5 cuidados básicos para ter com sua guitarra

Blog do Music Jungle

Por Equipe Music Jungle em 30 de Dezembro de 2016

Desta vez nós voltamos a falar sobre as guitarras, mais precisamente em como cuidar e manter sua guitarra em bom estado e sempre!


OS 5 CUIDADOS BÁSICOS PARA TER COM SUA GUITARRA

  1. O básico do básico: trate bem sua guitarra (e seu baixo, seu cavaquinho, sua bateria, seu uquelele, etc). Batidas causam arranhões e lascas, podendo desafinar seu instrumento. Nunca deixe seu instrumento jogado por ai - na cama, por exemplo - mantenha-os em bags sempre.

  2. Para a limpeza, use uma flanela seca. Produtos como lustra-móveis e etc podem tirar a cor da guitarra e até causar infiltrações na madeira. Use panos que não soltem fiapos (Perfex, por exemplo) para limpar tanto por cima quanto por baixo das cordas. Se quer uma limpeza melhor, recomenda-se limpar sempre que terminar de tocar, já que os nossos dedos geram muita oleosidade que oxidam as cordas com o tempo.

  3. O calor e a umidade são inimigos da guitarra. Mantenha-a sempre longe de ambos. Novamente, nunca use um pano molhado para limpar as cordas (elas vão enferrujar) e nem o corpo (a madeira vai empenar). Não deixe também em lugares muito quentes ou no sol por muito tempo que o braço também poderá empenar.

  4. Cordas, corpo e braço: existem produtos específicos para limpeza destas partes como o GHS Fast Freet, Dunlop String Cleaner, Gibson Pump Polish e etc. Na dúvida, compre um de uma marca conhecida e confiável.

  5. Para a limpeza da ponte, recomenda-se o mesmo tipo de limpeza básica (flanela seca). Em algumas pontes (como a tremolo) é recomendado passar um antioxidante (WD 40, por exemplo) nas roscas para que elas não travem com o tempo.

Esses são os pontos mais básicos para manter sua guitarra on tune. 

CUIDADOS PONTUAIS

Cabe também cuidados mais pontuais, onde a limpeza é mais minuciosa:

  • Limpeza das tarraxas segue esse mesmo exemplo da ponte, mas a frequência da limpeza pode ser menor.
  • Quando for trocar suas cordas, troque uma a uma para não empenar o braço do seu instrumento musical. Caso vá trocar a tensão das cordas (de 0.09 para algo como 0.12 por exemplo) tome cuidado pois essa troca pode fazer com que você necessite regular o tensor da sua guitarra ou baixo. Caso tenha dúvidas de como proceder com isso, visite um luthier confiável.
  • Ainda sobre as cordas: troque-as sempre que notar que elas estão começando a oxidar. A oxidação começará a modificar o som do seu instrumento e pode danificar seus trastes.
  • E falando em trastes, limpe-os juntamente com as casas de sua guitarra sempre que for trocar as cordas. Eles normalmente juntam um bocado de sujeira (gordura dos dedos, bleh) e das próprias cordas. 

E finalmente, leve seu instrumento a um luthier para fazer um check-up uma vez por ano mais ou menos. Lá ele poderá ver a quantas andam suas tarraxas, tensão, captadores, braço e etc.

Este é o básico. Algumas pessoas são mais cuidadosas que isso (e com razão até), protegendo captadores com pedaços de filme plástico (que não interferem na captação), comprando bags de madeira e etc. Esses cuidados também são validos para seu baixo, violão e outros instrumentos de corda.

Até a próxima e mantenham suas guitarras afinadas!

{{anuncio.titulo}}
Frete Grátis

Comentários

Este post ainda não tem comentários... Que tal ser o primeiro?

O que nossos clientes estão falando sobre nós:

Em 18 de Janeiro de 2018

Produto entregue no prazo, e em perfeitas condições

Em 12 de Fevereiro de 2018

Muito boa. Entrega rápida

Em 04 de Dezembro de 2017

Sensacional, houve uma pequena demora no envio, talvez por indisponibilidade no estoque, mas logo foi solucionado e de resto foi excelente. Boa comunicação, qualidade e compromisso...

Em 01 de Dezembro de 2017

Segunda vez que compro pelo site, a entrega foi rápida e sem nenhuma eventualidade. O vendedor é de procedência, estou ansioso para ligar ele...

Em 04 de Dezembro de 2017

ótimo - chegou rapidão! :) som ótimo para estudo!