Uma seleção de instrumentos com FRETE GRÁTIS

Como comprar um amplificador usado

Blog do Music Jungle

Por Equipe Music Jungle em 03 de Abril de 2017

Tem um bom amplificador é MUITO importante para o seu setup. Alguns diriam até que um bom amplificador deve vir antes de uma boa guitarra e dos pedais. Talvez você precise de um amp para fazer shows com a sua banda, para ensaiar, ou até para estudar. Ou então está com uma grana extra e decidiu comprar aquele amplificador dos seus sonhos. Seja lá qual for a sua necessidade, esse guia vai te ajudar a conseguir o melhor que seu dinheiro pode comprar.

 

 

Embora existam muitas motivações para se comprar um amplificador, na maioria das vezes estamos simplesmente procurando suprir aquela aventura que nunca acaba: a busca pelo timbre perfeito. Afinal, o amplificador é último componente que afeta o sinal do seu som, e boa parte do que as pessoas irão escutar será definida por ele.

 

Como amplificadores, especialmente os valvulados, não são equipamentos baratos, muitas vezes procuramos os usados. E realmente dá pra achar muita coisa boa usada com ótimos preços. Aqui vão alguns pontos a serem considerados ao comprar um amplificador usado.

 

Defina a sua real necessidade

 

A primeira pergunta a ser feita é "Quais as necessidades eu estou querendo suprir com esse novo amplificador?" Isso é bastante importante, pois as opções irão mudar muito se você estiver procurando um amplificador apenas para estudo, ou um amplificador para gigs ou então, um amp que seja super versátil para poder ser usado em um estúdio.

 

Se você é um músico profissional e depende do seu equipamento para fazer dinheiro, estabilidade e durabilidade são muito importantes. Isso pois você não poderá depender de um amplificador que pode te deixar na mão. O tamanho pode ser algo muito importante também, já que você terá que carregá-lo para lá e para cá.

 

Por outro lado, se você for um músico hobbista, a potência pode ser algo muito importante. Não as maiores, mas as menores, já que um amplificador muito barulhento pode te causar problemas com vizinhos.

 

Portanto, entenda muito bem as suas necessidades e limitações antes de começar a procurar um amplificador.

 

Segurança e funcionalidade primeiro

 

Para a maioria dos músicos, depois de definir as necessidades vem a restrição da grana. "Eu tenho R$1500,00, então vou comprar um amplificador de R$1500,00." Mas lembre-se, o mais importante é saber se aquela compra será segura e irá realmente atender suas necessidades.

 

 

 

Garanta que o amplificador está seguro para ser ligado e operado

 

Quando compramos um amplificador usado, temos que tomar muito cuidado com a parte elétrica, garantir que o cabo de força está ok, que possui o pino de aterramento, que os fusíveis estão todos lá (e que possuem a voltagem correta). Isso custa pouco, mas pode te salvar uma grana preta. Já cansamos de ver gente que perdeu amplificador por coisas básicas, como um amplificador ligado em voltagem errada.

 

Veja se o funcionamento está ok

 

Todo amplificador precisa de manutenções regulares, principalmente os valvulados. Esse amplificador que você está prestes a comprar foi revisado há pouco tempo? As válvulas estão funcionando bem? Ele teve uma limpeza e regulagem de bias das válvulas recentemente? A maioria dos vendedores podem se assustar com essas perguntas, mas não fique preocupado. Você pode verificar a saúde do amplificador escutando ele.

 

Com o amplificador ligado, fora do Stand By, sem nenhum instrumento ligado, você escuta algo estalando, ou então um chiado muito grande? Vá aumentando cada controle até o máximo, um por um (isso pode causar microfonia, então tome cuidado). Fique atento com esses chiados. Eles podem existir, mas o ideal é que sejam mínimos. Eles indicam que você pode ter que levá-lo para uma manutenção em breve.

 

Agora plugue o instrumento e toque um acorde e deixe soar, sem distorção nem efeito. Escute o ataque e o decaimento das notas. Preste atenção se há pulos, descontinuidade no sinal, ou então se a nota desaparece muito rápido. Dê uma olhada também nas válvulas quando o amplificador estiver ligado. Não se preocupe se a luz delas for diferente. O que você tem que prestar atenção é se o filamento da válvula (que fica no meio dela) está brilhando com uma cor vermelha, bem parecido com aqueles acendedores de cigarro de carros.

 

Se houver algum problema com esses pontos, você terá que desembolsar uma grana para poder concertá-lo. Por isso, por mais que a gente incentive e auxilie os vendedores a colocarem o máximo de informações possíveis nos anúncios, é saudável guardar um pouco do dinheiro que você tem disponível para comprar o amplificador e investir em uma revisão.

 

 

 

Pesquise diferentes marcas e modelos

 

Esse passo para muitos pode parecer desnecessário, já que a maioria acha que já sabe o que quer. A escolha sempre parece ser o clássico Fender Blues Jr, ou um Vox AC30. Porém, como já dissemos, você precisa pensar muito bem na sua real necessidade e limitação de grana. Tenha em mente que esses reparos falados na sessão anterior podem te custar um pouco mais de dinheiro e às vezes comprar aquele clássico plexi saia muito mais caro do que você imaginava.

Além disso, amplificadores importados podem ser muito mais caros e temos ótimas alternativas nacionais, principalmente os handmade. Empresas como Gato Preto Classics, T. Miranda e Pedrone produzem equipamentos de altíssima qualidade que podem ser opções viáveis.

 

 

Na hora de escolher, recomendamos fugir um pouco dos fóruns e grupos de Facebook. Isso pois a informação que aparece por esses lugares nem sempre possui uma fonte confiável. Uma boa dica é pegar recomendações com algum técnico com experiência, pois ele já terá visto muitos amplificadores e sabe quais os que dão mais problemas.

 

Compre algo que se encaixe às suas necessidades

 

Sabemos que a música é algo que envolve muita emoção e comprar um instrumento musical é algo que pode te deixar muito ansioso. Mas resista. Não seja impaciente e espere para encontrar o que realmente se encaixa nas suas necessidades. Quando surge uma promoção ou alguem vendendo um amplificador muito barato, pode ser que você fique tentado a comprar. Mas um amplificador é algo que deve ser muito pensado antes de ser comprado. Não adianta comprar aquele Blues Junior Tweed que apareceu barato se seu negócio é tocar heavy, heavy metal.

 

Procure um bom vendedor

 

O Music Jungle existe para isso. Comprando seu amplificador aqui, você já tem a certeza de que o vendedor passou por um processo de validação e de que o anúncio foi revisado por nossa equipe. E ainda, caso dê algum problema, você pode acionar o programa de Compra Garantida Music Jungle, que garante que você terá o seu dinheiro de volta caso algo esteja fora dos conformes.

Pense na compra de um amplificador como a compra de um carro. O ideal é comprar um amp do qual você conheça o passado e saiba que é sempre bom levar para o "mecânico" dar aquela geral.

 

Vá em frente e pegue o seu

 

Bom, essas são as questões que achamos importantes para os músicos que estão com aquela vozinha falando "Compre um novo amp, compre um novo amp...". Porém, o mais importante é que você aproveite e curta essa busca. Na procura por um amplificador, você irá aprender muito sobre o seu timbre, o que você realmente precisa, as diferenças entre os principais amplificadores e o que casa com o som que você busca. Tudo vai somando para o seu desenvolvimento musical. Daí, quando encontrar, vai ser só plugar a guitarra e fazer a música acontecer.

 

Conheça o Music Jungle,

o primeiro site de compra e venda de instrumentos musicais do Brasil!

 

 


Comentários

Este post ainda não tem comentários... Que tal ser o primeiro?

Vistos Recentemente

{{item.titulo}}

Não disponível

opções de compra a partir de
Mais Vendido
(()
()
()
()
()
()
()
()

O que nossos clientes estão falando sobre nós:

Em 30 de Abril de 2018

Serviço profissional, funcionários solícitos, e com know how e experiência!!! Nota 1000!!!

Gil Tandeta Gregorio

Produto: ESP Eclipse II Japan

Em 2 de Maio de 2018

Produto novo e bom. Ótimo SAC, sempre disponíveis para esclarecer minhas dúvidas. Parabéns! Indico muito!

Ana Beatriz Gomes Bezerra

Produto: Ukulele Shelby Su 23 M Concert

Em 02 de Maio de 2018

Ótimo produto, e além do mais foi entregue antes do prazo. Satisfeito com a compra!

Lucas Gamesh

Produto: Violão Eletroacústico Flat Cutaway Nylon Nf-14 Preto Giannin

Em 4 de Maio de 2018

Paulo Tonon

Produto: Pedal Electro Harmonix Pitch Fork Com Nota Fiscal**

Em 8 de Maio de 2018

Produto foi entregue bem embalado e de acordo com as especificações. A entrega ocorreu 10 dias antes do prazo determinado. Super recomendo.

Produto: Violão Giannini Flat Eletroacústico Nf14 Bk Nylon C Afinador

Em 19 de Maio de 2018

muito bom! compra realizada, instrumento em mãos, parabéns pelo excelente atendimento! recomendo

Produto: Shelby by Eagle Soprano Su21m