Cifra Club

Aprenda como tocar guitarra com mais velocidade

Aprenda como tocar guitarra mais rápido com essas dicas práticas e eficazes em poucos passos!

E aí, turma das cordas?! Hoje é dia de abordar uma dúvida bastante presente na mente dos guitarristas, principalmente os iniciantes. Afinal, como tocar guitarra mais rápido?

Guitarrista tocando com velocidade
Tocar guitarra com velocidade é o sonho de vários iniciantes (Foto: Reprodução/Freepik)

Nesse sentido, elaboramos 7 dicas práticas que, ao serem incorporadas aos seus estudos, garantirão resultados mais velozes e consistentes. Preparado para “fritar”? Então, vamos nessa!

Como tocar guitarra mais rápido?

Antes de mais nada, vale reforçar que a velocidade não pode ser o seu grande objetivo no instrumento. Musicalidade ainda é o fator mais importante!

Porém, é bastante interessante ter uma técnica bem desenvolvida para ser aplicada nos momentos necessários.

Além disso, ressaltamos que esses conselhos podem ajudar muito quem estuda guitarra, porém não faremos milagres, ok? Para ver evolução, você precisará de disciplina e força de vontade, assim como em tudo na vida.

Enfim, vamos as dicas!

1. Regule sua guitarra

Primeiramente, tenha em mente que um instrumento bem regulado faz toda a diferença no desenvolvimento das técnicas de guitarra.

Por exemplo, se a ação das cordas estiver muito alta ou se o calibre for grosso demais, você precisará empregar força exagerada com os dedos. Dessa forma, há um gasto desnecessário de energia, o que pode até desenvolver lesões.


Então, a melhor alternativa para resolver essa questão é procurar um profissional especializado, ou seja, um luthier. Isso porque é indispensável ter um instrumento confortável e bem ajustado!

2. Crie uma rotina de estudos

Para tocar guitarra mais rápido, você precisa de uma rotina de estudos bem definida. Em seguida, destacamos alguns pontos importantes:

  • Se possível, pratique todos os dias;
  • Estabeleça um período mínimo de estudos a cada dia;
  • Organize um espaço próprio para a prática do instrumento;
  • Crie um cronograma de temas a serem estudados.

Seguindo as sugestões acima, você terá estabelecido um compromisso com a sua guitarra – naquele horário e local específicos, todos os dias, vocês terão um encontro. 

Dessa forma, não importa se você irá praticar por uma ou cinco horas. O importante aqui é a consistência. Portanto, se organize!

3. Aqueça antes de tocar

Não menospreze o aquecimento, pois os seus músculos precisam ser exigidos aos poucos até atingirem o máximo potencial.

Isso pode parecer besteira, mas, a longo prazo, a conta do descuido acaba chegando, certamente.

Por isso, realizar alguns minutos de aquecimento é muito importante, porque faz com que seus dedos e braços fiquem relaxados o suficiente para praticar sem fadiga.

No vídeo abaixo, confira alguns movimentos de aquecimento que você pode realizar antes de tocar guitarra:

4. Realize exercícios específicos

De acordo com os especialistas em ensino de música, exercícios específicos para cada tipo de técnica são uma maneira muito eficaz de estudar o instrumento.

Em outras palavras, se você deseja tocar guitarra com mais velocidade, foque em um tema de cada vez: palhetada alternada, sweep picking, ligados, tapping, arpejos e por aí vai.

Isso significa que, no começo, você deve evitar exercícios que contenham várias técnicas ao mesmo tempo, pois isso pode mais confundir do que ajudar.

Nesse sentido, separe o seu horário de estudo em períodos curtos para cada técnica, para equilibrar a evolução em cada uma delas, beleza?

5. Pratique sempre com o metrônomo

Estudar acompanhado por um metrônomo é uma máxima do mundo da música, mas você acredita que muita gente ainda não faz isso?

Quando falamos de técnica, usar o metrônomo é fundamental, porque você precisa de um andamento de referência para os exercícios. 

Vamos supor que você esteja treinando um exercício de palhetada alternada, começando em 80 BPM. Você conseguiu tocar com tranquilidade, legal! Então, aumente para 90 BPM. Opa, agora ficou um pouco mais difícil… 

Pois bem, anote o andamento em que você parou para que continue no dia seguinte. Assim, terá a certeza de que está praticando de forma gradual e linear. Aliás, sempre inicie com andamento lento e vá subindo aos poucos, ok?

Sem um metrônomo, você não saberá se realmente está evoluindo, porque o estudo se tornará bagunçado. Assim, a chance de ficar desmotivado é muito grande. 

6. Faça pausas inteligentes

Nosso corpo e nossa mente não são máquinas. Em determinados momentos, eles precisarão de uma pequena pausa para descansar.

Assim, adicione situações intermitentes de descanso ao longo do seu treino. Por exemplo, toque por 3 minutos, descanse 30 segundos. Repita.

Ao praticar durante uma hora, relaxe 10 minutos, e assim por diante. Dessa forma, você estará mais apto a conseguir tocar rápido na próxima repetição.

Lembre-se: não é a prática que leva à perfeição. É a prática correta que leva à perfeição. Respeite seu corpo, afinal, ninguém quer sentir dor ou desenvolver uma lesão, não é mesmo?

7. Aplique a técnica em músicas

Para continuar motivado com os estudos, é crucial fazer a aplicação prática do que você aprendeu: improvisar, tocar músicas, treinar solos, criar temas próprios etc. Separe um tempo para isso em sua rotina de estudos.

É nesse período que as suas melhores ideias surgirão e que você ficará orgulhoso do que conquistou. Criar um solo incrível ou conseguir tocar aquela música que você achava muito difícil não tem preço!

Caso o guitarrista não aborde a questão prática, logo o treino de exercícios se torna maçante, porque ele não consegue enxergar o motivo de tanto esforço. Acima de tudo, a música precisa ser divertida e prazerosa!

Quer evoluir na guitarra?

Chegamos à parte final do nosso artigo. Agora, temos a certeza de que você já sabe como tocar rápido na guitarra! É um imenso prazer te ajudar nessa jornada.

Por fim, você já conhece o Cifra Club Academy? É a nossa plataforma de cursos online, que é extremamente prática e conta com os melhores professores.

Ao estudar com nossas aulas, você segue um método muito bem elaborado, que garante evolução de maneira gradual e completa. Se você está preocupado com o preço, fique tranquilo, porque é bem acessível!

Hoje, ficamos por aqui. Até a próxima!

Curso de guitarra do Cifra Club Academy
Foto de Fernando Paul

Fernando Paul

Jornalista musical, com mais de 10 anos de experiência na área. Toca guitarra, violão e baixo, além de estudar mixagem de áudio. Já acompanhou cantores, tocou em casamentos e integrou bandas de rock e grupos de louvor. Escreve para o Cifra Club desde novembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK