o Easy Tap

Antes de mais nada, vamos definir esse equipamento. Bom, o Easy Tap é uma peça para guitarra criada pelo designer brasileiro Gerson Alves Silveira.

Na prática, o Easy Tap nada mais é do que uma ponte com sistema de percussão, que deve ser instalada no corpo de guitarras elétricas. Com o acessório, o músico pode adicionar muita criatividade à performance, extraindo sons únicos do instrumento.

Easy Tap instalado numa guitarra stratocaster
Easy Tap é um sistema articulado na ponte da guitarra (Foto/Reprodução)

Dessa forma, o produto é desenvolvido em aço inoxidável fosco e polímeros especiais, cortado a laser. O Easy Tap para guitarra é muito fácil de usar, com excelente acabamento e design inovador.

Como surgiu esse recurso?

Gerson é professor de Design e Tecnologia Gráfica, além de apaixonado por música desde a adolescência. Então, a inspiração para criar o Easy Tap veio quando ele resolveu analisar o mecanismo de um piano de cauda.

Assim, ao desmontar algumas peças, Gerson percebeu que o piano funciona com um complexo sistema de martelos. Esses componentes, em contato com o conjunto de cordas, extraem o timbre característico do instrumento.

Então, logo surgiu a ideia de criar um acessório similar que funcionasse na guitarra, porém com uma mecânica reduzida e mais prática. Após dois anos de pesquisa e mais de dez protótipos, Gerson patenteou e lançou essa inovadora peça para guitarra, o Easy Tap.

Como funciona o Easy Tap para guitarra

O Easy Tap tem seis martelos, que são os responsáveis por entrar em contato com cada uma das cordas da guitarra. Na estrutura, há um botão para cada martelo, item que deve ser rapidamente pressionado pelo músico com os dedos.

Dessa forma, os pinos têm a posição intercalada para que o guitarrista não confunda as cordas e evite tocar mais de uma sem querer. O conjunto de molas e palhetas proporciona a execução progressiva das cordas da guitarra, sendo possível tocá-las individualmente ou juntas.

Além disso, o Easy Tap possui um exclusivo sistema articulado, que permite o recolhimento do percussionador de forma simples, não sendo necessário desmontar o equipamento. Assim, mesmo durante a execução de uma música, o instrumentista poderá usar o Easy Tap alternando entre palhetadas, dedilhados e palhetadas híbridas.

Os sons proporcionados pelo Easy Tap

Os timbres percussivos do Easy Tap são únicos, pois a forma com que as cordas são atacadas é inovadora. Junto a pedais de efeitos, principalmente o delay, o acessório proporciona novas experiências musicais ao guitarrista.

Em outras palavras, essa peça de guitarra possibilita harmônicos destacados, solos bem definidos e riffs com mais extensão e sustain. Em seguida, confira um vídeo de demonstração do Easy Tap:

O Easy Tap é difícil de tocar?

Caso você tenha se interessado em adquirir o equipamento, mas está em dúvidas se vai se adaptar facilmente, fique tranquilo. Durante o desenvolvimento do produto, o Easy Tap foi experimentado por dezenas de guitarristas, amadores e profissionais. De uma forma geral, Gerson garante que não houve dificuldade de assimilação da funcionalidade do Easy Tap.

Logicamente, alguns músicos tiveram mais facilidade do que outros. No entanto, isso é uma questão muito singular, pois depende da experiência e da mobilidade motora das mãos de cada indivíduo.

É importante mencionar que o Easy Tap para guitarra é um acessório ambidestro. Ou seja, pode ser usado tanto por guitarristas destros quanto canhotos, sem a necessidade de fazer adaptações no produto.

É preciso furar a guitarra para instalar essa ferramenta?

A instalação do Easy Tap é bastante simples, não havendo necessidade de fazer modificações ou furações extras na guitarra. Dessa forma, a versão para Stratocaster e Telecaster é instalada usando a roldana original da guitarra. Já no modelo para Les Paul, usa-se uma ponte em aço inox sob os pivôs e buchas do item original.

Assim, o Easy Tap pode ser instalado na maioria das guitarras existentes no mercado nacional.

Compartilhe tudo o que aprendeu sobre Easy Tap

Agora, queremos saber, o que achou do Easy Tap? Você usaria em seu instrumento? Se sim, aproveite e compartilhe este texto com seus amigos músicos. Dessa forma, vocês poderão trocar ideias sobre essa inovadora peça para guitarra.

Então, é isso, amante das cordas. Hoje, ficamos por aqui. Até breve, um abraço!

Foto de Fernando Paul

Fernando Paul

Jornalista musical, com mais de 10 anos de experiência na área. Toca guitarra, violão e baixo, além de estudar mixagem de áudio. Já acompanhou cantores, tocou em casamentos e integrou bandas de rock e grupos de louvor. Escreve para o Cifra Club desde novembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK