Semana dos Pedais - Uma seleção de Pedais com AS MELHORES OFERTAS DO MERCADO

Como organizar o seu estudo de guitarra (ou qualquer outro instrumento)

Blog do Music Jungle

Por Equipe Music Jungle em 27 de Abril de 2017

Se organizar é um dos grandes segredos na vida para se atingir grandes objetivos. No fundo, é simples: se você tem um objetivo, você precisa de um plano e disciplina para seguí-lo. Organização te dá poder para garantir que você está no caminho certo.

 

 

Organização é uma forma de manter o foco no que realmente importa

 

Um dos princípios básicos da prática de um instrumento musical é que o foco e a atenção devem ser suas principais ferramentas de estudo. A falta de atenção faz com que você perca a percepção do que está sendo tocado, se está correto ou não, e fica muito mais difícil se aperfeiçoar e identificar oportunidades de melhoria.

É importante passar por esses conceitos, pois só assim entendemos a importancia de se manter organizados. Quando nos organizamos é muito mais fácil manter o foco e atenção.

Sabemos que na maioria das vezes que pegamos a guitarra, vamos logo para aquele modo de tocar mais relaxado, apenas jogando uma nota aqui, um riff alí, tudo sem muito compromisso. Afinal, se manter focado exige esforço. Claro que há também a hora de brincar com as cordas, mas se não houver um tempo estruturado para se dedicar ao estudo, dificilmente vamos nos desenvolver musicalmente.

 

Uma boa comparação é lembrar dos fisiculturistas na academia. Se uma pessoa vai para a academia e fica apenas levantando os pesos que quer levantar no dia, sem nenhuma organização ou estrutura no treino, ela não vai chegar a resultado nenhum. Como um fisiculturista, se quisermos ter os melhores resultados do nosso treino, precisamos de uma prática consistente, muito bem pensada e planejada e baseada na mecânica de como tocar guitarra da forma mais eficiente possível. Quando vemos guitarristas de alta performance, com Kiko Loureiro, Steve Vai, podemos perceber claramente que eles desenvolveram técnicas acuradas de como ter os movimentos mais eficientes, unido com um conhecimento profundo das teorias musicais.

 

Agora, vamos a algumas formas de organizar melhor o tempo que você dedica a estudar o seu instrumento musical.

 

Areas de Foco

 

Existem 4 áreas que merecem uma atenção especial no seu estudo. Elas são bastante abrangentes e você deve trabalhar nos detalhes de cada uma de acordo com a sua necessidade e desenvolvimento. São elas:

 

Técnica: Você deve dedicar parte do seu tempo para treinar técnica pura. Estamos falando aqui da parte mecânica, física de tocar guitarra. Trabalhando nessa área nós desenvolvemos a habilidade microscópica de percepção dos nossos movimentos quando tocamos.

Quando estiver na parte técnica do seu treino, finja ser um cientista, tentando descobrir algum novo problema, algo que está te impedindo de tocar melhor. Coloque o movimento no microscópio, experimente, observe, tire suas conclusões e teste. No dia seguinte, revise tudo e vá além.

Por exemplo, você pode descobrir que há uma tensão a mais no seu pulso quando começa a palhetar mais rápido. O ideal é então criar um exercício que trata de praticar exatamente como aliviar essa tensão quando a velocidade aumenta.

A quantidade de foco que você precisa colocar nessa parte do treino depente dos seus objetivos. Um violonista clássico, um guitarrista de jazz, ou um aspirante a fritador precisa colocar muito foco e atenção aqui, pois isso fará uma GRANDE diferença.

No entanto, se você pretende apenas tocar umas coisas mais simples, você pode dedicar um tempo mais modesto para esse ponto. Uma pessoa que quer tocar folk, por exemplo, pode apenas desenvolver uma técnica mais simples e depois se dedicar mais em aumentar o repertório e conhecimento musical. Mas, ainda assim, recomendamos sempre manter um tempo do seu estudo à técnica pura, isso irá manter sua habilidade com o instrumento na melhor condição possível.

 

Habilidade musical: Aqui entram os elementos que você precisa para o estilo de som que está procurando. Alguns deles são comuns a todos os estilos, coisas como acordes básicos, ler notas, ritmo, teoria musical, etc. Outros são mais específicos, como os milhares de acordes que um guitarrista de jazz precisa saber.

Aprender teoria músical é um ponto muito importante aqui. Muitos guitarristas acabam deixando isso de lado, mas aprender teoria pode levar as suas habilidades com o instrumento para outro nível. No começo o ideal é focar nos acordes básicos, nas escalas e licks. Ao longo do seu desenvolvimentos, é interessante também ir atrás dos conceitos de Harmonia, Improviso e Composição.

