Aprenda a tocar no Music Jungle com o EM&T online

Como soar igual ao David Gilmour

Blog do Music Jungle

Por Equipe Music Jungle em 07 de Março de 2017

 

Tá certo, pegamos um desafio complicado ao escrever esse post. O David Gilmour é um guitarrista único, com um timbre maravilhoso e uma técnica e feeling incomparáveis. Por isso, ele aparece constantemente em primeiro lugar naqueles rankings de "melhores solos de todos os tempos". Desde gravações icônicas como Dark Side of the Moon, Wish You Were Here e The Wall, Gilmour continua sendo um dos guitarristas com o timbre mais procurado de todos. E, como hoje é o aniversário dessa lenda, decidimos das o nosso pitaco sobre conseguir tirar esse som que é o desejo de muitos guitarristas.

 

Também não podemos prometer que até o final do artigo você já estará tirando Comfortably Numb nota por nota, frequência por frequência, mas já terá uma idéia do que poderá fazer para chegar cada vez mais perto. Esse artigo não pretende esgotar o tema, mas fomentar mais ainda essa discussão que é boa demais.

 

Guitarra

 

A guitarra mais famosa do Gilmour é a sua strato preta. Essa é a guitarra que você escuta nos albuns do Pink Floyd dos anos 70 e 80.

 

Existem algumas modificações que foram feitas nessa Fender Stratocaster de 1969: uma alavanca reduzida para a ponte, blindagem interna, uma pequena chave que possibilita que o captador da ponte seja incluído em todas as posições.

 

Ao longo dos anos, Gilmour e o seu técnico Phil Taylor, adicionaram diversas modificações na guitarra que depois foram revertidas, como uma ponte Kahler, adicionando um humbucker entre os dois captadores e instalando um soquete XLR na saída.

 

Hoje você pode até comprar uma réplica muito fiel da guitarra: a Fender Stratocaster Signature David Gilmour. Existem ainda duas versões: uma que inclui todas as marcas do tempo, riscos e arranhões da guitarra original e uma outra em estado de novo.

 

Fender David Gilmour Signature Strat

 

Captadores

 

Os captadores da ponte e do meio na black strat do Gilmour são os mesmos que vêm com a guitarra, mas o captador da ponte é um Seymour Duncan feito especialmente para ele, uma versão com mais espiras do SSL-1. Esse modelo é vendido hoje pela marca com o nome de SSL-5. A diferença entre o SSL-5 e um captador normal de ponte para strato é que ele possui mais médios, mais força e mais corpo. Você não perde o som característico da strato, mas ganha um som mais forte, melhor para solos.

 

 

Cordas

 

David usa um tipo de encordoamento com uma combinação de calibres especial: .010, .012, .016, .028, .038, .048. Você pode comprá-lo em um produto signature da GHS Boomers, com o nome do David Gilmour. A primeira coisa que irá notar é que as cordas B e G são mais leves do que costumam ser em um set de cordas 010. Na verdade, a corda G é da mesma espessura que você encontrará em um set 009. O efeito que isso dá é que fica muito mais fácil fazer bends nessas cordas. E esse é um aspecto importante na maneira de tocar do Gilmour.

 

Outra diferença é que as cordas mais grossas do set são mais espessas do que o normal. Apesar disso, o encordoamento não te dá uma sensação de ser desbalanceado e é bastante confortável de se tocar.

 

Palheta

 

É bem difícil encontrar informações sobre as palhetas que o David Gilmour usa. Talvez pelo fato de que ele esteja sempre trocando. Nosso conselho aqui é que você não use palhetas muito macias, pois pode ficar difícil de tocar as coisas mais agressivas com palhetas sem muita resistência.

 

Amplificador

É aqui que coisas começam a ficar complicadas. No estúdio, Gilmour usa diversos amplificadores. Várias gravações são resultado de plugar a guitarra em diversos amplificadores e depois gravar o mix resultante. Em outros casos, a gravação é feita plugando a guitarra na mesa, pulando o amplificador completamente. Ainda assim, você reconhece a sua identidade em cada gravação.

No palco, David Gilmour usa seus cabeçotes Hiwatt de 100 watts ligados em diversos gabinetes 4x12. No entanto, novamente... isso muda frequentemente. Em muitas vezes ele usa um Alembic B2 Preamp alimentando o power dos seus Hiwatt. Nossa recomendação é que você busque um amplificador que você possa ligar muito alto e que mesmo assim ele se mantenha limpo. Essa é a base do timbre do Gilmour.

 

Pedais

 

Setup da turnê do Pulse

Aqui fica complicado até saber por onde começar. Alguns setups de pedais do Gilmour, que ele usou em turnê, são absurdamente grandes. Ao invés de listarmos aqui tudo o que ele já usou, vamos indicar alguns pedais que podem te ajudar a chegar no timbre do mestre, sem precisar desembolsar uma fortuna.

