Cifra Club

5 dicas de como cuidar da guitarra

Procurando a melhor maneira de como cuidar da guitarra? Para manter seu instrumento sempre em bom estado, há uma série de cuidados básicos que você precisa ter.

Músico limpando sua guitarra
Limpar bem o instrumento é um dos cuidados principais que todo guitarrista precisa ter (Foto/Lucas Kappaun)

Hoje, reunimos eles em 5 tópicos com as melhores dicas do que você precisa saber e fazer. Portanto, tenha atenção aos nossos conselhos e garanta que a sua guitarra esteja sempre nas melhores condições possíveis!

5 cuidados básicos para ter com a guitarra

Esteja você apenas aprendendo a tocar guitarra ou tendo já alguma experiência, vale a pena acompanhar com atenção as nossas dicas. Afinal, sempre se pode aprender algo novo. E para quem está começando, nada melhor do que fazer tudo certo desde o início. Então, vamos lá!

1. O “básico do básico”

O básico do básico é: trate bem a sua guitarra. Ou seu baixo, seu cavaquinho, sua bateria, seu ukulele etc. Batidas causam arranhões e lascas, podendo desafinar seu instrumento. 

Nunca deixe seu instrumento jogado por aí — na cama, por exemplo. Prefira mantê-los sempre em bags (capas, bolsas). Quanto mais cuidadoso você for, mais pode investir nisso. Há bags acolchoados para guitarra e até cases (caixas, maletas) de material sólido.

O calor e a umidade são inimigos da guitarra. Então, procure mantê-la sempre longe deles. Se o instrumento ficar em lugares quentes ou no sol por muito tempo, o braço pode empenar e a pintura estragar, entre outras situações. Evite!

Você pode guardá-la em suportes de chão ou de parede, desde que eles estejam em um lugar seguro. Para mais dicas nesse sentido, confira o nosso vídeo:

2. Atenção a todas as partes

Para cuidar realmente bem da sua guitarra, é bom que você conheça totalmente a anatomia dela. Assim, se você notar que o instrumento está soando estranho, saberá identificar, por exemplo, se está trastejando ou com problemas nos captadores.

Muitas vezes, ainda, problemas de sonoridade podem ser uma mera questão de ajuste na ponte. Logo, é fundamental ter esse tipo de conhecimento sobre o funcionamento da guitarra.

Indo um pouco adiante, algumas pessoas protegem seus captadores com pequenos pedaços de filme plástico, que não interferem na captação. A questão é que quanto mais informações você tiver, mais cuidado poderá ter e também mais recursos possuirá para solucionar os problemas.

3. Cuidados com as cordas

As cordas têm um desgaste natural com o tempo, acabam se oxidando e perdendo tensão e sonoridade. Ainda assim, há alguns cuidados com as cordas da guitarra que você pode ter para preservá-las por mais tempo.

Primeiramente, procure sempre tocar com as mãos limpas, pois a gordura e a umidade são as maiores causadoras de oxidação. Além disso, troque as cordas quando notar que elas estão começando a oxidar. A oxidação começará a modificar o som do seu instrumento e pode danificar seus trastes.

Caso for trocar a tensão das cordas, tome cuidado, pois isso pode fazer com que você precise regular outra vez o tensor. Se tiver dúvidas de como fazer, visite um luthier confiável.

Ainda sobre as cordas: você não precisa afrouxá-las para guardar, e é até melhor que não o faça. Guardar a guitarra com as cordas frouxas ou mesmo sem cordas pode empenar o braço.

4. Faça uma boa limpeza da guitarra

Para a limpeza, use somente algodão, flanela ou pano fino. Seja qual for, é indispensável que esteja limpo e seco

Um pano molhado pode fazer as cordas enferrujarem e a madeira do corpo empenar. Além disso, produtos como lustra móveis podem tirar a cor da guitarra e até causar infiltrações na madeira.

Se quer garantir o melhor resultado, recomenda-se limpar a guitarra sempre que terminar de tocar. Ademais, como já dissemos, lave as mãos antes de pegar no instrumento!

Para limpar os polos dos captadores, use cotonetes. Além disso, não confie em produtos abrasivos para tirar a ferrugem. Confira o que você pode fazer para tirar a ferrugem dos captadores:

Para a limpeza das cordas, você pode encontrar produtos específicos, como o GHS Fast Fret ou o Dunlop String Cleaner. Para o corpo, há o Gibson Pump Polish, entre outros. Na dúvida, é sempre melhor perguntar a um luthier!

Quanto aos trastes, limpe-os juntamente com as casas do braço sempre que for trocar as cordas. Eles normalmente juntam um bocado de sujeira dos dedos. Limpe sem fazer muita pressão

Para a ponte, recomenda-se o mesmo tipo de limpeza básica (flanela seca). Em algumas pontes (como a tremolo) é recomendado passar um antioxidante (WD 40, por exemplo) nas roscas, para que elas não travem com o tempo.

A limpeza das tarraxas segue esse mesmo exemplo da ponte, mas a frequência dela pode ser menor.

5. Consulte um luthier

E, por fim, procure levar seu instrumento a um luthier para um check-up uma vez por ano, mais ou menos.

Lá, ele poderá ver como andam tarraxas, tensão, captadores, braço etc., além de solucionar todas as dúvidas que eventualmente aparecerem.

Se não estiver certo de como encontrar um bom luthier para atendê-lo, confira as nossas dicas:

E aí, pronto para dar aulas de como cuidar da guitarra?

Agora que você já sabe tudo sobre como cuidar da guitarra, compartilhe este artigo com os seus amigos e ajude-os também a adquirir bons hábitos! 

No mais, fique ligado no Cifra Club para continuar recebendo as melhores dicas sobre música e instrumentos!

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK