Transistorizado Vs Valvulado: Qual o melhor amplificador para você

Blog do Music Jungle

Por Equipe Music Jungle em 08 de Novembro de 2017

Escolher um amplificador pode ser muito difícil, logo no início da sua jornada você irá se deparar com diversas marcas que possuem diversos produtos diferente. Depois que você escolher alguma do seu gosto, você se encontrará com o maior questionamento de todos, transistorizado ou valvulado, dependendo da sua escolha você pode comprar um equipamento que não está muito de acordo com os seus gostos musicais.

Se você é um iniciante no mundo da música, deve estar se perguntando; Mas então, quais são as diferenças entre amplificadores transistorizados e valvulados?

Não tenha medo meu jovem Padawan, nós estamos aqui para ajudá-lo. Escolher um amplificador pode ser uma experiência muito divertida, mas se você não entender todas essas grandes diferenças, essa maravilhosa compra pode se transformar em um pesadelo.

Vamos então analisar os diferentes tipos de amplificadores, só assim você poderá escolher de forma correta entre tantos modelos

Amplificador Valvulado

Amplificadores valvulados, como são chamados popularmente, utilizam-se de tubos (válvulas) de vácuo para amplificar o sinal da sua guitarra. Quando você aumentar o volume do seu amplificador, esses tubos ficam saturados, criando assim uma distorção natural.

Os amplificadores de válvulas têm esse som analógico cobiçado por muitos e suas válvulas conseguem aguentar por várias horas ligadas. Além de serem mais fáceis de se consertar, o que muitas vezes acontece é uma dessas válvulas quebrar, e na maioria das vezes é só trocar a válvula que tudo está correto novamente.

É claro que existem os lados negativos de se ter esse tipo de equipamento, os amplificadores valvulados tem a fama de consumirem muito mais energia que os outros tipos. Isso acontece porque todas as válvulas precisam de muito energia para conseguir emitir seu som da forma ideal.

Eles ainda precisam de um tempo para “aquecer” depois que ligados, eles irão funcionar se você tocar logo que o amplificador for ligado, mas é nítida a mudança de som depois que o amp aquecer completamente. Esse tipo de cubo é feito para ser utilizado durante várias horas sem ser desligados, ideal para grandes apresentações.

Os amplificadores valvulados também possuem uma característica que deve ser levada em consideração, por ele se compor de um equipamento mais sensível, é muito comum que suas válvulas quebrem ou parem de funcionar com o tempo. Trocar uma válvula pode não ser uma das tarefas mais complicadas do mundo, mas pagar uma é, então se você toca na noite ou vive levando seu amplificador para fora de casa, considere comprar um amplificador mais resistente, como os transistorizados.

Se você gosta de um timbre mais analógico, que emula muito os sons antigos, quer tocar durante várias horas e ter facilidade quando o seu amplificador precisar de alguns pequenos reparos, o valvulado é o equipamento ideal para você.

Amplificador Transistorizado

Os amplificadores transistorizados não usam válvulas, ao invés disso eles utilizam-se de uma combinação de transistores para obter seu som. Esse tipo de amplificador não aquecem muito.

Assim como o valvulado, o amplificador transistorizado também possui uma distorção quando o seu volume é aumentado, entretanto, a distorção desse cubo é bem mais leve que a do seu “concorrente” e, ela também é feita de uma forma não orgânica.

Os transistorizados são mais baratos que os valvulados, isso acontece pois em sua composição não existem válvulas, o que facilita muito na hora de produzi-los em massa. Mas ser produzido em uma alta escala está longe de ser um demérito para essa categoria de amplificadores.

Esse tipo de amplificador também opera com menos energia que o valvulado, ele ainda esquenta menos que os outros da categoria. Assim que você liga esse aparelho, já pode tocar com a sua máxima capacidade. Os transistorizados são bem mais leves que os outros amplificador, tornando-os ideal para quem viaja muito.

Em contrapartida, os transistorizados produzem um som muito menos robusto que os valvulados. Em alguns casos o som dessa categoria de amplificadores pode “gastar” com o tempo, emitindo assim um som mais agudo do que o seu normal.

Eles são muito mais difíceis de serem arrumados do que o valvulado já que sua aparelhagem é muito mais detalhada, para aqueles que gostam de consertar seu próprio equipamento esse não é o amplificador ideal.

Nessa luta, não existe ganhador! Como acontece na maioria dos equipamentos de música, o instrumentista deve escolher o que lhe é mais interessante. Existem diversos amplificadores, transistorizados ou valvulados, que são muito bons, cabe a você decidir quais são os critérios que tem maior peso na sua escolha. Mas lembre-se, nós do Music Jungle estamos sempre aqui para auxiliá-lo em qualquer tipo de compra.


Comentários

Este post ainda não tem comentários... Que tal ser o primeiro?

Vistos Recentemente

{{item.titulo}}

Não disponível

opções de compra a partir de
Mais Vendido
(()
()
()
()
()
()
()
()

O que nossos clientes estão falando sobre nós:

Em 30 de Abril de 2018

Serviço profissional, funcionários solícitos, e com know how e experiência!!! Nota 1000!!!

Gil Tandeta Gregorio

Produto: ESP Eclipse II Japan

Em 2 de Maio de 2018

Produto novo e bom. Ótimo SAC, sempre disponíveis para esclarecer minhas dúvidas. Parabéns! Indico muito!

Ana Beatriz Gomes Bezerra

Produto: Ukulele Shelby Su 23 M Concert

Em 02 de Maio de 2018

Ótimo produto, e além do mais foi entregue antes do prazo. Satisfeito com a compra!

Lucas Gamesh

Produto: Violão Eletroacústico Flat Cutaway Nylon Nf-14 Preto Giannin

Em 4 de Maio de 2018

Paulo Tonon

Produto: Pedal Electro Harmonix Pitch Fork Com Nota Fiscal**

Em 8 de Maio de 2018

Produto foi entregue bem embalado e de acordo com as especificações. A entrega ocorreu 10 dias antes do prazo determinado. Super recomendo.

Produto: Violão Giannini Flat Eletroacústico Nf14 Bk Nylon C Afinador

Em 19 de Maio de 2018

muito bom! compra realizada, instrumento em mãos, parabéns pelo excelente atendimento! recomendo

Produto: Shelby by Eagle Soprano Su21m

Inscreva-se em nossa newsletter

para receber dicas, aulas e descontos exclusivos!