Mesmo o Big Muff sendo o primeiro pedal que venha na mente de todos quando pensamos em David Gilmour, muitos conseguem ótimos resultados com o ProCo Rat na hora de imitar o som dele. Ele te dá uma vantagem grande, pois te possibilita chegar em timbres próximos ao Fuzz Face, Big Muff e timbres específicos do próprio ProCo Rat. É um ótimo custo benefício.

Além disso, outros itens essenciais são: um bom phaser, um delay digital que te dê no mínimo 800ms de delay, um pedal de overdrive, um compressor e um chorus. Você pode até encontrar os modelos específicos lá no Gilmourish.

 

O jeito de tocar

 

Você já deve ter visto a máxima dos grupos de Facebook: sempre que alguém pergunta "como consigo tal som" outro responde "o timbre está nos dedos". Se isso fosse inteiramente verdade, porque todos esses caras vão para o show com esses equipamentos que custam fortunas?

Mas... no caso do Gilmour, isso é verdade. Você já deve ter percebido ao longo desse artigo que sempre mencionamos que ele usa diversos amps, diversos pedais, diversas palhetas, etc. Moral da história: o que nunca muda é o próprio Gilmour, o HOMÃO por trás da guitarra. E isso é o que mais caracteriza o som dele.

Veja esse video de um cover muito bem executado:

 

No video, o que mais aproxima o cover do original é a forma como foi executado.

 

Primeiramente, preste muita atenção nos bends. Gilmour usa muitos bends nos solos. E não estamos falando de bendzinhos não. Estamos falando do famoso Bendão, como diria o pessoal da Tonantes. Ele costuma usar bends de 1 intervalo e meio até bends de 2 intervalos e meio. As vezes ele toca uma frase melódica inteira com bends. E o mais importante é que você consiga fazer todos esses bends com muita precisão. Você tem que conseguir acertar esses bends com precisão até mesmo antes de tocar a nota.

 

A mão direita do Gilmour é bastante agressiva na hora dos solos. E quase toda palhetada tem um pouquinho de toque da mão após, o que significa que toca produzindo pequenos harmônicos em muitas notas.

 

Não existe fritação aqui. Cada nota é escolhida com maestria e elas devem durar o quanto for necessário para cada música. O vibrato também é bem importante e é executado tanto com a mão esquerda quanto com a alavanca, dependendo do eveito desejado. A única forma de descobrir o que fazer aqui é escutando muito bem as músicas e entender o que casa melhor em cada momento.

 

Se você ainda não acredita que a forma de tocar é o mais importante, veja o video abaixo em que Gilmour toca um solo de guitarra em um violão e ainda assim você sabe que é ele.

 

 

fontes: Seymour Duncan, Gilmourish

Aproveitando o assunto, não deixe de conferir a nossa sessão de guitarras:

 

Conheça o Music Jungle,

o primeiro site de compra e venda de instrumentos musicais do Brasil!

 

 


Comentários

Este post ainda não tem comentários... Que tal ser o primeiro?

Vistos Recentemente

{{item.titulo}}

Não disponível

opções de compra a partir de
Mais Vendido
(()
()
()
()
()
()
()
()

O que nossos clientes estão falando sobre nós:

Em 30 de Abril de 2018

Serviço profissional, funcionários solícitos, e com know how e experiência!!! Nota 1000!!!

Gil Tandeta Gregorio

Produto: ESP Eclipse II Japan

Em 2 de Maio de 2018

Produto novo e bom. Ótimo SAC, sempre disponíveis para esclarecer minhas dúvidas. Parabéns! Indico muito!

Ana Beatriz Gomes Bezerra

Produto: Ukulele Shelby Su 23 M Concert

Em 02 de Maio de 2018

Ótimo produto, e além do mais foi entregue antes do prazo. Satisfeito com a compra!

Lucas Gamesh

Produto: Violão Eletroacústico Flat Cutaway Nylon Nf-14 Preto Giannin

Em 4 de Maio de 2018

Paulo Tonon

Produto: Pedal Electro Harmonix Pitch Fork Com Nota Fiscal**

Em 8 de Maio de 2018

Produto foi entregue bem embalado e de acordo com as especificações. A entrega ocorreu 10 dias antes do prazo determinado. Super recomendo.

Produto: Violão Giannini Flat Eletroacústico Nf14 Bk Nylon C Afinador

Em 19 de Maio de 2018

muito bom! compra realizada, instrumento em mãos, parabéns pelo excelente atendimento! recomendo

Produto: Shelby by Eagle Soprano Su21m