Cifra Club

Baixo ativo ou passivo: qual a diferença entre os tipos de captação?

Finalmente, a hora mais esperada pelo baixista aparece: comprar o primeiro instrumento ou adquirir um novo. Junto a isso, surge a grande dúvida entre os fanáticos das quatro cordas: captação ativa ou passiva de baixo? É bem provável que você tenha se deparado com esse dilema na hora de comprar o seu.

Baixo pendurado em estante na parede
A sonoridade de baixo varia de acordo com o tipo de captação escolhida (Foto/Reprodução/Internet)

Assim sendo, preparamos esta lista com as principais diferenças entre os baixos ativos e passivos! Conhecendo um pouco mais sobre essas sutilezas fica mais fácil escolher qual a melhor opção para o seu som.

Não existe melhor ou pior!

A primeira coisa a reconhecer nessa disputa é que não existe melhor ou pior tipo de captação. Além da infinidade de marcas e modelos para você escolher, existe o tipo de captação também. Mas, assim como não existe o melhor modelo, também não existe a melhor captação.

Entre a captação ativa e a captação passiva de baixo há infinitas possibilidades. Cada uma possui seus prós e contras. Por isso, pesquise bem antes de escolher qual dos tipos você vai usar.

Captação ativa

Essa captação é recomendada para quem gosta de um som mais potente, mais “na cara”. Isso acontece porque os baixos ativos têm uma bateria de 9 volts acoplada ao sistema de captação. Isso mesmo, é aquela mesma bateria do carrinho de controle remoto!

Através de um pré-amp, esse sistema amplia ainda mais as frequências do instrumento antes de chegar no amplificador. Esse sistema é ideal para quem curte a técnica de slap, pois o peteleco ganha definições e potências avassaladoras!

O lado complicado disso tudo é que a bateria pode acabar no meio do show. Se isso acontecer, já era! Nessa situação, sempre tenha uma bateria reserva na bag para não correr esse risco.

Captação passiva

Os primeiros baixos elétricos vinham com a captação passiva. Basta lembrar do Höfner 500/1 violino baixo do Paul McCartney para reconhecer o som dessa captação. Esse sistema é mais bem simples do que a captação ativa!

Funciona assim: alguns ímãs captam o som do instrumento que vai direto para o amplificador. Isso faz com que o timbre do baixo fique mais aveludado, mais natural. A vantagem de tudo isso é que o som do baixo não vai sumir durante o show.

Os ruídos e a forte impedância são algumas desvantagens desse sistema. Por possuir ímãs um pouco maiores do que os baixos ativos, a captação passiva tende a produzir alguns sons indesejados.

Híbrido

Unindo o melhor dos mundos, encontramos no mercado contrabaixos com os dois sistemas embutidos. Pensando nas vantagens e desvantagens de cada uma das partes, alguns fabricantes de baixo criaram o sistema ativo-passivo. Mas como isso é possível?

Alguns modelos vem com um knob ou uma chave seletora. Sendo assim, basta você mudar a chave para selecionar qual dos sistemas você deseja utilizar no seu show. Mas lembre-se: tanto as vantagens quanto as desvantagens de ambos os sistemas aparecem juntinhas aqui.

Knobs

Uma das principais diferenças entre o sistema ativo e o passivo é a quantidade de knobs. O baixo ativo tem mais knobs do que o passivo por causa do seu circuito interno e da sua bateria de 9 volts. 

Além disso, há um knob exclusivo para volume nos baixos ativos, o que pode ajudar muito na hora de timbrar seu instrumento. Portanto, fique ligado na quantidade de knobs e sempre tenha em mente qual tipo de música você quer tocar.

Sonoridade

Um bom caminho para escolher qual a melhor captação é saber qual a sonoridade que você deseja alcançar. Dentre a imensidão de gêneros musicais, existem músicas onde o baixo é mais presente e outras não.

Seja em um baixo ativo ou em um baixo passivo, dá pra tocar tudo, mas fique ligado em como seu baixista favorito toca. Observe se ele curte criar uma base sólida para toda a banda ou se ele gosta de tocar solos durante os shows. Esse detalhe faz toda a diferença na hora de escolher qual a melhor captação para o seu tipo de som.

Qual circuito? Qual sistema?

Entre circuitos e knobs, a captação pode ampliar ainda mais o seu som! Por isso, fique atento para não dar mancada na hora de comprar seu baixo.

Agora que você entendeu tudo sobre captação ativa e passiva de baixo, que tal ampliar seu conhecimentos acerca do instrumento? Para isso, acesse o Cifra Club Academy!

Na nossa plataforma de ensino, você encontra as orientações perfeitas para se tornar um grande músico. Então, vamos nessa?!

Foto de Pablo Sathler

Pablo Sathler

Contrabaixista com mestrado em Nietzsche. Professor, ouvinte universal e leitor contumaz. Escreve mensalmente na coluna Escambo Sonoro para o Immub e atua como revisor no GESEL da UFRJ.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK