Aprenda a tocar no Music Jungle com o EM&T online

A verdade, mais que verdadeira, sobre os cabos de guitarra

Blog do Music Jungle

Por Equipe Music Jungle em 30 de Dezembro de 2016

Verdade seja dita: a qualidade dos cabos é muitas vezes ignorada pelos guitarristas. Estamos sempre à procura de comprar a melhor guitarra, o melhor amplificador e os pedais de melhor timbre que podemos pagar.

Daí, depois de gastar mais de R$5.000,00 com nosso set, acabamos ligando tudo em cabos baratos e de péssima qualidade. Isso não faz sentido nenhum. Isso tem que acabar.

A grande verdade é que os cabos da sua guitarra, do seu pedalboard e do cabeçote fazem diferença no resultado final, e muito.

Se tratando de sinal de guitarra, ele será tão forte quanto o elo mais fraco da cadeia. Por isso, um só cabo ruim pode matar o seu sinal inteiro. vi guitarristas conectarem seus super set-ups de guitarra com o cabo de guitarra de menor qualidade que você poderia comprar. É inútil comprar um grande instrumento e dilacerar o sinal dele com um cabo de má qualidade.

Não importa quantos noise gates ou buffers você tem no seu pedal, não vai ajudar. O resumo da obra é: você precisa de bons cabos e pronto.

Elencamos pontos que vão te ajudar a pensar no assunto.

 

 

Deixe os gritos para os fãs.

Um bom cabo será silencioso tanto no palco quanto no seu quarto - às vezes tão quieto que você nem vai mais precisar daquele Noise Gate. A única microfonia que deve sair da sua guitarra é a que você faz de propósito, naquela posição de rockstar, virado de cara para o amp.

 

Um bom cabo não capta sons do além.

Um bom cabo não será microfônico. O que eu quero dizer com isso é que quando você se mexer com sua guitarra, nenhum ruído estranho, sons ocos, batidas ou microfonias devem aparecer. Se você deixar o cabo ligado à sua guitarra (e amp) e chicoteá-lo pelo chão, ele deve ficar quieto. Se você ouvir coisas, é microfônico. Isso não é uma coisa boa para um cabo, especialmente se você tocar alto e com distorção.

 

Cabos bons são duráveis.

Um bom cabo de guitarra vai durar por muitos anos. Pagando um preço mais alto, você está permitindo que o fabricante de cabos use jacks, componentes e o cabo, tudo em alta qualidade. Eu tenho alguns cabos de guitarra no meu set-up que eu tenho usado por, prepare-se, 10 anos! Sim, você leu certo. Eles me acompanham em todo tipo de aventura, show, gig, ensaio. Agora faça as contas, é uma boa economia versus comprar um novo cabo a cada seis meses.

 

Tenha o espectro sonoro inteiro.

Esse ponto é o mais brutal de todos. Cabos de qualidade soarão melhores. Sim, aceite. Você vai ouvir os agudos mais brilhantes; Você vai ouvir os graves mais bem definidos; tudo mais alto e claro. Os bons cabo apoiarão o timbre da sua guitarra. As notas soarão mais limpas, mais cheias e com mais sustain. Essa última frase deve ter convencido você. A diferença é super perceptível. Se seus cabos não são de boa qualidade, considere comprar um melhor. E dê os cabos ruins como um presente para o seu tecladista.

 

Vamos falar sobre as coisas simples que você pode fazer para estender a vida de seus cabos.

 

Cuide bem do metal.

Leu "metal" com a voz do Detonator? Eu também. Antes de cada ciclo de shows da minha banda, eu sempre paro para limpar as pontas de meus cabos de guitarra, do pedalboard e do amp. Se você olhar para seus cabos agora, você vai notar que os plugs já não são mais tão brilhantes como antes. Há uma razão para isso. O ambiente afeta os metais (aço, latão, cobre, prata, etc.), e eles corroem, vão oxidando. Esta corrosão provoca intermitencias (sons arranhados) no cabo. Recomendo usar uma palha de aço para se livrar da corrosão e manchas no conector uma vez a cada semestre. Também, periodicamente é importante limpar todas as extremidades com uma pequena quantidade de sabonete e uma toalha de pano. Eu prometo que você vai notar uma diferença. No dia a dia, limpe o resto do cabo. Ninguém merece enrolar um cabo sujo.

 

É cabo? Ou é miojo?

Se seus cabos parecem um espaguete, todo enrolado, você precisa dar um jeito nisso. Mantenha seus cabos retos e quando for guardar, enrole os com cuidado e prenda-os com uma tira de velcro. Uma boa idéia é usar três cores de Velcro. Uma para cabos longos, outra para cabos para pedais, outra para cabos para amps. Isso fará seu set-up muito mais profissional (e rápido para arrumar). Nada mais amador do que o cara que tira um maço de cabos emaranhado de uma mala. Não seja esse cara. Você não está cozinhando o jantar, fazendo um espaguete.

 

Mantenha tudo limpo.

Aproveite que já está indo comprar o velcro e trás um pouco de detergente. Você pode diluir o detergente com água e usá-lo para limpar os cabos de vez em quando. Eu não suporto guitarras sujas ou cabos, então eu os limpo com muita freqüência. Não há nada pior do que pegar um cabo de guitarra sujo e grudento e, em seguida, pegar a guitarra com cordas novinhas para tocar. Não, obrigado.

 

Curto e grosso.

Por último, mantenha seus cabos curtos, dentro da sua necessidade. Mesmo com bom cabo, você não vai querer manter o comprimento muito longo. Para os pedais, você precisa apenas de um palmo de cabo entre cada um. Se você toca em locais pequenos, prefira cabos menores. Se toca em locais grandes, dê uma distância que fique confortável. Isso te garante o melhor som e menor confusão com cabos. O mesmo conceito vale para os cabos que ligam o cabeçote aos falantes do amp. Compre um bem-construído, grosso, e apenas do tamanho que você precisa.

 

É isso aí. Cuide do seu timbre, arrume bons cabos. E faça a música acontecer.

 

Santo Angelo


Comentários

Este post ainda não tem comentários... Que tal ser o primeiro?

Vistos Recentemente

{{item.titulo}}

Não disponível

opções de compra a partir de
Mais Vendido
(()
()
()
()
()
()
()
()

O que nossos clientes estão falando sobre nós:

Em 30 de Abril de 2018

Serviço profissional, funcionários solícitos, e com know how e experiência!!! Nota 1000!!!

Gil Tandeta Gregorio

Produto: ESP Eclipse II Japan

Em 2 de Maio de 2018

Produto novo e bom. Ótimo SAC, sempre disponíveis para esclarecer minhas dúvidas. Parabéns! Indico muito!

Ana Beatriz Gomes Bezerra

Produto: Ukulele Shelby Su 23 M Concert

Em 02 de Maio de 2018

Ótimo produto, e além do mais foi entregue antes do prazo. Satisfeito com a compra!

Lucas Gamesh

Produto: Violão Eletroacústico Flat Cutaway Nylon Nf-14 Preto Giannin

Em 4 de Maio de 2018

Paulo Tonon

Produto: Pedal Electro Harmonix Pitch Fork Com Nota Fiscal**

Em 8 de Maio de 2018

Produto foi entregue bem embalado e de acordo com as especificações. A entrega ocorreu 10 dias antes do prazo determinado. Super recomendo.

Produto: Violão Giannini Flat Eletroacústico Nf14 Bk Nylon C Afinador

Em 19 de Maio de 2018

muito bom! compra realizada, instrumento em mãos, parabéns pelo excelente atendimento! recomendo

Produto: Shelby by Eagle Soprano Su21m