Tipos de baquetas

Blog do Music Jungle

Por Equipe Music Jungle em 30 de Dezembro de 2016

Neste post vamos falar sobre baquetas e os seus diferentes tipos. E se você não é um baterista deve estar se perguntando "elas não são todas iguais?" - nós te respondemos: não!

 

As mais comuns, e a que você está vendo aí agora, são as baquetas feitas totalmente de madeira, com ponta mais fina e arredondada. Os outros tipos de baquetas variam desta, tendo desde pequenas mudanças (como mudança no peso, material feito, ponta de plastico) até mudanças mais "drásticas", como veremos a seguir.

 

BAQUETAS TIPO MALLETS 

Baquetas desse tipo se diferenciam por suas pontas feitas de diversos produtos, desde lã e algodão, até madeira e metal. Essas baquetas são usadas para se obter um timbre diferenciado e também para se tocar outros instrumentos como marimbas, xilofones e percussões de orquestras. Claro, são utilizados em baterias tradicionais também de acordo com o efeito desejado.
 

BAQUETAS ACÚSTICAS

São feitas de varetas de madeira e sem ter a ponta arredondada, dando um som mais "leve" ou suave. Além disso, possui normalmente uma borracha ou fita em sua extensão para que o baterista possa ajustar o quão firme as varetas estão na ponta. Não são necessariamente sempre feitas de madeira, podendo ser feitas de nylon e outros materiais também.

 

BAQUETAS VASSOURINHAS

Baquetas mais usadas em Jazz, com suas "cerdas" de metal ela oferece um som um pouco mais leve e diferente das baquetas acústicas (algumas vassourinhas são feitas de nylon para obter um som mais próximo do acústico). Além da maneira tradicional de tocar, essas baquetas permitem um som diferente ao serem "arrastadas" por sobre a percussão. O corpo é feito normalmente de plástico e algumas, como a da foto, possuem um "puxador" para que as cerdas sejam guardadas no corpo.

Esses são os tipos básicos de baquetas usadas nas baterias tradicionais, mas variações destes existem e também existem baquetas específicas para outros instrumentos de percussão, como o "Bachi", que é a baqueta utilizada nos tambores Taiko japoneses, que são de madeira e completamente lisos, variando de tamanho e peso.

É, guitarristas, não é mole ser baterista também! Falando nisso, iremos postar sobre os diferentes pratos e tambores também, então não se preocupem que tem para todos aqui!

 


Comentários

Este post ainda não tem comentários... Que tal ser o primeiro?