 

Repertório: Significa simplesmente aprender músicas para tocar. Parece obvio, mas conhecemos muita gente que sabe tocar muito bem, possui uma técnica impressionante, mas não tocar nenhuma das músicas mais badaladas. Conseguir sentar (ou ficar de pé mesmo) e tocar músicas de cabo a rabo faz com que você passe de um "estudante de guitarra" para um "guitarrista" de verdade. Até mesmo em termos de auto percepção.

Um hábito legal é ter uma lista de músicas que você já sabe tocar e uma lista de músicas que você ainda quer aprender. Assim você possui uma forma organizada de trabalhar em cima do seu repertório.

 

Revisão: Esse é outro ponto que é ignorado na maioria das vezes. Revisar o que você estudou no passado é extremamente importante. Por conta forma como nosso cérebro e memória funcionam, você acaba por esquecer memórias mais antigas ao longo do tempo. E a melhor forma de manter esse conhecimento sempre alí é revisando ele.

O problema é que sempre queremos estar apenas consumindo novos materiais, sempre evoluindo e acabamos negligenciando a necessidade de revisar o que já vimos. Pense na revisão como uma manutenção necessária naquele conhecimento adquirido, sem ela, a memória vai se deteriorando. 

Além de manter o conhecimento alí, revisar faz com que você desenvolva um conhecimento mais sólido do material.

 

Organizando o tempo de estudo

O primeiro ponto aqui é separar um tempo de estudo diário da guitarra. Cada um possui uma rotina, mas o importante a se lembrar é que ter tempo é questão priorização. Se você realmente quer se dedicar, garanta que você tera esse tempo dedicado somente ao estudo.

Mais importante que a quantidade de tempo, é qualidade do estudo. Mesmo que você tenha somente 30 minutos para estudar, garanta que ele seja focado.

Depois de garantir o tempo para o estudo, estruture ele de acordo com as àreas acima, adequando aos seus objetivos com o instrumento.

Como exemplo, se você é um guitarrista iniciante e gosta do bom e velho rock 'n roll, você pode organizar a sua uma hora de estudo da seguinte forma:

  • 15 minutos de Técnica: exercícios de digitação e palhetada alternada.
  • 15 minutos de Teoria Musical: estudo dos acordes básicos.
  • 15 minutos de Repertório: tirar a música Smoke on the Water do Deep Purple.
  • 15 minutos de Revisão: estudar as notas músicais, tema do estudo de teoria musical do treino de ontem.

Com o tempo, e com a ajuda de um professor, você pode fazer um planejamento para o mês todo do que será estudado e praticado a cada dia, tendo um estudo muito mais estruturado.

Você conseguirá até prever qual será o seu repertório ao final do mês.

 

Se você manter a disciplina e foco nessas dicas, verá um desenvolvimento muito melhor como guitarrista, isso nós garantimos ;)


Comentários

Este post ainda não tem comentários... Que tal ser o primeiro?

Vistos Recentemente

{{item.titulo}}

Não disponível

opções de compra a partir de
Mais Vendido
(()
()
()
()
()
()
()
()

O que nossos clientes estão falando sobre nós:

Em 30 de Abril de 2018

Serviço profissional, funcionários solícitos, e com know how e experiência!!! Nota 1000!!!

Gil Tandeta Gregorio

Produto: ESP Eclipse II Japan

Em 2 de Maio de 2018

Produto novo e bom. Ótimo SAC, sempre disponíveis para esclarecer minhas dúvidas. Parabéns! Indico muito!

Ana Beatriz Gomes Bezerra

Produto: Ukulele Shelby Su 23 M Concert

Em 02 de Maio de 2018

Ótimo produto, e além do mais foi entregue antes do prazo. Satisfeito com a compra!

Lucas Gamesh

Produto: Violão Eletroacústico Flat Cutaway Nylon Nf-14 Preto Giannin

Em 4 de Maio de 2018

Paulo Tonon

Produto: Pedal Electro Harmonix Pitch Fork Com Nota Fiscal**

Em 8 de Maio de 2018

Produto foi entregue bem embalado e de acordo com as especificações. A entrega ocorreu 10 dias antes do prazo determinado. Super recomendo.

Produto: Violão Giannini Flat Eletroacústico Nf14 Bk Nylon C Afinador

Em 19 de Maio de 2018

muito bom! compra realizada, instrumento em mãos, parabéns pelo excelente atendimento! recomendo

Produto: Shelby by Eagle Soprano Su21m

Inscreva-se em nossa newsletter

para receber dicas, aulas e descontos exclusivos!