Cifra Club

Como escolher o melhor curso de guitarra online?

Hoje você vai conferir dicas essenciais para se dar bem estudando em um curso de guitarra online!

Homem estudando guitarra pelo computador
Não se meta mais em furada quando estudar guitarra virtualmente (Foto/Freepik)

Certamente, a melhor maneira de aprender a tocar um instrumento é com a ajuda de aulas. Por isso, escolher o melhor curso de guitarra online para você é uma tarefa para a qual deve dedicar atenção e tempo!

Mas como ter certeza de que está fazendo a escolha certa? O que levar em consideração na hora de fechar com um curso? Este artigo vai te dar as informações necessárias para acertar ao escolher um curso de guitarra online. Confira!

Para que servem os cursos abrangentes?

Se você é iniciante e está nos primeiros passos da busca de como tocar guitarra, deve buscar um curso que seja bastante abrangente. Esse tipo de curso é longo e vai te dar uma visão geral do instrumento.

Você pode estar se perguntando o que exatamente significa um curso abrangente. Em resumo, é aquele que tem aulas sequenciais com objetivo de te fazer aprender ou se aperfeiçoar na guitarra.

Isso significa que você vai estudar vários estilos e gêneros musicais, aprender teoria musical e construir repertório. Ou seja, cursos online de guitarra que são abrangentes vão te dar uma boa base e, assim, você vai poder sair dele batendo no peito e dizendo “Eu sei tocar guitarra”.

Em que caso devo escolher um curso específico?

Por outro lado, se você já toca guitarra e gosta de algum estilo musical em especial, escolher um curso específico é o melhor caminho. Esse tipo de curso costuma ter curta duração e um foco bem delineado, perfeito para quem quer evoluir na guitarra.

Ao escolher um curso de guitarra online específico, você vai estudar por partes. Por exemplo, você pode escolher ter aulas de improvisação, solos ou harmonia. Em outro caso, se você não entende nada de equipamentos, pode fazer um curso de setup. Essas são apenas algumas das possibilidades.

O importante é entender a necessidade que você tem naquele momento. O bom desse tipo de curso é ter a opção de escolher outros conforme suas demandas mudarem.

É importante que o áudio e o vídeo sejam bons?

Independentemente do tipo de aula que você escolher, para encontrar o melhor curso de guitarra online é preciso ficar atento a alguns pontos essenciais. Eles serão determinantes para que tenha um bom aprendizado.

O primeiro passo é verificar a qualidade de áudio e vídeo. Ora, se estamos falando de aulas gravadas, tudo precisa estar perfeito para que fique mais fácil aprender!

Então, se o vídeo estiver nítido, você vai conseguir visualizar direito, por exemplo, a formação dos acordes que o professor está ensinando na aula. Nesse caso, fará toda a diferença ter professores muito bons, já que você consegue ver com clareza aquilo que é tocado.

Com o áudio, a situação é a mesma. Conseguir escutar o que o professor está falando é importante para executar os exercícios corretamente e fazer com que a aula cumpra seu objetivo de ensinar.

Por isso, na hora de escolher o melhor curso de guitarra online, você deve lembrar de prestar atenção na qualidade do áudio e do vídeo da plataforma.

E se eu tiver alguma dúvida?

Outro foco a ser dado na hora de escolher um curso de guitarra online é saber se ele te oferece suporte. Isso significa que você deve ter com quem tirar as dúvidas que surgirem durante o processo de aprendizado.

Acredite, você vai ter muitas dúvidas, pois isso é normal. Como você optou por fazer um curso online com aulas gravadas, é muito importante que a plataforma ofereça ferramentas para sanar qualquer dificuldade que aparecer.

Isso pode ser feito de muitas formas. Mas, como se trata de internet, algumas são mais eficazes, como chats, aplicativos de mensagem e fóruns.

Professores experientes são um diferencial?

Esse é um ponto fundamental na hora de escolher o melhor curso de guitarra online. A internet permite que qualquer pessoa possa oferecer o que quiser para você. Portanto, é muito comum encontrar professores de guitarra sem qualificação.

Sendo assim, veja quem são os professores que dão aula na plataforma e faça uma pesquisa sobre eles. Assim, você vai ter certeza de que está absorvendo conteúdo de quem realmente entende do assunto.

Quais são os materiais de apoio que o curso me oferece?

O material de apoio é usado para complementar o que foi ensinado na aula. É impossível dar todo o assunto em meia hora ou até mesmo em uma hora. As melhores plataformas deixam à sua disposição esse tipo de material auxiliar.

Fazem parte do material de apoio as tablaturas, backing tracks para você treinar o que foi passado na aula e apostilas escritas com a parte teórica. Se o curso que você escolher não te der esse tipo de material, desconfie.

Quais outros pontos são importantes?

Existem algumas coisas que não são essenciais para o aprendizado da guitarra, mas que podem ser bem legais e úteis. Significa que você não vai aprender se o curso de guitarra online que escolheu não tiver esse tipo de coisa? Não. Mas, se tiver, você vai gostar.

Então, verifique se o curso que vai escolher tem entrevistas com grandes guitarristas, workshops, masterclasses, depoimentos de alunos e fóruns para trocar experiência com outros amantes da música.

É possível encontrar todas essas qualidades num só curso?

Agora que você já está preparado para escolher seu curso de guitarra online, deve estar se perguntando se é possível encontrar tudo isso num único lugar. Nossa resposta é sim, é possível.

No Cifra Club Academy você pode acessar aulas de todos os níveis, com ótima qualidade de áudio e vídeo. Além disso, temos os melhores e mais experientes professores, que te ajudarão na sua jornada como músico!

Vale lembrar que no Cifra Club Academy você tira suas dúvidas no campo de comentário de cada módulo. Isso agiliza muito seu processo de aprendizado, pois é só pausar o vídeo da aula que estiver assistindo e comentar, sem precisar abrir nenhum outro aplicativo.

Portanto, se você está pensando em fazer um curso de guitarra online, mas ainda está em dúvida, visite a nossa plataforma e aproveite! Lá você vai poder ler os comentários dos alunos que já estão matriculados e saber o que esperar das aulas. Lembrando que é possível acessar a plataforma de graça por sete dias. Não deixe de conferir!

Foto de Guilherme Ferragut

Guilherme Ferragut

Jornalista, com mestrado em Divulgação Cultural e Científica pela Unicamp. Tem na música a grande paixão, por isso coleciona discos de vinil e está sempre aberto a novas experiências sonoras. Toca guitarra, baixo e violão. Escreve para o Cifra Club desde março de 2022.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK