Uma seleção de instrumentos com FRETE GRÁTIS

3 truques para tocar mais rápido

Blog do Music Jungle

Por Equipe Music Jungle em 05 de Maio de 2017

Pra começo de conversa, é bom deixar claro que tocar rápido depende muito de se desenvolver uma boa técnica. Existem muitos guitarristas que acabam apenas executando os mesmos erros, mas em uma velocidade melhor. Então, se você quer tocar mais rápido, primeiro invista em ter uma técnica bem consolidada, sabendo direitinho qual a mecanica correta para se executar cada lick.

 

Outro ponto relevante é que esses são "truques" que sabemos que pode ajudar muita gente, mas também não são milagrosos. Eles irão acelerar o processo de ganhar velocidade, mas somente se você seguir seu estudo com disciplina.

 

Dito isso, vamos aos truques ;)

 

1. Aquecimento

A verdade é que você não tem escolha sobre fazer ou não aquecimento, mas sim se fará um aquecimento estruturado ou não. Se você não reserva um tempo específico para o aquecimento, a primeira música ou exercício que tocar será o próprio aquecimento, o que nem sempre é a forma mais eficiente de se fazer isso.

Tenha em mente que os seus músculos nunca estarão no seu pico de performance quando você pega a guitarra para tocar, acaba demorando um tempo até que você possa usá-los no seu potencial máximo. E você nem sempre percebe isso, pois acaba compensando usando mais esforço dos seus músculos. O resultado disso é que a tensão e a falta de flexibilidade acaba por diminuir muito a sua velocidade.

Por isso fazer alguns minutos de aquecimento é tão importante: seus músculos estarão relaxados e flexíveis o suficiente para você tocar sem muito esforço, estresse e fadiga. E não leva tanto tempo assim, 10 minutos de aquecimento e você já está pronto para usar os seus músculos na potencia máxima.

 

2. Descanso

Aqui a comparação é simples. Você deve pensar no seu treino como um fisiculturista: o descanso é uma das partes mais importantes para o desenvolvimento muscular. Coloque momentos intermitentes de descanso ao longo do seu treino, por exemplo, toque por 3 minutos, descanse 30 segundos. Repita. Você verá que magicamente estará tocando mais rápido na próxima repetição e por aí vai.

Lembre-se: não é a pratica que leva à perfeição. É a pratica correta que leva à perfeição. De nada adianta tocar durante 3 horas sem parar, se você não deu nenhum tempo para os musculos descansarem.

E não só de ganhos em eficiencia que estamos falando. São de perdas também, muitas vezes irreversíveis, ocasionadas pelo treino sem descansos.

Tente não ultrapassar os seus limites, descansar sempre que possível e manter uma rotina saudável de estudos. Um treino abusivo pode prejudicar muito os seus avanços e até te afastar de vez do instrumento.

 

3. Ajuste seu instrumento para trabalhar por você, não contra você

Uma guitarra bem regulada te ajuda de uma forma que você pode nem imaginar. Se a ação das cordas da sua guitarra está muito alta, você nunca irá tocar com todo o seu potencial. Mesma coisa se o calibre das cordas que você está usando é muito grosso. Mesmo parecendo difícil no começo, você pode aprender a regular sua guitarra sozinho, existem vários tutoriais online sobre isso.

No entanto, se você não tem tanta habilidade, paciência, ou se sua guitarra precisa de cuidados especiais, não exite em levá-la a um luthier. O investimento em levar sua guitarra em um bom profissional é algo que sempre vale a pena.

 

Resumindo...

Mesmo a velocidade sendo muito importante para você atingir determinados objetivos na guitarra, não faça com que isso seja o seu único objetivo. Tocar bem não é só tocar rápido, existe muitas outras coisas tão, ou mais importantes que a velocidade.

E repetindo, pois nunca é demais: não é a pratica que leva à perfeição. É a pratica correta que leva à perfeição. Escrevemos um outro post sobre isso, veja aqui.

 


Comentários

Este post ainda não tem comentários... Que tal ser o primeiro?

Vistos Recentemente

{{item.titulo}}

Não disponível

opções de compra a partir de
Mais Vendido
(()
()
()
()
()
()
()
()

O que nossos clientes estão falando sobre nós:

Em 21 de Maio de 2018

.a

Nicolas Da Mota Leal

Produto: Violão Eletroacústico Folk Stnt Hmf250 Hofma Xlr Canon

Em 19 de Maio de 2018

muito bom! compra realizada, instrumento em mãos, parabéns pelo excelente atendimento! recomendo

Elvio Piovesani de Oliveira

Produto: Shelby by Eagle Soprano Su21m

Em 11 de Maio de 2018

bom som p iniciantes

Simone Meira Rodrigues dos Santos

Produto: Kit Violão Acustico Start N-14 Nt Giannini Capa+palhetas

Em 11 de Maio de 2018

Ótimo violão.

gabriela souza magalhaes

Produto: Violão Infantil Marvel Capitão América Acústico 1/2 Vim C1

Em 09 de Maio de 2018

Muito bom

joao hott

Produto: Ukulele Concert 23-k Tagima Natural Fosco Mahogany

Em 09 de Maio de 2018

Atendeu às expectativas!

Matheus Lage

Produto: Violao Tagima Aço California Natural